Inflação faz consumo de commodities cair no Brasil
Estudo da Kantar aponta que população está optando mais por
produtos práticos e indulgentes, como chocolate
Ao olhar os gastos do brasileiro com a cesta básica, é possível
notar que o consumo de commodities (especialmente açúcar, café torrado e óleo
de soja) caiu 2% em unidades entre janeiro e setembro deste ano em comparação
com o mesmo período de 2020. A principal razão para isso está no aumento de 25%
no preço dos itens.
A mais recente edição do Consumer Insights – relatório produzido
pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que contou com a
participação de 11.300 lares de todo o Brasil – ainda aponta que a queda está
ligada à aquisição de artigos práticos e de indulgência. Prova disso é que
itens de mercearia doce (a exemplo de chocolates e biscoitos) cresceram 9,6% em
unidades, e de mercearia salgada (como salgadinhos, molhos e massa instantânea)
apresentaram alta de 1,6%.
O consumo varia de acordo com o perfil de cada classe. Por
exemplo, os que buscam conveniência têm entre 25 e 34 anos e pertencem às
classes D e E. Já a busca pelo sabor e prazer é feita principalmente por
maiores de 45 anos e da classe C.
Independentemente das escolhas, os bens de consumo massivo (FMCG)
apresentaram alta no preço médio. A Kantar dividiu os itens em dois segmentos:
os básicos tiveram crescimento de 17% no valor e os indulgentes de 9%. No
decorrer de um ano, o energético (+8,1 pontos de penetração), a batata
congelada (+6,6 pp), os empanados (+6,6 pp) e o chocolate (+6,1 p.p.) foram os
produtos que mais ganharam novos lares compradores.
Quando a categoria é bebida, refrigerante é a que mais se destacou
durante o terceiro trimestre de 2021. O produto, consumido pelos brasileiros
principalmente aos fins de semana e no jantar, apresentou alta em todas as classes
sociais: A e B (+9,2 pp), C (+6,7 pp) e D e E (+4,9 pp).
É válido destacar que o consumo em curto prazo está sendo retomado
em todas as regiões brasileiras, com alta de 2% em unidades no total Brasil
entre o terceiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021. A Grande Rio foi
a principal, com crescimento de 6%. Já a Grande São Paulo, no entanto, aparece
no fim da fila, com queda de 2,1%.
Sobre a
Kantar
A Kantar é líder global em dados,
insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa
que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham,
escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com
tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e
inspirar crescimento.
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