Ensino de inglês nas empresas é o novo aliado para desenvolvimento de habilidades
Técnicas de
negociação e de apresentação, por exemplo, passam a compor a capacitação dos
executivos em diferentes idiomas
O domínio do
inglês como segundo idioma tornou-se um aliado no desenvolvimento de
habilidades das equipes em empresas como BASF, Bombardier, Ci&T, Venturus e Wenger,
entre outras. Afinal, com o aumento das interações online, os gestores de
Recursos Humanos (RH) identificaram a demanda por novas habilidades em inglês,
como técnicas de negociação, vendas, apresentação e gestão comercial. “Falar em
público é um dos medos mais comuns. Imagine falar em público em inglês?”,
compara André Genovese, CEO do Michigan Language Education Hub.
Nesse
contexto, o RH precisa ter clareza do momento que a empresa está vivenciando e
do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos colaboradores para definir a
melhor estratégia para capacitá-los em inglês. É nesse ponto em que o grupo
Michigan Idiomas trabalha de forma consultiva junto ao RH para rever a política
de idiomas, desenhar experiências customizadas de aprendizagem, definir grupos
prioritários, KPIs e métricas de acompanhamento. Tudo isso para garantir que o
budget de idiomas seja usado de maneira eficiente, sem desperdícios e com
resultados concretos.
“A empresa tem
demandas muito específicas. Por isso, o curso de inglês deve ser customizado
para atender os desafios de cada time, ao mesmo tempo em que ele funciona como
um recurso do RH para treinar e desenvolver o colaborador”, explica Genovese.
De acordo com ele, ao falar inglês, o nervosismo pode tomar conta do
profissional, ao ser contestado ou questionado, dificultando a argumentação e,
consequentemente, a produtividade no trabalho.
Na Wenger
Brasil, líder mundial na fabricação de extrusores e secadores de alimentos,
além de outros equipamentos para preparação de rações, a demanda pelo inglês
foi fortalecida pelo Enterprise
Resource Planning ou sistema de gestão integrado (ERP), que exigiu
mais interação entre as unidades da empresa e a matriz, nos Estados Unidos.
Segundo Aline Mendonça, coordenadora de RH, mais de 30 colaboradores, o que
representa cerca de 50% dos colaboradores do Brasil, estão se capacitando no
inglês e no desenvolvimento de habilidades com os cursos oferecidos pelo
Michigan Idiomas.
No Venturus
Inovação & Tecnologia, inglês e o espanhol são oferecidos aos
colaboradores, agregando novas habilidades no ensino dos dois idiomas. “Quando
houve o momento da concretização da parceria, a prontidão, agilidade e
eficiência no relacionamento do Michigan conosco foram essenciais para que o
timing da demanda fosse atendido e o programa desenhado na medida para o que
precisávamos. Os alunos foram acolhidos de uma forma impressionante”, recorda
Isabella Costa, assistente de treinamento. Para 2022, a expectativa é de que 90
colaboradores participem dos cursos de inglês.
Já a
multinacional BASF soma mais de 75 profissionais em desenvolvimento e formação
no idioma inglês, por intermédio da parceria com o grupo Michigan. Renato
Rocha, diretor comercial na divisão de tintas decorativas, observa que o plano
de ensino do idioma foi elaborado para ampliar as oportunidades dos
profissionais na empresa. “Por intermédio do RH e do Michigan, acompanhamos a
performance dos colaboradores. As imersões presenciais e as mentorias aceleram
a fluência no inglês, favorecendo o desenvolvimento individual”, resume Rocha.
“Percebemos
que o domínio do inglês abre portas para o ingresso nas empresas como também
para o crescimento profissional, principalmente quando o ensino agrega o
desenvolvimento de novas habilidades do ambiente corporativo”, conclui Marcelo
Bacic, head do BES (Business English Solutions do Michigan). O estudo feito
pela consultoria Hays, na Análise de Tendências & Salários do Brasil,
endossa essa conclusão: inglês é a língua mais requisitada na comunicação
interna das empresas, de acordo com 91% dos entrevistados, seguida do espanhol
(42%).
Sobre
o Michigan Idiomas
Fundado há 45
anos, o grupo educacional Michigan Idiomas possui mais de dois mil alunos
ativos, em sete unidades na região metropolitana de Campinas e em sua
plataforma online (Smart Michigan). Posicionado como o primeiro HUB Educacional
em Idiomas do Brasil, com um portfólio completo de soluções e
serviços de excelência em idiomas, atende empresas, colégios e família. Uma
trajetória de sucesso pautada no compromisso com a educação de qualidade,
movida pela busca constante por inovação e melhores soluções de ensino. O
Michigan ainda é credenciado pelas maiores e melhores consultorias de gestão de
idiomas do país, com cases de sucesso em programas de treinamentos customizados
de idiomas para empresas como Basf, CI&T, Vale, Bombardier, Wenger, Kemin,
CHR Hansen, Perfetti Van Melle, Kleffmann, entre outras.
Nenhum comentário