Por que ter um blog?
Ter um blog é uma forma de investir em estratégias de marketing digital e promoção da empresa, o qual pode desencadear diversos benefícios para ajudar a empresa a se desenvolver com qualidade e destaque.
No início do seu surgimento, os blogs não eram vistos como uma oportunidade de renda ou de divulgação de produtos ou serviços, mas sim como um canal pessoal, no qual o autor poderia compartilhar seus sentimentos e opiniões sobre determinado assunto.
Antigamente, as pessoas o utilizavam como uma espécie de diário pessoal, por exemplo, postando o que achavam da sua experiência em uma aula de ginástica laboral ou sobre suas viagens e locais visitados.
Ao que se refere o blog?
Basicamente, o blog se refere a páginas online que servem como um meio de comunicação entre os usuários e instituições, o qual é atualizado com certa frequência, podendo abordar qualquer assunto desejado.
Devido à facilidade para publicar conteúdo, sem a necessidade de conhecimentos profundos sobre programação, ele atrai um número expressivo de usuários e sua interação na área de comentários.
Para escritores que o utilizam como uma plataforma pessoal, o blog serve como uma forma de compartilhar suas paixões e pensamentos.
Já para o uso empresarial, as instituições o utilizam para lidar com os desejos e problemas do seu público.
Por exemplo, uma loja de mesas estação de trabalho pode utilizar o blog como uma forma de realizar o marketing de conteúdo, em que ele aumenta os seus clientes a partir do fornecimento de auxílio e informação.
As formas de compartilhar o conteúdo também são muito abrangentes, podendo utilizar texto, áudio, vídeos ou imagens, servindo como uma espécie de biblioteca de materiais educativos em que cada leitor escolhe o que ler pelo seu interesse.
Quais os motivos para ter um blog?
Sendo assim, os blogs podem servir como uma oportunidade muito boa para qualquer pessoa, tanto em quesitos pessoais, quanto no âmbito empresarial.
Para deixar esse ponto mais claro, serão analisados alguns motivos para se ter um blog.
Oportunidade de expressão
O blog pessoal serve como um projeto para si mesmo, abrindo a oportunidade de se expressar livremente e liberar os pensamentos sem outras preocupações. Ele também funciona como um espaço para ser ouvido.
Muitas vezes, as pessoas podem não ter tanta liberdade de falarem o que pensam no dia a dia, seja no trabalho ou com a família, em que os colegas não estão dispostos a ouvir uns aos outros ou o compartilhamento da vida pessoal não é incentivado.
Com isso, o mundo digital e a internet funcionam como uma possibilidade muito ampla e eficiente de deixar as pessoas se expressarem e darem suas opiniões sobre, literalmente, qualquer assunto que desejarem.
Entretanto, além disso, o blog também dá a elas a chance de serem ouvidas por pessoas que não precisam de fato existir, uma vez que apenas o ato de liberar os sentimentos já dá a sensação de compreensão. Mas, um público pode ser alcançado com o tempo.
Nos dias atuais, com as mudanças no comportamento dos usuários, não é mais tão comum a postagem de detalhes sobre a vida pessoal dos autores, tornando-se mais comum encontrar posts sobre blogs ou assuntos profissionais.
Aumento do alcance e visibilidade
O blog surge como uma oportunidade de um indivíduo ou empresa aumentar o seu alcance e visibilidade, devido, principalmente, ao fato de eles funcionarem como uma estratégia muito eficiente de SEO.
Esse conceito significa “Search Engine Optimization”, traduzido para “Otimização dos Motores de Busca”, e se refere a um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de melhorar o ranqueamento de uma página nas plataformas de busca.
Isto é, quando um usuário pesquisar por “alinhamento balanceamento e geometria” em um buscador, ele receberá os resultados em uma ordem estabelecida pela plataforma, a qual é definida de acordo com relevância e o SEO colabora para deixar a página no topo.
Dessa forma, se um site aparece entre os primeiros resultados, há maiores chances de o usuário acessá-lo.
Uma vez que compreende que é uma indicação do motor, garantindo um conteúdo de qualidade e relevância.
Consequentemente, há um aumento no alcance da página, afinal mais pessoas conseguirão ver e ter acesso a ela, aumentando também sua visibilidade e o valor do conteúdo, fazendo com que ela seja conhecida com valor agregado.
Não tem alto custo inicial
O blog é uma estratégia que, além de ser expressivamente eficiente, tem baixo custo inicial, ou seja, não é necessário gastar uma quantidade muito grande de dinheiro para começar as publicações e o site em si.
As etapas para a sua criação incluem a contratação de um serviço de hospedagem de sites, para permitir a existência online.
A criação de um endereço de qualidade junto com um serviço de registro de domínios e a definição de um webdesign.
Portanto, os únicos gastos são provenientes da primeira etapa e, possivelmente, da segunda, uma vez que todo o resto pode ser feito pelo proprietário em si com ou sem a ajuda de terceiros.
Deve-se destacar que há a possibilidade de contratação de um profissional especializado nesse processo, porém, não é algo obrigatório, pois, como dito, o processo de criação em si é bem simples.
Em relação ao conteúdo produzido, se ele for de fato criado pelo próprio dono, há a diminuição de mais uma parte dos gastos. Já para a divulgação, ela pode ser feita sem custo através das redes sociais.
Chance de renda extra
Além do aumento do público que acompanha a página, o blog surge como uma oportunidade de gerar renda extra, pois permite que outras empresas cheguem até a página e se interessem pelo serviço, iniciando as conhecidas parcerias.
Contudo, fora esse tipo, ainda existe a possibilidade de retorno financeiro a partir de certas plataformas de anúncio, em que, ao se cadastrar, a página passa a vender espaços publicitários no blog para outras empresas do mesmo nicho divulgarem seus serviços.
Dessa maneira, os anúncios ficam visíveis na página para os leitores e o lucro é uma porcentagem proveniente de cada clique que receberem.
Por exemplo, um blog sobre decoração e reformas de casas que está inserido como um anunciante pode receber um anúncio de uma oficina mecânica completa, pois seus conteúdos possuem relação, fazendo com que seja vantajoso.
Isso porque os usuários que estão lendo o conteúdo já possuem interesse pelo assunto tratado, podendo levar o público para conhecer a outra empresa e até adquirir os seus serviços.
Uma outra opção é os publieditoriais, em que é produzido conteúdo para divulgar uma marca ou produto em específico, mas sem o caráter direto de anúncio.
Por exemplo, um dono de blog que publica conteúdo relaciona a decorações externas da casa e com plantas pode acertar com uma empresa de paisagismo e jardinagem em pequenos espaços um publieditorial.
Assim, realiza-se publicações mostrando o seu serviço, as qualidades e comentando sobre como é a experiência de sua aplicação e resultados finais. Mas, é fundamental que se destaque que é um publieditorial.
Aproximação com o público
Por fim, mesmo empresas e indivíduos que já possuam público amplo, é importante ter o blog para criar um relacionamento mais estreito com os leitores, favorecendo o processo necessário de fidelização.
Com ele, os seguidores passam a ficar com a empresa na mente e de fato dar valor para ela, iniciando uma rede de recomendações dela para seus conhecidos, auxiliando no aumento do alcance e na garantia de uma imagem de qualidade.
Isto é, se uma empresa de usinagem 3D madeira investe na fidelização dos seus compradores, ela os terá satisfeitos no pós-venda, levando-os a deixar comentários positivos nas publicações e defendê-la nas redes sociais.
Além disso, é uma forma de os clientes ficarem com a empresa na mente, lembrando dela no momento de decisão de compra e optando por ela, ao invés de escolher alguma outra concorrente.
Quais as vantagens de usar o blog?
Portanto, ter um blog pode ser benéfico para o criador de conteúdo em diversos pontos, como os que seguem listados abaixo:
Transformação em autoridade no assunto;
Gera inúmeras oportunidades profissionais;
Agrega valor à reputação profissional;
Garante interação direta;
É fácil de criar;
Oportunidade de marketing de conteúdo;
Base do Inbound Marketing;
Possibilita feedback direto;
Aumenta o número de clientes.
Logo, se uma empresa de corte de chapa a laser estiver pensando em como atrair mais clientes, o blog pode ser a melhor opção, servindo como um atrativo, um estabelecedor de credibilidade e uma forma de manter seus clientes.
Conclusão
Dessa forma, o blog cresceu de forma significativa na visão e importância das pessoas, principalmente, em relação aos benefícios que podem gerar, tanto para alguém interessado em maquiagem quanto para uma empresa de entrega expressa de documentos.
Sendo assim, é muito importante compreender os motivos para investir nesta ferramenta, como a partir do que foi tratado ao longo deste artigo, para uma aplicação correta e com objetivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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