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Linha Uni e ACCIONA realizam transporte da primeira carga de aduelas para as obras da Linha 6-Laranja de metrô

As estruturas de concreto serão fundamentais para o avanço das tuneladoras que seguirão no sentido sul e norte, com início ainda em dezembro e no primeiro semestre de 2022, respectivamente

Divulgação

São Paulo, dezembro de 2021 - Nesta quarta-feira (01/12), a Concessionária Linha Universidade e a construtora ACCIONA realizaram o transporte da primeira carga de aduelas - estruturas pré-fabricadas de concreto armado - que irão revestir os túneis da Linha 6-Laranja de metrô.

As nove aduelas saíram da Fábrica de Aduelas, localizada no bairro de Perus (SP), e seguiram para o Túnel de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Tietê, onde serão fundamentais para o início da operação das tuneladoras (tatuzão) que farão a perfuração da linha. 

O primeiro equipamento deve entrar em operação em dezembro deste ano. A partir do poço central, percorrerá dez quilômetros, abrangendo dez estações, com escavações em solo até a estação São Joaquim. Outra etapa das obras, no primeiro semestre do próximo ano, prevê a instalação de equipamento similar para a  perfuração de 5,3 quilômetros no sentido norte – até a futura estação Brasilândia, com escavação em rocha. 

“Hoje cumprimos mais uma importante etapa no andamento das obras da Linha 6-Laranja. Seguimos trabalhando com dedicação e afinco nesse empreendimento que é tão esperado pelos moradores da região e pela população de São Paulo”, explica Nelson Bossolan, CEO da Concessionária Linha Universidade.

A tuneladora que percorrerá o trecho sul pesa 2.000 toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros. Com ela, é possível perfurar aproximadamente 12 metros por dia.

A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para a sua operação são necessárias aproximadamente 50 pessoas.

A Linha 6-Laranja ligará a Brasilândia à estação São Joaquim, na região central, em um trajeto de 15 quilômetros com 15 estações. O tempo de transporte entre os dois pontos da cidade, que atualmente leva 90 minutos de ônibus, será reduzido a apenas 23 minutos.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, a Linha 6-Laranja de metrô é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos diretos e indiretos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

 

Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

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