Quais são as principais tendências para o mercado de tecnologia em 2022?
Por Gustavo Netto
Nos últimos anos, as inovações e novas tecnologias se tornaram pautas
prioritárias na agenda corporativa. A pandemia ocasionada pelo Covid-19
provocou mudanças significativas nas companhias, que devido às regras de
distanciamento social e medidas preventivas para combater a disseminação do
vírus, tiveram que acelerar seus processos de digitalização e passaram a
apostar ainda mais em soluções de Inteligência Artificial, Data Science e
Computação em Nuvem. Para 2022, o cenário não será diferente, uma vez que os
especialistas de TI continuarão antenados nas principais novidades do mercado
para impulsionar ainda mais a transformação digital nas empresas.
Para se manterem competitivas, as organizações seguirão impulsionando os
investimentos em soluções disruptivas. Uma pesquisa realizada pela
fornecedora global de inteligência de mercado, IDC (International Data Corporation), apontou que, o investimento em transformação digital deve crescer a uma
taxa anual de 15,5% até 2023, atingindo cerca de 6,8 trilhões de dólares. O
estudo revela ainda que, em 2022, 70% das empresas já terão intensificado o uso
de ferramentas digitais. Mas, afinal, quais serão as principais tendências que
dominarão o mercado de tecnologia no próximo ano?
Previsões para o mercado de tecnologia
Após quase dois anos de pandemia, uma das
principais lições que marcou este período, foi a importância de fomentar as
plataformas digitais. Clientes e companhias ficaram ainda mais conectados nas
telas e realizaram boa parte de suas atividades em dispositivos móveis. Neste
contexto, o que deve nortear as inovações tecnológicas no próximo ano é a
implementação do 5G, prevista para chegar nas capitais do Brasil e no Distrito
Federal em 2022, e que promete trazer muito mais velocidade de internet para os
sistemas mobile.
Com a quinta geração de internet, o cliente terá
uma experiência digital muito melhor, que facilitará, ainda mais, a comunicação
com soluções de Inteligência Artificial. Além disso, hábitos que ganharam mais
força durante a pandemia como fazer compras online e acessar plataformas de
telemedicina, por exemplo, terão maior qualidade com o 5G, provocando o aumento
do uso de celulares e tablets. Consequentemente, diante deste cenário,
soluções que já fazem parte do nosso cotidiano, como a Internet da Coisas (IoT,
do inglês “Internet of Things”), chatbots, comandos de voz e plataformas de
realidade aumentada, terão ainda mais aderência.
A aposta em tecnologias de Inteligência Artificial, focadas no atendimento cognitivo e na automação
de processos, seguirá em alta. Esse tipo de recurso proporciona às companhias
mais qualidade no atendimento ao cliente, aumento da produtividade nas equipes,
redução de custos e praticidade/facilidade nos processos internos.
A automação robótica é também outra tendência para
os próximos anos, pois contribui para a otimização do atendimento ao consumidor, visto que, por meio da confirmação de dados, os
robôs conseguem resolver solicitações de maneira muito mais ágil e simples do
que seria feito de forma manual por humanos.
O impacto da pandemia para o futuro do mercado de tecnologia
Como a pandemia modificou integralmente o modo como as pessoas lidam com
os dispositivos tecnológicos, os diferentes setores da economia também viram
grandes mudanças em seus processos. Para citar alguns exemplos, empresas de
logística e varejo passaram a utilizar mais aplicativos e plataformas para
definir suas rotas, enquanto instituições de saúde começaram a atender mais à
distância. O armazenamento de dados em plataformas baseadas em nuvem também se
tornou uma realidade. No entanto, é preciso estar atento aos riscos e garantir
que as informações depositadas na nuvem estejam em total segurança.
O fato é que os últimos dois anos reforçaram como a tecnologia é uma
grande aliada na otimização de processos e resolução de problemas. A
transformação digital já era um caminho sem volta e a pandemia apenas demandou
medidas mais céleres nesse sentido. Agora, com 2022 se aproximando, a busca por
inovação e recursos tecnológicos disruptivos será a chave para as organizações
se manterem atualizadas e com forte poder competitivo no mercado.
Gustavo Netto é Diretor de Vendas da Digisystem, empresa 100% brasileira com 31 anos de experiência em serviços especializados em TI.
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