Vendas Natal tiveram crescimento real de 10% em relação a 2020, diz ALSHOP
Associação de lojistas de shopping traz um
panorama geral de como está o ano de 2021 para o setor de shoppings
Chegou a época que mais movimenta o
varejo e a mais esperada pelos consumidores. Logo após o período mais forte do
comércio, um levantamento feito pela ALSHOP
(Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) em âmbito
nacional e lojistas associados que representam cerca de 15 mil pontos de venda,
mostra que o Natal de 2021 registrou um aumento real nas vendas de 10% real em
relação ao ano passado, mas ainda está distante de alcançar o patamar de 2019.
A ALSHOP entende que existem ainda
alguns fatores que barram um crescimento e entre os principais estão a alta do
dólar, inflação, desemprego elevado e a falta de confiança do consumidor, a
falta de matéria-prima e ainda a questão logística, pois ainda faltam muitos
produtos no mercado em vários segmentos.
Segundo a ALSHOP, cerca de 123,7 milhões
de consumidores foram às compras nesta época natalina, o que é um reflexo
direto dos avanços da vacinação contra a COVID-19. Assim, os consumidores
voltam aos centros de compra ainda com menor poder de consumo e o panorama é
positivo.
De acordo com o levantamento, cerca de
77% dos consumidores compraram lembranças como maneira de se conectar com as
festividades de final de ano. E os presentes mais procurados nesta ocasião
foram roupas com 61%, brinquedos 37%, seguido de perfumes, cosméticos e
calçados, ambos com 36% e acessórios, opção de 24% dos consumidores.
“A população está cada vez mais
confiante com o recrudescimento da pandemia e os lojistas foram importantes
neste processo na aplicação dos protocolos e na luta que empreendemos pela
reabertura dos centros de compra. Ainda com desafios, essa retomada representa
um alento para os lojistas que ficaram meses sem esperança de dias melhores, e
hoje, tudo resulta no crescimento de vendas presenciais nas lojas”, afirma,
Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.
Vendas em 2021
As vendas dentro dos centros comerciais
projetam cerca R$ 204 bilhões, o que representa um crescimento de 58% em
relação a 2020, época em que os empreendimentos estavam afetados pela pandemia,
com restrições de público e o ‘abre e fecha’ afetando sobretudo estados como
São Paulo que decretaram fechamentos até mesmo durante as festas de fim de ano.
Se comparada com 2019, é prevista uma redução de 3,5% das vendas.
Evolução da indústria de shoppings em
2021
Durante o ano de 2021
entraram em operação cinco novos empreendimentos no país: Recife Outlet Premium
- Moreno/PE, Shopping Palladium Umuarama - Umuarama/PR, Shopping Sinop -
Sinop/MT, Park Jacarepaguá - Jacarepaguá/RJ e Park Shopping Boulevard -
Curitiba/PR.
A indústria de shoppings centers
fechou o ano com 606 empreendimentos, resultado do saldo de 2020, acrescido dos
cinco novos centros de compras que entraram em operação em 2021.
Canais de venda e formas de pagamento
O comércio eletrônico cresceu muito
durante a pandemia e muitas lojas físicas se adaptaram às vendas pelo
e-commerce. De acordo com a pesquisa da ALSHOP, as compras via e-commerce foram
o principal canal de compras no Natal, com 45% da participação do público e as
compras em shoppings atingiram 40%.
As formas de pagamento mais utilizadas
são de acordo com a pesquisa: dinheiro 48%, seguido do cartão de crédito com
39%, cartão de débito 38% e PIX já representa 30%.
Contratações de temporários
A fim de atender as altas demandas
esperadas para este ano, os varejistas recrutaram 94,3 mil trabalhadores
temporários, com o salário médio mensal entre R$ 1.600,00 a R$ 1.900,00, e a
taxa de efetivação em média de 14%.
Os segmentos que mais contrataram foram
vestuário/acessórios/calçados com 57,9 mil vagas, seguido de hiper e
supermercados com 18,9 mil vagas, artigos de uso pessoal e doméstico com 11 mil
vagas, móveis e eletrodomésticos finalizando com 3 mil vagas.
Já os estados que mais contratam foram
São Paulo que lidera o ranking com 25,6 mil colaboradores, seguido de Minas
Gerais que contrataram 10,7 mil e Rio de Janeiro com 7,2 mil
colaboradores.
“Sabemos que estamos caminhando rumo aos patamares anteriores e acredito que esse seja sim um momento de comemorar, afinal, foi um ano difícil e de muitas lutas para o setor que finalmente está respirando um pouco mais tranquilo”, finaliza, Nabil Sahyoun.
Nenhum comentário