Rede Tonin finaliza processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados
André Vasconcelos Ramos, Analista de Segurança
da Informação da Rede Tonin
Divulgação/Tonin
O setor de atacado
e varejo é um dos principais responsáveis pelas vendas e geração de emprego na
economia brasileira e lida com dados pessoais de centenas de milhares de
clientes e colaboradores. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi
preciso uma adequação das empresas no que se refere à gestão dessas
informações.
Para se adequar, a
Rede Tonin, uma das maiores do ramo de atacarejo do interior de São Paulo e
Sudoeste de Minas Gerais, montou um Comitê Gestor de Proteção de Dados
Pessoais, formado por um membro de cada área da empresa com o intuito de focar
nos dados pessoais e sensíveis que cada área atua, tratando, desta forma, com
maior clareza os dados de clientes, fornecedores e colaboradores.
Foram realizadas
diversas reuniões individuais com cada área, orientando e capacitando a todos
sobre a importância da rede estar em conformidade com a LGPD. De acordo com
André Vasconcelos Ramos, Analista de Segurança da Informação do Tonin, nesses
encontros com a equipe os dados foram classificados e as adequações necessárias
foram realizadas. Também foi alinhado com todos os parceiros para que eles
sigam as normas, e oficializado em aditivos contratuais. “Foi um esforço em
conjunto com toda a equipe, um trabalho bastante complexo que obteve bastante
êxito, terminamos a implantação do compliance sem nenhuma pendência”,
comenta André.
Ele ressalta ainda
que a rede Tonin faz investimentos constantes na área da segurança da
informação, “tudo para garantir sempre as tecnologias atualizadas de defesa
cibernética que protegem os dados dos titulares. Levamos a sério a privacidade
de nossos clientes, fornecedores e colaboradores”, afirma.
Toda a adequação
foi acompanhada de perto por uma empresa de consultoria no ramo da privacidade
de dados. Nesta semana, aconteceu a reunião para o fechamento do processo de
implantação. A partir de agora, o trabalho terá continuidade por meio de
treinamentos e novas reuniões de alinhamento ao longo do próximo ano para que
as atualizações sejam constantes, com o intuito de dar continuidade ao que já
foi feito e manter todos os colaboradores conscientizados sobre a importância
da proteção de dados.
André destaca
ainda que qualquer titular de dados da empresa tem contato direto com o DPO
(Data Protection Officer) para solicitar mais informações ou exclusões de
dados. “Para isso, basta que acessem o Canal de Proteção de Dados que se
encontra em nosso site, estamos abertos para ouvir os clientes, fornecedores ou
colaboradores sobre o assunto”, finaliza.
LGPD
A Lei Geral de
Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece diretrizes importantes e
obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais.
Ela foi inspirada na GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em
vigência em 2018, na União Europeia, trazendo grandes impactos para empresas e
consumidores.
No Brasil, a LGPD
(Lei nº 13.709, de 14/8/2018) entrou em vigor em 18 de setembro de 2020,
representando um passo importante para o Brasil. Com isso, o país passou a
fazer parte de um grupo de países que contam com uma legislação específica para
a proteção de dados doe seus cidadãos. Diante dos atuais casos de uso indevido,
comercialização e vazamento de dados, as novas regras garantem a privacidade
dos brasileiros, além de evitar entraves comerciais com outros países.
Sobre a Rede Tonin
Fundada em 1962
pelo empresário Luiz Tonin, em São Sebastião do Paraíso (MG), a Rede Tonin é
uma empresa familiar que já está na terceira geração de diretores e tem forte
atuação no interior de Minas Gerais e São Paulo.
Atualmente, a empresa opera 18 lojas nos formatos supermercado e cash & carry (conhecido como “atacarejo”, fusão das palavras atacado e varejo) e emprega aproximadamente 2.200 colaboradores. Seu processo de expansão prevê a construção de novas lojas em Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira, Jaboticabal, Bebedouro, São Sebastião do Paraíso e mais um Centro de Distribuição (CD) em Jardinópolis para atender lojas do Estado de São Paulo. Nos próximos anos, a meta é chegar a 40 lojas.
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