Da pandemia, surge o jovem empreendedor
por Sacha Lazimi, cofundador e CEO, Yubo
Sete anos atrás, minha empresa Yubo não
existia. Era apenas uma ideia na cabeça de três alunos em Paris: eu, Jérémie
Aouate e Arthur Patora. Agora, nosso aplicativo de vídeo social tem mais de 50
milhões de usuários em todo o mundo, incluindo 2,2 milhões no Brasil. Sessenta
e sete colaboradores trabalham em nossos escritórios na França, no Reino Unido
e nos Estados Unidos e, em 2020, concluímos uma rodada de financiamento da
Série C de 270 milhões de reais.
Nunca planejei ser empresário (estudei
matemática na universidade). Eu simplesmente queria melhorar a maneira como as
pessoas se socializavam online. Tínhamos a visão de uma plataforma de mídia
social que capacitaria os jovens a descobrir e criar amizades no mundo digital
da mesma forma que fariam na vida real. O que começou como um aplicativo
simples para fazer amigos no Snapchat tornou-se o Yubo de hoje.
Estou extremamente orgulhoso de que
nossa visão agora é uma realidade para milhões de jovens em todo o mundo. O
Yubo os conecta de uma forma autêntica - sem a pressão de seguidores e gostos -
e fornece uma comunidade positiva e acolhedora. Durante a pandemia do novo
coronavírus, nosso aplicativo foi uma corda de salvação para muitos jovens que
estavam presos em casa devido à quarentena. Houve um aumento de 550% no tempo
gasto em transmissões ao vivo no Yubo em 2020, pois nossos usuários buscaram
conexão com outras pessoas em tempos incertos.
Sonhos de quarentena
Embora o período da pandemia tenha sido
difícil para todos, deu às pessoas tempo para olhar para suas vidas e refletir
sobre o que é importante. Para muitos jovens que tiveram seus estudos
interrompidos e que enfrentam um mercado de trabalho desafiador, o futuro
parece muito diferente. No Brasil, o impacto econômico da pandemia foi
devastador, com muitas pessoas perdendo seus empregos ou tendo suas horas de
trabalho e salários reduzidos.
Mas o estresse dos últimos 18 meses
parece ter dado aos jovens uma fome de sucesso e, para muitos, isso significa
abandonar o horário de oito às cinco e abrir seu próprio negócio. Recentemente,
perguntamos aos membros da comunidade Yubo no Brasil sobre suas opiniões sobre
empreendedorismo - 1.500 usuários com idades entre 13 e 25 anos participaram da
enquete.
Metade dos entrevistados em nossa
pesquisa disseram que planejam abrir seu próprio negócio em um futuro próximo e
60% deles disseram que foi a pandemia que os motivou a fazer isso. Isso se
encaixa com relatos da mídia de que a covid-19 desencadeou um aumento no início
de negócios nas principais economias e que a “Geração Labuta” foi criativa
durante a pandemia.
De acordo com a nossa pesquisa, os
motivos mais populares para abrir um negócio foram: 1) ganhar mais dinheiro; 2)
ter independência financeira (68%); 3) mudar de vida (38%); 4) ter um melhor
equilíbrio no trabalho; 5) vida pessoal (32%); e 6) ter mais autonomia para
tomar decisões (25%).
Os setores mais atraentes para jovens
empreendedores no Brasil são: 1) marketing e comunicação (21%); 2) roupas e
artesanatos (20%); e 3) tecnologia (16%). Em relação às referências
profissionais, os entrevistados mencionaram Anitta (21%), Silvio Santos do SBT
(13 %) e Cristina Junqueira, cofundadora da Nubank (8%).
Claro, alguns dos jovens com quem
falamos não estavam interessados em abrir o seu próprio negócio porque não
sabem por onde começar (55%), não têm uma ideia inovadora (34%) ou sentem que é
muito complicado (24%).
Embora mais de 60% dos entrevistados não
pensem que a economia brasileira seja favorável ao empreendedorismo, muitos
brasileiros já trabalham por conta própria. Segundo Luisa Bonin, cofundadora da
empresa social Tamo Junto, existem mais de 50 milhões de empreendedores no
Brasil, muitos deles microempreendedores (por exemplo, donos de salões e
vendedores ambulantes). Enquanto nos recuperamos da pandemia, startups de todos
os tamanhos desempenham um papel vital no incentivo à economia nacional e
global.
Empreendedores empáticos
Tendo criado e crescido uma empresa do
zero, posso entender por que parece assustador para os jovens. Meu conselho
para potenciais empreendedores?
- Identifique um problema do
mundo real (de preferência, algo que seja importante para você
pessoalmente) e encontre uma maneira de resolvê-lo. Foi assim que surgiu o
Yubo.
- Conheça o seu público (suas
necessidades, desejos, esperanças e medos) e consulte-o regularmente. Seu
feedback é vital.
- Não perca de vista seus
próprios valores. Investimos muito para tornar o aplicativo Yubo o mais
seguro possível para nossos usuários, por exemplo.
Todos os dias, vejo jovens da comunidade
Yubo compartilhando suas habilidades artísticas, discutindo as mudanças
climáticas e outras questões globais e construindo conexões autênticas. Não
tenho dúvidas de que a próxima geração de empreendedores será apaixonada,
empática e dedicada aos seus negócios. Graças à internet e às redes sociais,
eles têm potencial para atingir milhões de pessoas em todo o mundo com apenas
uma ideia.
Como alunos, Jérémie, Arthur e eu tivemos a sorte de receber o apoio de que precisávamos para seguir nossa visão para Yubo. Apenas alguns anos depois, nossas receitas anuais atingiram 96 milhões de reais e pretendemos aumentar nosso faturamento de 2021 em quase 50% em comparação com 2020. Somos a prova viva de que se você tem uma ideia forte e está empenhado em fazer acontecer, você pode ter sucesso. Depois de 18 meses difíceis para os jovens no Brasil, espero que você se junte a mim para incentivá-los a seguir seus sonhos e criar a próxima grande startup.
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