Triumph lança Tiger 900 Touring com projeto inédito de nacionalização de malas laterais e Top Box
Nova Triumph Tiger 900 Touring
A Triumph Tiger 900,
sucesso mundial desde o seu lançamento, está ganhando no Brasil uma nova
versão, chamada Touring, que traz como diferencial inédito no mercado nacional
a nacionalização das duas malas laterais e do Top Box traseiro. Com isso, a
partir de dezembro, todas as Tiger 900 (GT Low, Rally, GT Pro e Rally Pro)
sairão de fábrica equipadas com os suportes necessários para a instalação
desses acessórios.
Além disso, como item
opcional, o consumidor poderá adquirir nas concessionárias Triumph o conjunto
de malas laterais e Top Box traseiro fornecidos pela Givi, marca italiana com
fábrica no Brasil, especializada na produção destes produtos e outros acessórios
para motocicletas. Com a nacionalização das malas e do Top Box, o custo final
para o cliente Triumph poderá cair até R$ 10.310,00 no primeiro momento.
“Somos a primeira
subsidiária Triumph no mundo a lançar um projeto como esse, com a nacionalização
de malas laterais e Top Box e, consequentemente, com uma redução significativa
nos preços para o consumidor”, afirma Renato Fabrini, General Manager da
Triumph.
Em dezembro, mês de
lançamento da Tiger 900 Touring, o cliente poderá comprar as duas malas laterais
e o Top Box traseiro pelo preço de R$ 7.999,00. Com isso, o modelo Tiger 900
Rally Pro, equipado com as duas malas laterais e o Top Box será comercializado
pelo preço de R$ 83.980,00 – o que representa uma redução de R$ 10.310,00 sobre
o valor praticado até agora. Este é um preço especial e temporário, exclusivo
para dezembro. A partir de janeiro, a mesma motocicleta custará R$ 85.480,00 –
o que indica uma economia também significativa de R$ 8.810,00 em relação ao
valor atual nas concessionárias.
“Essa parceria entre a
Triumph e a Givi é, de longe, a mais competitiva do mercado de motocicletas
Adventure”, acrescenta Fabrini.
Outra vantagem para o
consumidor Triumph é que, agora, as malas opcionais da Tiger 900 oferecidas
pela marca Givi são construídas em alumínio, ao invés de plástico, o que torna
o produto muito mais resistente para as viagens de longa distância.
SOBRE A TIGER 900
Projetada para
estabelecer uma nova referência na sua categoria, proporcionando a máxima
aventura em cada pilotagem, a Tiger 900 foi completamente modificada em relação
à Tiger 800, ganhando um motor triplo de 900 cc com respostas mais imediatas,
um incrível padrão de acabamentos, equipamentos e especificações, nova
tecnologia de pilotagem melhorada, um novo estilo e uma nova atitude ainda mais
agressiva. Além disso, a Tiger 900 está significativamente mais leve que os
modelos anteriores, garantindo que ela seja a moto Adventure de médio porte
mais capaz, ágil e dinâmica do planeta.
A Triumph Tiger tem uma
história incrivelmente rica, com uma linhagem de modelos off-road que fazem
sucesso no mundo todo há mais de 80 anos. A partir de 1936, com os primeiros
modelos de competição da Tiger, esse nome passou a desempenhar um papel
significativo no estabelecimento da categoria Adventure - de corridas a ralis e
ao nascimento e à explosão das viagens de aventura.
O novíssimo motor de
900 cc, com capacidade e desempenho maiores, agora é totalmente compatível com
o Euro 5 (conjunto de normas regulamentadoras da Europa que visa a diminuição
da emissão de poluentes dos veículos) e possui uma nova ordem de ignição
exclusiva, oferecendo maior personalidade e comando de pilotagem.
O resultado é aumento
do ruído de admissão sob carga, respostas muito mais ágeis do motor, um ronco
incrivelmente distinto, maior maneabilidade e mais facilidade na redução das
marchas. Com isso, a nova Tiger 900 oferece um estilo de aceleração, um ronco
do motor e as sensações ao reduzir as marchas típicos de uma autêntica Twin
(dois cilindros), ao mesmo tempo em que preserva totalmente o torque, o comando
e as potências oferecidas nas faixas intermediária e máxima tradicionais de um
propulsor de três cilindros.
Este motor oferece um
pico de torque 10% maior do que os modelos Tiger 800 anteriores – agora são 87
Nm (a 7.250 rpm), com redução de torque aprimorada e em todas as rotações. A
potência também aumenta em todas as faixas de rotações, com 9% a mais na faixa
intermediária e um pico de potência de 95 cv (a 8.750 rpm). Isso tudo,
combinado, proporciona uma aceleração mais ágil, superando significativamente o
modelo Tiger 800 da geração anterior e também a concorrente mais próxima. E
mais: esse ganho de desempenho vem acompanhado de um ronco do motor muito mais
agressivo e envolvente.
Seu radiador é duplo,
uma configuração inédita, que melhora o desempenho do resfriamento e reduz o
calor ambiente sentido pelo piloto. O novo estilo de radiador reforça a postura
e atitude mais marcantes dessa moto de aventura. Sua forma e configuração permitem
uma posição adicional do motor mais à frente, resultando em um centro de
gravidade mais otimizado (40 mm à frente e 20 mm mais baixo).
Isso melhora a
distribuição de peso, ampliando a facilidade de manuseio da moto e também seu
equilíbrio em baixa velocidade. Outras melhorias no sistema do cárter e de
resfriamento garantem que isso não tenha impacto na distância em relação ao
chão. Há também uma caixa de ar completamente nova, com um novo filtro de ar de
acesso mais fácil, além de uma embreagem deslizante e assistida para maior
conforto do piloto.
INÉDITO CHASSI MAIS
LEVE E REFERÊNCIA DA CATEGORIA
Com um peso até 5 kg
menor que a geração anterior, a nova Tiger 900 oferece a mais emocionante e
ágil pilotagem de uma Tiger já proporcionada até hoje. Sua nova estrutura de
treliça de aço não é apenas mais leve, mas agora também possui uma construção
modular, com subquadro traseiro de alumínio e ganchos de pedaleira parafusados,
proporcionando a configuração mais focada em aventura de todos os tempos para a
pilotagem off-road. Há uma especificação muito alta de suspensão em toda a nova
linha 900, com componentes premium das marcas Marzocchi ou Showa, sob medida
para oferecer a capacidade definitiva das novas motos Adventure de médio porte
que já são a nova referência do segmento.
Para comodidade e
conforto máximos para o piloto, o modelo GT Pro apresenta uma suspensão
traseira eletronicamente ajustável líder do segmento, permitindo que o piloto
selecione as configurações de pré-carga e amortecimento traseiros por meio de
um menu no painel de instrumentos TFT. Os pilotos podem optar entre nove níveis
de controle de amortecimento, variando de Comfort (mais suave) a Sport (mais
firme) e quatro configurações de pré-carga.
Todos os modelos Tiger
900 agora possuem freios Brembo Stylema, líderes da categoria, para
proporcionar ainda maior potência de frenagem. São pinças leves, compactas,
cuidadosamente esculpidas e de alto desempenho, com volume reduzido ao redor
dos pistões e das pastilhas de freio, diminuindo o espaço interno ocupado pelo
fluido de freio, permitindo uma resposta de frenagem mais imediata. O aumento
do fluxo de ar ao redor das pastilhas também ajuda as pinças a esfriarem mais
rapidamente. Essa combinação de novo quadro modular leve, novo motor mais leve,
suspensão de alta especificação e freios Brembo premium oferece uma mudança
radical na agilidade e na capacidade da nova Tiger 900, garantindo manuseio
excepcional em todos os cenários de pilotagem.
As viagens de longa
distância também foram beneficiadas por várias inovações da nova Tiger 900. Seu
tanque de combustível, por exemplo, agora com capacidade para 20 litros,
aumentou sua autonomia. A moto ainda ganhou um novo pára-brisa ajustável,
oferecendo proteção superior contra o vento com um simples ajuste com uma das
mãos.
A ergonomia foi
aprimorada e otimizada para o conforto do piloto durante todo tipo de condução.
A largura do assento é mais estreita e o guidão fica 10 mm mais próximo,
oferecendo uma posição de pilotagem mais confortável e um nível maior de
controle do piloto - parado ou em movimento. Além disso, cada modelo possui uma
posição de pedaleira exclusiva, de acordo com o estilo esperado de pilotagem, e
um mecanismo integrado de altura do assento, com duas posições, facilmente
ajustável. Isso permite que o piloto altere a altura do assento em 20 mm para a
sua configuração preferida.
TECNOLOGIAS DE
PILOTAGEM DE ÚLTIMA GERAÇÃO
A nova linha Tiger 900
apresenta um avanço significativo em sua tecnologia de pilotagem, com recursos
de última geração, incluindo:
- Novos
instrumentos TFT de sete polegadas líderes da categoria. Recurso disponível como item de série nos dois
modelos. Os novos e maiores instrumentos TFT apresentam informações ao
piloto em quatro estilos diferentes, com total clareza. Há também quatro
opções de cores diferentes para escolher e versões de alto/baixo contraste
para excelente visibilidade em todas as condições de iluminação. A nova
tela TFT de sete polegadas agora está colada ao vidro para obter uma
imagem mais nítida, sem camada reflexiva.
- Sistema de
Conectividade My Triumph.
Também disponível de série nos dois modelos. O novo painel de instrumentos
TFT já vem de fábrica com o Sistema de Conectividade My Triumph, conectado
ao telefone celular do piloto por meio da tecnologia Bluetooth, que
permite atender chamadas telefônicas, selecionar músicas no celular,
navegar passo a passo pelo Google (buscando pontos de interesse na região)
e ainda controlar a câmera GoPro – tudo isso, facilmente, por meio de
indicadores na tela TFT.
- Novo sistema
de freios ABS otimizado para curvas e controle de tração com IMU. De série nos dois modelos. O novo sistema de freios
ABS otimizado para curvas e o controle otimizado da tração nas curvas são
ativados por meio de uma Unidade de Medição de Inércia (IMU), desenvolvida
em conjunto com a empresa Continental. Isso permite a seleção automática
do nível adequado de intervenção do controle de ABS e do controle de
tração, medindo constantemente as taxas de balanço, inclinação,
esterçamento e aceleração para calcular o ângulo de inclinação. Este
sistema de tecnologia totalmente integrado garante maior estabilidade de
pilotagem o tempo todo.
- Modos de
pilotagem. São seis modos de pilotagem
no modelo Rally Pro (“Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” “Configurável
pelo Piloto” e “Off-Road Pro”). Os modos de pilotagem ajustam as
configurações de resposta do acelerador, dos freios ABS e do controle de
tração para proporcionar o máximo controle ao piloto em todas as condições
de pilotagem. Um novo recurso, chamado “Antiparalisação”, nos modos
“Off-Road” e “Off-Road Pro” aumenta automaticamente as rotações de marcha
lenta para evitar paradas. O modo de pilotagem “Off-Road Pro”, exclusivo
do modelo Rally Pro, é a configuração off-road mais extrema da Triumph
para aventuras fora de estrada avançadas, com freios ABS e controle de
tração desativados e um mapa de aceleração off-road. No modelo GT Pro, são
cinco modos de pilotagem: “Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” e
“Configurável pelo Piloto”.
- Nova
iluminação inteira em LED.
Farol, lanternas, luzes indicadoras e faróis de neblina agora são feitos
em LED, oferecendo maior luminosidade para o piloto – o que amplia
bastante a sua segurança ativa.
- Novo sistema
de Auxílio de Troca de marcha Triumph (TSA - Triumph Shift Assist). Disponível de série nos dois modelos, o novo recurso
foi melhorado, permitindo mudanças de marchas rápidas para cima e para
baixo, suaves e confortáveis, sem o auxílio da embreagem, enquanto o
piloto mantem a posição do acelerador. Essa tecnologia reduz a fadiga do
piloto e melhora a pilotagem.
Novo armazenamento seguro para celular com carregamento USB. Outro item que vem de fábrica nos dois modelos. Trata-se de um local seguro, fechado, sob o assento, que abriga uma prática tomada USB de 5V, para permitir o uso ininterrupto do sistema de conectividade My Triumph e manter o telefone celular sempre carregado.
Mais requinte e sofisticação. Para maior conforto e conveniência do piloto, os dois modelos possuem interruptores iluminados com um joystick de cinco direções, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, manoplas aquecidas, assentos aquecidos (com controle de passageiro separado) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
SOBRE A TRIUMPH
A Triumph Motorcycles
Brazil é uma das 12 subsidiárias da empresa pelo mundo e conta com sede em São
Paulo (SP) e fábrica em Manaus. A marca conta com 21 Concessionárias no Brasil
nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos
Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF),
Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO),
Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Vitória (ES), Várzea
Grande (MT), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Campo Grande (MS) e Natal (RN).
A Triumph possui o
portfólio mais completo do mercado entre as marcas premium, oferecendo três
pilares principais de produtos: Clássica, Adventure e Roadster.
Fundada em 1902, a
Triumph Motorcycles comemora 119 anos de fabricação em 2021. É uma empresa
global, atuando diretamente em 13 países, por meio de suas filiais, e
indiretamente em outros mercados, através de distribuidores independentes. A
Triumph é a maior fabricante britânica de motos. O faturamento mundial da
empresa gira em torno de R$ 3,5 bilhões e suas vendas no varejo superaram as
75.000 unidades no exercício financeiro de 2021.
No mundo todo, a
Triumph possui cerca de 700 concessionárias e perto de 2.000 funcionários. A
Triumph possui fábricas em Hinckley, Leicestershire (Inglaterra), e na
Tailândia, além de instalações de CKD no Brasil e na Índia. A Triumph está
sediada há mais de três décadas em Hinckley e produziu motos icônicas que
misturam perfeitamente um projeto autêntico, personalidade, carisma e
desempenho.
Este foco, inovação e
paixão pela engenharia criaram hoje uma ampla variedade de motocicletas,
adequadas para todos os motociclistas, incluindo a nova e impressionante
Trident 660, a líder do segmento Tiger 900, a transcontinental Tiger 1200, a
roadster com o maior motor produzido em série do mundo Rocket 3 R, a esportiva
de alto desempenho Street Triple 765 RS, a imponente Scrambler 1200, e a
lendária família Bonneville, incluindo a Bonneville Bobber, Street Twin, Street
Scrambler, Speed Twin, e as icônicas Bonneville T120 e T100.
A Triumph Bonneville,
notoriamente famosa por comemorar o recorde de velocidade terrestre da Triumph
em 1956 em Bonneville Salt Flats, Utah (Estados Unidos), foi uma supermoto
britânica original e vencedora de corridas, escolhida por motociclistas famosos
do passado por sua ciclística, estilo e características lendárias. Atualizada
com ainda mais desempenho e estilo icônico, combinados com a tecnologia voltada
para o piloto moderno, a nova família Bonneville torna-se, na atualidade, a
autêntica escolha clássica moderna.
A Triumph possui um
glorioso histórico em corridas, competindo e vencendo disputas em praticamente
todas as categorias e modalidades do motociclismo esportivo. Desde a vitória do
segundo TT da Ilha de Man, em 1908, passando pelo domínio das estradas e das
pistas na Europa e na América nos anos 1960, até as conquistas de corridas
recentes com a Triumph de 675 cc triplamente motorizada na vitória do Daytona
200, em 2014, a vitória do Supersports TT da Ilha de Man, de 2014, os títulos
dos Supersports britânicos de 2014 e 2015, as corridas do World SuperSport, e,
em 2019, com mais uma vitória no TT da Supersports da Ilha de Man, com Peter
Hickman.
A lendária história da
Triumph nas corridas continua com o fornecimento exclusivo de motores para o
Campeonato Mundial de Moto2, desde o início da temporada de 2019. A Triumph
fornece para todas as equipes o seu motor triplo de 765 cc ajustado para
corridas, baseado no motor da Street Triple RS, líder da categoria. Ao
redefinir a classe e quebrar recorde após recorde no ano inaugural, incluindo a
primeira velocidade máxima da Moto2 superior a 300 km/h, a temporada de 2020
ficou ainda mais rápida com mais 11 recordes de voltas e sete vencedores
diferentes em 15 corridas.
As atividades de
corrida da Triumph são reforçadas por um retorno à British Superbike, em 2021,
com uma equipe de corrida apoiada pela fábrica, a Dynavolt Triumph, no
Campeonato Britânico de Supersport.
Em 2021, a Triumph anunciou sua entrada nos mundos do Motocross e do Enduro, bem como um novo esforço para participar de competições esportivas, com o compromisso de disputar campeonatos de alto nível nas categorias de Motocross e Enduro.
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