Fábrica de Aduelas da Linha 6-Laranja inicia atividades com 70% de mulheres na força de trabalho
Unidade vai produzir mais de 60 mil aduelas
para os túneis subterrâneos da futura Linha Laranja
Força de trabalho feminina na Fábrica de Aduelas/Divulgação Linha Uni
São Paulo, dezembro de 2021 - A Concessionária Linha Universidade e a
ACCIONA retomam nesta terça-feira, 14, as operações da Fábrica de Aduelas, que
produz os segmentos de concreto pré-moldado utilizados para a sustentação dos
túneis subterrâneos da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo. A grande presença
feminina na força de trabalho e na liderança da fábrica é um dos diferenciais,
já que cerca de 70% da equipe será formada por mulheres.
"Eu já tinha passado pela fábrica
de aduelas parada, e fico feliz de ver as operações dela sendo retomadas agora,
fabricando um insumo fundamental para fazer aquilo que, talvez seja o mais
importante em um grande centro urbano, que é melhorar a mobilidade das pessoas.
Quando a Linha 6-Laranja estiver pronta, nós sabemos quantas horas vamos
economizar por dia no transporte público", disse Rodrigo Garcia,
Vice-Governador de São Paulo.
"O compromisso da Secretaria dos
Transportes Metropolitanos, com total subsídio do Governo de São Paulo, de que
não haveria obras paradas nessa gestão, permitiu que hoje fosse anunciado mais
uma etapa fundamental do andamento das obras da Linha 6-Laranja. Além do avanço
para garantir transporte de qualidade para a população da cidade, também
estamos abrindo espaço para mais empregos, principalmente, para as mulheres,
que sabemos, são essenciais na rotina financeira de muitas casas",
destacou Paulo Galli, secretário dos Transportes Metropolitanos.
Com o recomeço das atividades, serão
fabricadas as mais de 60 mil aduelas que serão utilizadas até o final da
construção da linha, com previsão de ser inaugurada integralmente em 2025. As
aduelas são fundamentais para o início da operação das duas tuneladoras
(tatuzões), uma ainda este mês, que irão perfurar solo e rocha,
respectivamente, nos sentidos sul e norte da linha.
A fábrica, que contará com mais de 120
colaboradores, terá grande parte da força de trabalho formada por mulheres.
Parte delas ainda não possuía experiência no setor ou em suas funções. Elas
foram selecionadas pelo programa “Mulheres da Construção” da ACCIONA, que além
de contratar, também oferece capacitação profissional certificada em parceria
com o Senai e a Escola da Movimentação. Alguns dos postos de trabalho já
ocupados por mulheres na linha de produção da Fábrica de Aduelas são:
Auxiliares de Produção, Ponte Rolante, Movimentação de Carga, Ajudantes de
Pedreiras, além de funções de liderança, como Responsável de Produção,
Engenheiras ou Técnicas.
“Com o programa Mulheres da Construção,
ratificamos nosso compromisso com a diversidade, a inclusão de gênero e a
transformação do cenário de nosso segmento, onde usualmente não se encontram muitas
mulheres na linha de frente”, diz André De Angelo, diretor País da ACCIONA,
empresa responsável pela construção e principal acionista da Linha Uni.
Ao todo, a Linha 6-Laranja já conta com
mais de 5 mil trabalhadores, diretos e indiretos, em 19 frentes de trabalho
simultâneas. Ao longo de toda a obra, serão gerados mais de 9 mil
empregos.
Fábrica e processo produtivo
A fábrica está localizada
estrategicamente em uma pedreira em Perus (SP), com uma área de 40 mil metros
quadrados, próxima a importantes rodovias, como o Rodoanel, Rodovia dos
Bandeirantes e a Marginal Tietê.
Nove aduelas compõem um anel a ser
instalado nos túneis. A capacidade de produção é de 15 anéis completos por dia,
que equivalem a 27 metros de extensão. Cada anel tem diâmetro externo de 10,2
metros, largura de 1,8 metro e peso de 58 toneladas. Até o final das obras,
serão produzidas mais de 60 mil aduelas, consumindo 145 mil metros cúbicos de
concreto, 58 mil toneladas de cimento e mais de 9 mil toneladas de aço.
A linha de produção de um anel de
concreto é composta por diferentes etapas, desde a limpeza das formas até o
estoque. Depois de estocados por 28 dias - tempo ideal para garantir a cura do
concreto - os segmentos podem ser movidos e colocados na frente da tuneladora,
que os posiciona à medida em que cava os 15,3 quilômetros da nova linha de
metrô.
Já foi realizado o primeiro transporte
de aduelas para os canteiros de obras. A primeira tuneladora - que seguirá no
sentido sul - começará a operar ainda este mês e percorrerá o trecho entre as
estações Santa Marina e São Joaquim. A partir do poço central, o equipamento
perfurará dez quilômetros, abrangendo dez estações, com escavações em solo.
Outra etapa das obras prevê a instalação
da segunda tuneladora para a escavação em rocha de 5,3 quilômetros no sentido
norte – até a futura estação Brasilândia.
Sobre a Linha Universidade ou Linha
6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a
Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na
zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a
apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e
meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
Maior obra de infraestrutura em execução
atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada
(PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha
Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo
ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6
será operada pela Linha Uni por 19 anos.
Sobre a ACCIONA
A ACCIONA é uma empresa global, líder no
fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada. Seus
serviços abrangem energia renovável, tratamento e gestão de água, transporte
ecoeficiente e sistemas de mobilidade, infraestruturas resilientes, entre
outros. A empresa, que está presente em mais de 60 países, é neutra em carbono
desde 2016. Em 2020, a ACCIONA registrou faturamento de € 6,4 bilhões.
Mais informações: www.acciona.com.br / Instagram/Facebook/LinkedIn: @acciona
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