Linha 6-Laranja inicia a perfuração do túnel sentido sul
Tuneladora começa a escavar do VSE Tietê para a
estação São Joaquim
Governador à esquerda, Andre De Angelo - diretor País da ACCIONA no Brasil, ao centro - e Secretário Paulo Galli à direita/Divulgação Linha Uni e ACCIONA |
São Paulo, 16 de dezembro de 2021 – Mais um importante passo foi dado no
avanço das obras da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo. A primeira tuneladora
ou TBM, popularmente conhecida como tatuzão, começou hoje a escavação do túnel
em direção sul. O equipamento fará a perfuração do solo e deve percorrer cerca
de dez quilômetros nos próximos meses, contemplando dez estações, entre Santa
Marina e São Joaquim, partindo do VSE (poço de ventilação e saída de
emergência) Tietê, até o VSE Felício dos Santos.
“Essa obra foi um desafio. Quando
assumimos o Governo, tínhamos 30 grandes obras paradas no estado. Encontramos
uma solução jurídica e o resultado está aqui. Quando se quer, resumimos todas
as dificuldades a uma expressão: vamos fazer!”, destacou o Governador de São
Paulo, João Doria. “As obras estão dentro do prazo estimado e o tatuzão acelera
muito esse processo. Essa obra vai reduzir de 1h30 para 23 minutos o tempo de
percurso. Veja a diferença na qualidade de vida”, completou.
“O início da operação do tatuzão é um
momento emblemático nas obras da Linha 6-Laranja, considerado o maior
empreendimento em infraestrutura na América Latina. Esse dia não seria possível
se não fosse o compromisso da STM e do Governo do Estado de São Paulo de não
ter obras paradas nessa gestão, de gerar mais empregos e um transporte de
qualidade para a população de São Paulo”, afirma Paulo Galli, secretário dos
Transportes Metropolitanos.
Hoje também foi realizado o batismo do
equipamento com um nome feminino, seguindo a tradição do segmento de túneis. O
nome escolhido, Maria Leopoldina, foi sugerido pelo Governador do Estado de São
Paulo, João Doria, em homenagem à Imperatriz Leopoldina, esposa de Dom Pedro I
e figura histórica conhecida por ter sido grande influenciadora das negociações
que levaram à independência do Brasil, que neste ano celebrou seu bicentenário.
“As obras estão avançando de forma
acelerada para que esse importante ramal metroferroviário seja entregue
integralmente dentro do cronograma”, diz Nelson Bossolan, CEO da Linha
Universidade, responsável pela operação do ramal por 19 anos assim que as obras
forem entregues em 2025.
Pesando 2 mil toneladas, cada tatuzão
(TBM) possui diâmetro de 10,61 metros e extensão de 109 metros. Sua capacidade
de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia.
Para a sua operação são necessárias
aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho. A máquina
possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do
material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Além dos trabalhadores que atuam nos
tatuzões, também há equipes responsáveis pelo monitoramento do terreno e dos
parâmetros dos dois TBMs que irão trabalhar 365 dias por ano, 24 horas por dia.
A tuneladora que fará a escavação no
sentido inverso (norte) deve começar o processo ainda no primeiro semestre de
2022 e percorrerá 5,3 quilômetros em rocha.
Atualmente, a Linha 6-Laranja já conta
com mais de 450 metros de túnel construídos pelo método NATM - o “Novo Método
Austríaco de Túneis” - técnica de construção de túneis sem a utilização de uma
tuneladora.
As obras, realizadas pelo braço de
construção da ACCIONA, líder global em infraestruturas resilientes e energias
renováveis, já contam com 19 frentes de trabalho simultâneas e mais de 5
mil trabalhadores. Até o final do projeto serão gerados 9 mil empregos diretos
e indiretos, auxiliando na retomada da economia brasileira em um cenário pós
pandêmico.
Fábrica de Aduelas
Na última terça-feira (14), foram
retomadas as operações da Fábrica de Aduelas, que produz os segmentos de
concreto pré-moldado utilizados para a sustentação dos túneis subterrâneos da
Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo. Com o recomeço das atividades, serão
fabricadas as mais de 60 mil aduelas que serão utilizadas até o final da
construção da linha.
Um dos grandes diferenciais da fábrica,
que contará com mais de 120 colaboradores, é a grande presença feminina na
força de trabalho e na liderança, já que cerca de 70% da equipe será formada
por mulheres. Parte delas ainda não possuía experiência no setor ou em suas
funções. Elas foram selecionadas pelo programa “Mulheres da Construção” da
ACCIONA, que além de contratar, também oferece capacitação profissional
certificada em parceria com o Senai e a Escola da Movimentação. Alguns dos
postos de trabalho já ocupados por mulheres na linha de produção da Fábrica de
Aduelas são: Auxiliares de Produção, Ponte Rolante, Movimentação de Carga,
Ajudantes de Pedreiras, além de funções de liderança, como Responsável de
Produção, Engenheiras ou Técnicas
Sobre a Linha Universidade ou Linha
6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a
Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na
zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a
apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e
meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
Maior obra de infraestrutura em execução
atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada
(PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha
Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo
ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6
será operada pela Linha Uni por 19 anos.
Sobre a ACCIONA
A ACCIONA é uma empresa global, líder no
fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada. Seus
serviços abrangem energia renovável, tratamento e gestão de água, transporte
ecoeficiente e sistemas de mobilidade, infraestruturas resilientes, entre
outros. A empresa, que está presente em mais de 60 países, é neutra em carbono
desde 2016. Em 2020, a ACCIONA registrou faturamento de € 6,4 bilhões.
Mais informações: www.acciona.com.br / Instagram/Facebook/LinkedIn: @acciona
Nenhum comentário