Pesquisa inédita mostra que publicidade em podcast é tendência e funciona
IAB Brasil e Offerwise divulgam estudo 'A
influência da publicidade digital no universo dos podcasts'
São Paulo, Dezembro de 2021 – De comédia, gastronomia, assuntos
atuais até palestras motivacionais, existe sempre uma opção de podcast
disponível para se adequar ao dia a dia, sejam quais forem os interesses
pessoais. Além de atrair novos ouvintes, a plataforma se destaca como excelente
opção de exposição para as marcas.
A pesquisa exclusiva ‘A influência da publicidade digital no
universo dos podcasts’ – realizada pelo IAB Brasil, associação
que representa o mercado de publicidade digital no País, em parceria com a
Offerwise, fornecedora global de consumer insights – apresenta dados sobre o
comportamento dos internautas brasileiros em relação ao consumo da plataforma
de áudio e uma visão inédita sobre como os anúncios são percebidos nestas
ocasiões.
O estudo mostra que, em 2021, 76% dos
entrevistados criaram hábitos e rotinas para a experiência de consumo de
conteúdos em áudio – número que, em 2019, era de 40%, segundo pesquisa do IBOPE
Inteligência de mesma metodologia. As estatísticas mostram também que o volume
de internautas que ainda não estão imersos na cultura passou de 32% naquele ano
para apenas 10% em 2021.
O relatório indica o potencial da plataforma
para as marcas que ainda não trabalham com esse formato de publicidade digital.
“Aproximadamente 59% dos ouvintes se lembram de anúncios apresentados durante a
programação em podcast, inclusive, mais da metade dos entrevistados afirmaram
ter realizado alguma ação após serem impactados por anúncios neste meio. Essa é
uma das vantagens da mídia em podcasts para os anunciantes: além de sua
capacidade de oferecer conteúdo para diversos públicos e interesses, ela é
capaz de atrair uma audiência altamente engajada e receptiva à publicidade”,
ressalta Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
Dos 56% que disseram efetuar algum tipo
de ação a partir de um anúncio em podcast, 37% quis saber mais sobre o produto
e procurou na internet, 27% quis saber mais sobre o produto e acessou o site da
marca, 18% passou a acompanhar a marca nas redes sociais e 10% efetuou uma
compra. Ainda sobre anúncios publicitários, 45% dos entrevistados dizem gostar
ou não se incomodar com anúncios em podcasts, enquanto apenas 18% relatam um incômodo
ao ponto de atrapalhar suas experiências.
“À medida que os podcasts crescem em
popularidade, a abertura para publicidade digital neste meio segue em
progresso. 54% dos entrevistados afirmaram que o formato de publicidade mais
interessante em um podcast é aquele que se integra ao conteúdo do programa. É
uma maneira inovadora e confortável para a audiência de promover o seu
negócio”, afirma Julio Calil, Diretor de Contas da Offerwise.
Se destacam também os podcasts
produzidos e/ou patrocinados por marcas, que se consolidaram como a preferência
de 40% dos ouvintes. Já os anúncios veiculados como pausas durante um podcast
caem para 32% na predileção da audiência. Com o mundo cada vez mais ocupado, o
formato se torna mais popular também pela facilidade de consumo durante a
realização de diversas atividades ao mesmo tempo. Dados da pesquisa mostram
ainda que 53% da audiência ouve podcast enquanto realiza tarefas do dia a dia,
48% antes de dormir, 30% enquanto se desloca e 26% ao acordar.
Detalhes técnicos da pesquisa
Metodologia: Pesquisa
quantitativa. Questionário estruturado online, de auto aplicação.
Coleta de dados: Respondentes selecionados através de questionário filtro no
painel Offerwise, com abrangência nacional.
Público-alvo: Participaram da pesquisa homens e mulheres, com 18 anos de idade
ou mais, de todas as classes sociais e de todas as regiões do Brasil.
Amostra: 1.107 internautas brasileiros
Datas do campo: 10/09/2021 a 16/09/2021
Para conferir o estudo completo, acesse
o link aqui.
Sobre o Offerwise
Há mais de 16 anos, a
Offerwise opta por fazer pesquisas de mercado de maneiras inovadoras. Com um
modelo único e exclusivo de recrutamento, a empresa detém o painel mais
abrangente e representativo da América Latina, com mais de 15 milhões de
respondentes em 20 países. Os escritórios da empresa contam com profissionais
que conhecem a fundo a dinâmica das pesquisas, compreendem as culturas locais e
sabem como atingir seus consumidores.
SOBRE O IAB BRASIL
Entidade de classe sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver a
publicidade digital no Brasil. Integrado a uma rede global com 45 IABs
(Interactive Advertising Bureau) no mundo, incentiva a criação de boas práticas
em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações
publicitárias digitais. O IAB Brasil possui mais de 230 associados e reúne as
principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e
empresas de tecnologia.
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