Verduras e legumes congelados ganham espaço nas prateleiras pela praticidade
Especialista em marketing e CEO da Complement
Consultoria, Juam Rosa, explica o aumento do consumo de alimentos congelados
Quando se trata de
alimentação, os brasileiros costumam ter um paladar diversificado e que vai
muito além do básico. As verduras e legumes são incorporadas a diversos pratos
e fazem toda a diferença no dia a dia da população. Para adicionar ainda mais
praticidade às refeições, muitos optam por comprar os itens congelados.
O CEO da Complement
Consultoria, Juam Rosa, atribui o aumento do consumo de alimentos congelados ao
menor tempo e facilidade de preparo. “Houve um grande aumento na demanda por
produtos que possam ser armazenados por longos períodos. Além disso, as pessoas
priorizam a facilidade dos produtos congelados que, pré-cozidos, mantêm a
proteína e frescor”, explica.
Segundo a Pesquisa de
Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, o consumo desses produtos passou de 24,1%
para 31,1%, considerando somente a população urbana. O crescimento se dá
principalmente devido ao grande número de adultos que moram sozinhos ou
iniciaram a vida a dois, com trabalhos distantes e horários apertados, fazendo
com que os alimentos congelados sejam uma excelente opção para quem não dispõe
de tempo para um preparo mais demorado.
Para os mercados e
comércios especializados, é fundamental se atentar para a tendência e apostar
nesse setor. Juam conta que os supermercados passaram a dar importância após
perceber o aumento considerável na quantidade de clientes que escolhem o
consumo de legumes congelados, seja impulsionados pela opção de vida saudável
ou só pela praticidade com qualidade.
O executivo esclarece
que é necessário ter cuidados especiais com a disposição e apresentação dos
itens. “O tipo de pontos refrigerados onde é centralizada essa exposição nem
sempre está na sua melhor apresentação; algumas vezes com temperaturas altas,
empilhamento inapropriado e excesso de gelo. No entanto, hoje essa tratativa
está bem melhor, com a tecnologia aliada à expertise técnica ajudando a
alcançar ótimos resultados?”, esclarece.
Uma das dicas do
especialista em marketing é utilizar táticas como o cross merchandising, sendo que produtos de
categorias distintas podem se complementar e facilitar a compra com ações
simples, como o lembrete que esses itens podem ser combinados. “É um produto
diferenciado e de nicho, então os cuidados começam desde a aquisição do produto
até a última etapa da venda”, finaliza.
*Juam Rosa é fundador e CEO ativo
da Complement Consultoria e Marketing e da Complementts Consultoria e
Representações, com mais de 20 anos de experiência no mercado atendendo o
varejo supermercadista, atacadista, a indústria e o comércio. Atuam
nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio
Grande do Sul, com modelo de negócio redes de supermercados, lojas de
confecções, lojas e fábricas de móveis planejados, redes de bazar e utilidades
do lar, atuando como consultor e Facilitador em lojas do Varejo de
pequeno e médio porte. O principal foco são os pequenos negócios com lojas
entre 200 e 3.000m². A equipe domina o operacional, comercial, financeiro,
tributário, contábil e administrativo do varejo e frequentemente
implantamos modelos de trabalho e conceitos de operação que vão desde a
abertura de pequenas lojas até a expansão de layout e física de 400 a 1.500m²
com planograma de mercadorias e gestão. Do projeto conceitual à aplicação dos
processos, implementam ferramentas gerenciais simples e eficientes,
testadas e validadas nos mais diferentes modelos de negócios e que a princípio
costumavam ser acessíveis apenas às grandes lojas e franquias.
Sobre a Complement
Consultoria & Marketing
Desde 2006 com um time
de consultores especialistas em varejo, liderada pelo CEO Juam Rosa, a
Complement Consultoria & Marketing atua apresentando soluções nas áreas de
marketing, comercial, financeira, tributária, contábil e administrativa por
meio de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de
operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão.
A empresa atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.
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