Linha Uni e ACCIONA realizam transporte da primeira carga de aduelas para as obras da Linha 6-Laranja de metrô
As estruturas de concreto serão fundamentais
para o avanço das tuneladoras que seguirão no sentido sul e norte, com início
ainda em dezembro e no primeiro semestre de 2022, respectivamente
São Paulo, dezembro de 2021 - Nesta quarta-feira (01/12), a
Concessionária Linha Universidade e a construtora ACCIONA realizaram o
transporte da primeira carga de aduelas - estruturas pré-fabricadas de concreto
armado - que irão revestir os túneis da Linha 6-Laranja de metrô.
As nove aduelas saíram da Fábrica de
Aduelas, localizada no bairro de Perus (SP), e seguiram para o Túnel de
Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Tietê, onde serão fundamentais para o
início da operação das tuneladoras (tatuzão) que farão a perfuração da
linha.
O primeiro equipamento deve entrar em
operação em dezembro deste ano. A partir do poço central, percorrerá dez
quilômetros, abrangendo dez estações, com escavações em solo até a estação São
Joaquim. Outra etapa das obras, no primeiro semestre do próximo ano, prevê a
instalação de equipamento similar para a perfuração de 5,3 quilômetros no
sentido norte – até a futura estação Brasilândia, com escavação em rocha.
“Hoje cumprimos mais uma importante
etapa no andamento das obras da Linha 6-Laranja. Seguimos trabalhando com
dedicação e afinco nesse empreendimento que é tão esperado pelos moradores da
região e pela população de São Paulo”, explica Nelson Bossolan, CEO da
Concessionária Linha Universidade.
A tuneladora que percorrerá o trecho sul
pesa 2.000 toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de
10,61 metros. Com ela, é possível perfurar aproximadamente 12 metros por dia.
A máquina possui refeitório, cabine de
enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de
cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para a sua operação são
necessárias aproximadamente 50 pessoas.
A Linha 6-Laranja ligará a Brasilândia à
estação São Joaquim, na região central, em um trajeto de 15 quilômetros com 15
estações. O tempo de transporte entre os dois pontos da cidade, que atualmente
leva 90 minutos de ônibus, será reduzido a apenas 23 minutos.
Maior obra de infraestrutura em execução
atualmente na América Latina, a Linha 6-Laranja de metrô é uma parceria
público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária
Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do
grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos diretos e indiretos.
Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.
Sobre a Linha Universidade ou Linha
6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a
Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na
zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a
apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e
meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.
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