Crescimento de acesso a jogos mobile revela tendência de comportamento do gamer brasileiro
*por
Rodrigo
Russano Dias
Você sabia que o Brasil é o quinto país do mundo com
maior número de smartphones? O dado, de um report de 2021 da
NewZoo, fonte de insights e análises do mercado de jogos, também explica o fato
de 77% dos brasileiros
adultos jogarem games mobile, segundo um compilado de informações
da AdColony em conjunto com a Nielsen. É nítido o crescimento da modalidade
de jogos no país, também impulsionado pela pandemia, mas não apenas por esse
fator.
A mecânica
de novos jogos também influencia no aumento deste setor, sendo
os jogos da categoria Hyper
Casual, por exemplo, a porta de entrada para a maioria dos
jogadores. Tratam-se de games simples, que instigam o usuário a querer chegar até o final,
passando de níveis rapidamente e de maneira cada vez mais imersiva. Dessa
forma, o jogador passa a
entrar mais fundo no universo de games digitais, acompanhando
esports, streamers da área e ainda refinando
seus gostos para títulos.
Nesta linha, os games que fizeram sucesso no último ano
são os famosos Free Fire, Roblox ou Coin Master. Os títulos ocupam as primeiras posições
no ranking dos 10 jogos mais baixados no país, em sistemas
Android e iOS, segundo levantamentos do Sensor Tower. Inclusive, Free Fire ultrapassou a marca de 20
milhões de downloads no Brasil apenas em 2021, somando os dois
sistemas operacionais.
O perfil
dos jogadores também tem se tornado mais plural. Atualmente, 52% dos gamers brasileiros são mulheres,
segundo a AdColony e Nielsen. O balanço ainda mostra que a maioria dos
jogadores não são os mais novos, mas os com idades entre 30 e 49 anos, representando 44% do público jogador.
No que diz respeito aos jogos mobile e seu crescimento no país, a análise
revela que 38% dessas
pessoas jogam no celular 10 horas por semana em média, sendo que 31% dividem o
tempo entre dois títulos.
O destaque desse mercado no Brasil e no
mundo é incontestável, sendo de grande importância investimentos neste sentido.
A Nimo TV,
por exemplo, já nasceu no país com DNA
mobile, apesar de estarmos também acompanhando o aumento de
acessos via PC. Mas o mobile tornou-se a
plataforma mais acessível de games, a qual não exige padrões
mais sofisticados e que democratiza partidas online.
Hoje, nossa intenção como plataforma de streaming focada em
games, é
atender às necessidades do nosso público, oferecendo novas
funções, nomes de peso no nosso time de streamers, mas, principalmente, continuar sendo receptiva com todos
e dando espaço para que os jogadores se sintam em casa.
*Rodrigo Russano Dias é Head de PR e Social Media na Nimo TV
Brasil.
Sobre a Nimo TV
A Nimo TV é
uma plataforma de streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos,
conteúdos criativos e esports. Criada pela Huya, um dos maiores
serviços de streaming de jogos da China, a Nimo TV chegou ao Brasil
com o propósito de oferecer conteúdo de qualidade e divertir quem quer
transmitir partidas ou assistir seus canais favoritos. Em 2018,
a Huya passou a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE),
após receber investimento de US$ 460 milhões da Tencent. Dentre os
principais recursos da Nimo TV, estão o "Ultra HD
Broadcasting", "Video Second Open", "Full
Link Monitoring" e "Mobile Streaming", que permite a
transmissão de sessões de gameplay ao vivo diretamente do aparelho mobile para
o aplicativo do serviço.
Site: https://www.nimo.tv/
Instagram: https://www.instagram.com/nimotv_brasil/
Twitter: https://twitter.com/NimoTV_Brasil
Discord: https://discordapp.com/invite/HndjeB5
Blog: http://nimotv.blog/
Nenhum comentário