Natal 2021 promete ser "brilhante" para o segmento de flores, plantas e acessórios para decoração
Procura por tuias, as árvores de Natal
naturais, cresce até 40%. Ideia é decorar com bolas, luzes e enfeites diversos
e depois reaproveitar a planta para cultivo em vaso ou diretamente no solo
O clima de Natal já
está ar e promete ser ainda mais brilhante esse ano. Isto porque a pandemia dá
sinais de que está mais sob controle, o que traz otimismo em relação à retomada
dos encontros familiares. No Ceaflor, o grande mercado flores, plantas e
acessórios para decoração da região de Holambra, as mercadorias já estão sendo
distribuídas para todos os estados do país, com volume até 40% maior que em
2020. Em relação aos preços, as flores e plantas típicas da época, como tuias e
poinsétias, estão cerca de 15% mais caras devido ao aumento do custo dos
insumos e embalagens e, principalmente, do frete, que sofreu frequentes
reajustes ao longo do ano. Já os objetos de decoração de Natal e festa de
Reveillon, que na grande maioria são importados, os valores foram mantidos nos
patamares do ano passado, época em que já tinha havido uma grande oscilação do
dólar.
Para o produtor de
tuias, Gustavo Bueno, 2020 já foi um ano atípico, com vendas aquecidas em
função da pandemia, pois, estando mais em casa, as pessoas se aproximaram das
plantas e buscaram por árvores naturais para decorações de fim de ano, as quais
permitem o cultivo após as festas. Este ano, o hábito se manteve e as vendas
estão 40% maior que em 2020. “Temos tuias de todos os tamanhos, desde 60 cm até
3 metros de altura, e tudo o que colocamos à venda o mercado absorve”, comemora
o produtor.
A poinsétia é a famosa
“flor do Natal”, conhecida também como “bico de papagaio”. Tradicional nos
arranjos natalinos, essa flor também não deve faltar no mercado este ano, pois
mesmo na pandemia, os produtores mantiveram o nível de produção e alguns até
aumentaram. O produtor Paulo Masato Fujiwara conta que há cerca de três anos
ele não aumenta a produção, mas tem conseguido escoar tudo o que é produzido,
ratificando a grande demanda pelo produto nesta época.
Já na decoração, os
grandes volumes comercializados são para shopping centers e empreendimentos
comerciais, que investem em luzes e cores para atrair os consumidores e, quem
sabe, recuperar, ainda que em parte, as vendas perdidas na pandemia. Entre os
acessórios, há grande diversidade de opções de objetos e cores. Destaques para
fitas, bolas, estrelas, luzes, papéis para presentes e personagens do Natal.
Seguindo a tradição, o vermelho predomina em combinações com o dourado ou
prateado, mas há, também, árvores e acessórios com tons pasteis, variando com
bolas e fitas nas cores branca, azul, rosa e verde. Para confecção das
guirlandas, há os modelos tradicionais, mas é fácil encontrar também aquelas
são confeccionadas com materiais naturais e flores secas, uma forte tendência
desde o ano passado.
O proprietário da Rizzo Embalagens e presidente do Ceaflor, Antonio Carlos Rodrigues, destaca que o aumento nas vendas deste ano também está relacionado ao desejo das pessoas em redecorarem suas casas para se confraternizarem com familiares e a amigos. “Durante a pandemia, muitos buscaram colocar mais vida em casa com flores e plantas. Agora, se aventuram na decoração das árvores, nos arranjos de mesa e nas guirlandas. É a consagração da tendência do “faça você mesmo”, enfatiza.
Nenhum comentário