Empresários de franquias encontram no setor de estética mercado em expansão
Pujança
do setor: Apenas uma franquia de estética fundada em Santa Catarina cresceu
mais de 100% em 2021 e tem meta de abrir mais de 90 clínicas no próximo ano
Devido aos cuidados
e preocupações dos brasileiros com saúde, autoestima e bem-estar, o ramo da estética
ganha cada vez mais espaço no mercado nacional. Quase dois anos após o início
da pandemia de Covid-19, tanto as mulheres quanto os homens estão retomando a
procura por serviços, e com a retomada das atividades presenciais o cuidado com
o corpo está na lista de prioridades.
Segundo a
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
(ABIHPEC), o Brasil é o terceiro maior mercado em estética do mundo, atrás
apenas dos Estados Unidos e China. De 2014 a 2018, de acordo com a associação,
o setor cresceu 567% no país.
Os dados também
indicam que o mercado de franquias já começou a se recuperar após o período
mais grave da pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o
faturamento do setor no 3º trimestre de 2021 atingiu R$ 47,3 bilhões e superou
o desempenho do mesmo período de 2019 (R$ 47,2 bi), ante o baixo resultado de
R$ 43,9 bilhões em 2020.
Nos últimos 12
meses, o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% da receita
em relação ao ano passado, avançando de R$ 168,1 bilhões para R$ 182,3 bilhões.
Já entre os meses de julho a setembro deste ano, o segmento de saúde, beleza e
bem-estar apresentou o terceiro maior resultado do franchising, com alta de
9,1%, - atrás apenas de turismo e hotelaria; e casa e construção.
A rede de clínicas
de estética Virtuosa é um exemplo de quão promissor é esse mercado: a empresa
está encerrando 2021 com crescimento de 110% no número de unidades abertas. A
105ª clínica da rede foi inaugurada no último dia 7 de dezembro, em Frederico Westphalen
(RS), sendo
que no início do ano eram 50 franquias abertas.
Com metas ousadas para os
próximos anos, a Virtuosa pretende investir R$ 58 milhões e ultrapassar a marca
das 200 franquias em todo o país em 2020. A empresa catarinense foi criada pela
empreendedora Mary Iaczinski, que há 12 anos iniciou no ramo atendendo a
domicílio na cidade de Joinville (SC), sem nenhuma clínica aberta.
O ritmo de expansão da
companhia começou a se acelerar a partir de 2016, quando a Virtuosa aderiu ao
modelo de franquias. As primeiras unidades parceiras foram implantadas nas
regiões Sul e Sudeste.
De 2019 pra cá, o
faturamento da empresa chegou a R$ 189 milhões. Atualmente, 2480 pessoas estão
empregadas diretamente e 500 indiretamente. O incremento de mão de obra em 2022
prevê a contratação de 1640 postos de trabalho diretos e 350 indiretos.
Além das mais de 100
unidades abertas, 84 contratos para o modelo de franquias já estão assinados
para abertura de novas clínicas no ano que vem. A empresa possui mais de 40
prêmios e reconhecimentos de marca.
Além de possuir experiência e excelência na área, a Virtuosa possui protocolos exclusivos de tratamento, que abrangem todos os pilares da estética. A empresa já disponibiliza mais de 100 protocolos de tratamento que priorizam a beleza, a saúde e o bem-estar das mulheres por meio da estética.
Nenhum comentário