Invenções do ensino superior público brasileiro ajudam a construir o futuro, diz presidente
Valdomiro Soares, presidente do Grupo Marpa
analisa ranking de patentes de 2020, onde a Universidade Federal de Campina
Grande, na Paraíba, se consagrou como a maior inventora do país, superando até
mesmo empresas estatais
O ranking de registros
de patente por invenção do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
de 2020 aponta que uma única universidade foi a responsável
pelo maior número de depósitos de invenção no órgão ligado ao Ministério da
Ciência, Tecnologia e Inovações, sendo a maior inventora do Brasil. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba,
registrou mais patentes do que outras instituições de ensino superior e,
inclusive, estatais, como a Petrobras, que ficou em segundo lugar, com 79
pedidos de registro. Ao todo, a UFCG conta com cerca de 400 registros de
patentes.
O presidente do Grupo
Marpa - Marcas, Patentes, Inovações e Gestão Tributária, Valdomiro Soares, diz
que esta é uma clara amostra de como o ensino público brasileiro precisa ser
mais valorizado e como as invenções registradas podem ajudar no futuro do país.
“Este é um movimento
certeiro de como as instituições públicas do Brasil estão contribuindo para a
nossa evolução. Destaco aqui o tratamento de queimaduras com pele de tilápia
até criações mais tecnológicas que podem ser úteis para os brasileiros. São,
sem dúvida, soluções que ajudarão a construir o futuro do país”,
afirma.
Valdomiro ressalta ainda que um dos principais benefícios destes registros de patente, além do reconhecimento do incansável trabalho das universidades públicas, são os royalties que poderão ajudar nos custos dos laboratórios. “Estamos falando, aqui, de inovações importantíssimas para o Brasil e que terão um imensurável retorno, que precisam ficar registradas, principalmente para os possíveis plágios que possam ocorrer. Ou até mesmo o uso indevido sem os royalties a serem pagos, pois trata-se também do futuro da ciência, que vem sendo trabalhado com afinco pelo ensino público brasileiro”, diz.
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