Tem um negócio de sucesso e quer transformá-lo em franquia no próximo ano? Advogada explica
Marina Nascimbem Bechtejew Richter adverte:
"quem quiser entrar no mundo das franquias deve se preparar e estudar o
mercado, pois é um nicho complexo e sui generis. Aquele que franquear e se
dedicar, poderá ter muito sucesso e se tornar referência no segmento em que
atua"
São Paulo, 7 de dezembro
de 2021
– O mercado de franquias conquistou credibilidade e números vultosos: em 2019,
o faturamento anual atingiu a marca de R$ 186,7 bilhões (ano passado, o valor
foi 10% menor em função da pandemia, mas segundo a Associação Brasileira de
Franchising, a cada trimestre deste ano houve recuperação). Esta realidade vem
impulsionando muitas empresas a escolher este caminho como forma de expansão
pelo Brasil e até além das fronteiras nacionais.
Para quem pensa que
este caminho é difícil, a advogada Marina Nascimbem Bechtejew Richter, sócia do
escritório NB Advogados e que acompanha este mercado há muitos anos, explica:
“Sinteticamente, franquear uma ideia ou um negócio de sucesso, quando o
empresário verifica aceitação do público-alvo e acredita que cativará
investidores (potenciais franqueados), pode ser uma boa ideia. Franquear
não é difícil, contudo, requer dedicação e uma estruturação inicial”.
Marina diz que, antes
de entrar no mundo das franquias, é preciso se preparar, estudar o mercado e
contar com a consultoria de especialistas. “É nicho complexo e sui generis. Aquele que
franquear e se dedicar, poderá ter muito sucesso e se tornar referência no
segmento em que atua”, alerta. “Importante pontuar que tanto os empreendedores
experientes (conscientes dos riscos) quanto os inexperientes (empreendedores de
primeira viagem) estão sujeitos aos riscos que são inerentes a todos os
mercados”.
Para quem pretende
iniciar 2022 transformando seu negócio de sucesso em franquia, a advogada
compartilha dicas importantes, vale conferir:
- Antes de mais nada,
analise seu negócio: ele é “franqueável? Sua marca tem credibilidade e boa
reputação? O conceito é inovador? Tem diferenciais? Tem capital disponível para
investimento? É comercializável como negócio? Como é a aceitação de seus
produtos e serviços nas diferentes regiões? Para onde eles podem ser levados?
Quantas unidades ‘cabem’ nas diferentes regiões? Estes são apenas alguns
aspectos para nortear a reflexão inicial, mas obviamente, esta análise precisa
ser muito mais profunda;
- Faça uma análise de
si mesmo para entender se você tem perfil para ser franqueador: gosta de
pessoas? Sente-se tranquilo em compartilhar seu know-how? Entende que terá que
apoiar e acompanhar cada franqueado bem como saber administrar expectativas e
eventuais conflitos de naturezas diversas?
- Se após as análises
iniciais a vontade de seguir com o projeto continuar de pé, padronize seu
negócio de forma que este modelo seja replicado. Na prática, isto significa
criar regras que se referem ao aspecto físico da loja, atendimento e
produtos/serviços. Todas as unidades deverão utilizar as mesmas cores, o mesmo
tom, o mesmo mix de produtos/serviços, o mesmo sistema que a unidade própria,
com o mesmo tipo de produção, etc;
- Depois que o negócio
tiver um padrão, é possível mensurar o valor do investimento, que deverá ser
disponibilizado em um instrumento de caráter informativo (a COF, Circular de
Oferta de Franquia). Na COF deverá ser discriminada a estimativa do
investimento inicial necessário para a aquisição, implantação e entrada em
operação da franquia entre outras informações indispensáveis e relevantes. Para
mensurar o valor do investimento inicial, o franqueador deverá contar com o
auxílio de profissionais do ramo da construção e arquitetura, consultores
especializados, advogados, etc.
- Outra demanda é a
confecção dos documentos - manuais, Circular de Oferta de Franquia e Contrato
de Franquia. A Circular de Oferta de Franquia deve respeitar as disposições
previstas na Lei de Franquias, sendo importante que o contrato traga as regras
essenciais para a operação da franquia, pois será o instrumento que criará as
leis entre as partes;
- Quando o negócio de
sucesso cumprir com todos os requisitos administrativos (sistema de produção e
gerência financeira), arquitetônicos (padronização da loja) e jurídicos
(elaboração de todos os instrumentos legais), já será possível franqueá-la.
Neste momento, o franqueador pode ter uma equipe interna para a comercialização
ou contar com empresas que se dedicam apenas à venda de franquias.
Sobre o NB Advogados
O escritório NB Advogados oferece assessoria jurídica especializada em Direito Empresarial com foco nas seguintes áreas de atuação: societário, cível, consumidor, contratos - notadamente, franquia e canais de distribuição ao varejo - além de direito imobiliário e propriedade intelectual. Atua, ainda, no Direito de Família e Sucessões. www.nbadv.com.br
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