Resultados da DMCard durante a Black Friday refletem consumidor mais dependente do crédito para manter poder de compra
Novembro foi marcado por um aumento acelerado
na busca por cartões de crédito com um crescimento de 96% no número de
propostas recebidas pela DMCard. Em contrapartida, o volume de pagamentos não
acompanhou o mesmo ritmo, mostrando um consumidor com gastos mais racionais
Como uma das líderes no setor de cartões
private label, atuando majoritariamente em supermercados, os números da DMCard
mostram um recorte importante que reflete o comportamento desse setor e seus
consumidores. Os resultados da instituição têm apontado que o consumidor,
principalmente das classes de acesso na base da pirâmide que compõem seu
público-alvo, está cada vez mais dependente do crédito até mesmo para abastecer
a despensa do lar. Em busca de um maior poder de compra em um momento especial
para o varejo como a Black Friday, o número de novas propostas recebidas pela
instituição em novembro, cresceu 96%, quando comparadas ao mesmo período do ano
passado.
O cenário econômico pelo qual passamos
há alguns anos e que se estendeu por mais tempo do que prevíamos devido à
pandemia tem conduzido as classes C, D e E para o crédito. O público que compõe
o perfil dos clientes DMCard.
Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard Foto: Divulgação |
“Enquanto o IBGE, mês a mês, tem
apontado para uma queda no consumo dos supermercados, nosso cartão de loja para
esse setor movimenta cada vez um maior número de pagamentos. Isso mostra que
além de uma solução para famílias, esse formato de crédito também é uma
importante estratégia de negócio para o varejo”, explica Sandra Castello, Diretora
de Marketing e Pessoas da DMCard.
Vindo desse crescimento constante do
volume de compras realizadas no cartão de crédito, durante o mês da Black
Friday, a DMCard monitorou um fenômeno atípico que mostrou um consumidor
realizando compras de forma mais racional. “Em novembro, percebemos a busca
pelo crédito deu um salto, impulsionado período de promoções. No entanto, o uso
desse crédito efetivamente em compras não acompanhou o mesmo ritmo”, conta
Sandra.
Em comparação com novembro de 2020, o
mesmo mês deste ano teve um crescimento de 35%, com uma movimentação de R$
357,9 milhões. O que representa exatamente a média de crescimento anual dos
pagamentos realizados com cartões DMCard nos últimos oito anos. Contudo, ao
realizar essa comparação com o mês imediatamente anterior, outubro, que
acumulou R$ 368,2 milhões, é identificada uma leve queda de -2,8%, apesar do
período contemplar a Black Friday, uma data importante para os resultados do
comércio.
Quando o mês da Black Friday não supera
o mês anterior, repete-se o mesmo cenário do ano passado. Em novembro de 2020
foram movimentados R$ 265,3 milhões, uma queda de -2% em comparação a outubro,
quando o total em compras nos cartões foi de R$ 270,2 milhões, como pode ser
verificado no gráfico a seguir.
Consumidor se preparou para
oportunidades que não encontrou
O crescimento elevado de um ano para
outro é um reflexo do cenário econômico em geral e o crescimento da própria
DMCard. No entanto, a variação positiva não se repetir no curto período da
comparação mensal aponta para outras questões, como explica a diretora da
DMCard.
“São diversos os fatores que entendo se
espelharem nesse resultado. O consumidor, principalmente do supermercado,
aproveitou as promoções da Black Friday para a compra de itens que já faziam
parte de sua lista de compras em meses anteriores. Além disso, buscou o crédito
para tê-lo à disposição para aproveitar oportunidades que não encontrou e,
ainda, aqueles que preferiram o pagamento à vista em dinheiro ou débito com o
recebimento da primeira parcela do 13º salário”.
Dados da Associação Brasileira das
Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) corroboram com a
interpretação de Sandra. Um monitoramento realizado nos dias 25 e 26 de
novembro mostrou que, apenas nestes dois dias, foram realizados R$ 28 bilhões
em pagamentos com cartões, um aumento de 22% em comparação aos mesmos dias de
2020. A maioria desses pagamentos foram realizados em compras de alimentos,
seguidos por produtos de higiene pessoal que ficaram em segundo lugar nesse
ranking e ganhando o espaço dos eletrônicos, que costumavam ser os mais
desejados na data.
R$ 300 milhões em crédito injetados no
mercado de uma única vez
O comportamento do consumidor também
chama a atenção ao repetir o mesmo cenário de 2020, pois, este ano, a DMCard
incrementou o poder de compra de 190 mil clientes de seus produtos financeiros.
Foram R$ 300 milhões em crédito injetados no mercado de uma única vez, às
vésperas da Black Friday. Uma ação que atende principalmente o público de menor
poder aquisitivo, principal público-alvo da instituição.
“Já realizamos grandes ações de aporte
de crédito como esta, em anos anteriores, mas sempre próximo ao Natal. Esta é a
primeira vez que nos antecipamos para que esse aumento no poder de compra
também beneficie o consumidor em outras datas importantes como a Black Friday e
a Cyber Monday. Para nós, foi um recorde em valor de crédito liberado
simultaneamente. Identificamos que foi importante para o consumidor ter o
crédito disponibilizado como uma segurança e não para incrementar suas compras,
que, ao que tudo indica, têm se tornado mais racionais”, conta a diretora.
A premissa apontada pela executiva pode
ser comprovada ao se observar o ticket médio das compras em novembro deste ano,
registrando um valor de R$ 161,41 que representa um crescimento de apenas 7% em
comparação com o mesmo mês de 2020, quando foi de R$ 150,40. Uma variação não
acompanhou o crescimento dos gastos em geral de 35%, como mostrado mais acima,
e nem a inflação.
“É extremamente importante entender o
comportamento do varejo e do consumidor para que possamos atender às
necessidades reais do brasileiro, criando oportunidades para campanhas mais
eficientes para o incremento dos resultados, um cenário benéfico para o cliente
e para o varejista”, conclui Sandra.
Sobre o Grupo DMCard
A DMCard nasceu em 2002 como uma
administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em
que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos últimos nove anos,
e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos e 1 milhão de
cartões ativos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda espalhados por
todo Brasil.
Desde 2019, começou a ampliar seu
portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado,
conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo
de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos financeiros voltados para a
concessão de crédito.
Além disso, também tem se tornado
especialista em inovações para o varejo por meio das mais avançadas
tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento interno, e conta com
um time de especialistas em ciência de dados para oferecer, cada vez mais,
melhores produtos e serviços aos clientes.
Pessoas sempre foram prioridade na
DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter
Score), indicador que mede o quanto
os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se
trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 93 de satisfação. Além
disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota
de 4,7 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar
ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.
Além do público interno, também conta
com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard possui o selo RA1000 e
com um índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net
Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também
oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.
A DMCard se transformou em uma grande
plataforma de serviços financeiros inclusivos. Para potencializar a capacidade
de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais
(B2C), o grupo vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e
investimentos.
Atualmente, entre as empresas do grupo
estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos financeiros voltados para a
concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento (credenciadora dos
estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a captação de recursos
financeiros), DMCard Ltda e Infocards.
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