4 erros para evitar na hora de fazer a cobrança empresarial
Por Phelipe Alvarez, VP da Intervalor
A cobrança empresarial é um processo
delicado. Entenda neste artigo que não fazer para prejudicar sua
relação com os clientes e garantir seu recebimento.
Realizar a cobrança empresarial é sempre
um processo bem delicado. Para muitos, é quase como pisar em ovos – é preciso
muita atenção e cuidado para preservar o negócio e o relacionamento com os
clientes.
Ainda assim, muitos gestores optam por
manter esse processo como uma função interna, em vez de terceirizar
a cobrança das empresas devedoras.
A saída da terceirização é uma boa
alternativa porque, justamente, foca em evitar problemas. A utilização de
vários canais, além de métodos de abordagem próprios (que levam em consideração
um maior tato com a negociação e satisfação do cliente, por exemplo), otimiza o
processo e reduz a PDD das empresas.
Para as empresas que optam por manter a
cobrança empresarial atrelada à rotina da própria equipe financeira, os
cuidados devem ser redobrados. Qualquer equívoco, mesmo os mais simples, podem
se transformar em uma baita dor de cabeça para os gestores.
Mas afinal, como reconhecer que sua
equipe de cobrança empresarial está errando?
É isso que vamos explorar nesse artigo.
Continue conosco e aprenda como identificar as falhas no seu processo!
Cobrança empresarial interna: o que NÃO
devo fazer
Segundo dados do teste
de estresse feito pelo Banco Central para medir os impactos da
pandemia no sistema financeiro, diante dos possíveis calotes, as provisões
poderiam chegar a quase R$ 400 bilhões em um cenário catastrófico.
Esses dados só aumentam a importância de
um bom trabalho na hora de realizar a cobrança empresarial. Afinal, muitas
vezes o erro não é nem técnico, mas estratégico.
É preciso que sua equipe esteja alinhada
com os critérios da realização dessa tarefa tão distinta. A cobrança lida
diretamente com o dinheiro e a reputação do cliente, tanto quanto a sua.
Então, para não cometer nenhum deslise
em um período como esse, confira os 5 principais erros que você deve evitar na
hora de realizar uma cobrança de empresa:
1# Equipe despreparada para
realizar a cobrança
Como mencionamos acima, é essencial
estar com a parte estratégica da cobrança empresarial afiada. Portanto, um
planejamento deve ser feito para que a equipe esteja preparada para o serviço.
Em conjunto, analise os casos de
inadimplência e monte diferentes propostas razoáveis de cobrança que podem ser
oferecidas ao cliente. Afinal, nem todo caso (quantia, tempo, urgência) é
igual. Ter essa flexibilidade é ideal!
Além disso, procure montar um roteiro
para que a equipe se guia durante a negociação. Assim, você e sua equipe
saberão como engajar com cada perfil de cliente.
2# A cobrança é o único momento de
contato entre você e o cliente
Procure manter uma filosofia de contato
proativo com seus clientes. Afinal, eles estão consumindo seu serviço ou
produto. Então, nada melhor que se mostrar presente e preocupado com suas
demandas e necessidades.
O que isso muda na questão da
inadimplência?
Diretamente, talvez não mude muita
coisa. É claro que o contato após a conta vencer é necessário, mas um diálogo
constante é muito importante.
Indiretamente, mostrará que sua empresa
se importa com o cliente, que é profissional e séria. Assim, ele pode terminar
respeitando ainda mais a sua marca, tornando-se um cliente fidelizado e mais
responsável com seus compromissos financeiros.
3# Divulgar a dívida do cliente com
pessoas que não estejam envolvidas no processo financeiro
Evite ao máximo colocar o cliente em
situações de constrangimento.
Mantenha a questão da dívida
estritamente entre o seu financeiro e o do cliente (seja o responsável pelo
setor ou gestor do negócio). Esse cuidado em si pode ser essencial para que a
negociação da dívida seja bem-sucedida.
4# Exagerar nas cobranças a ponto
de ser tornarem excessivas ou abusivas
Os abusos na cobrança de dívidas podem,
de uma hora para outra, dependendo da sua intensidade, se tornarem casos de
justiça. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC):
Art.
71: Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico
ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro
procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou
interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena de Detenção de 3 meses a 1
ano e multa.
Chegar a esse ponto é difícil, mas sem o
preparo certo, alguém da sua equipe (ou mesmo você) pode deslizar e acabar
sendo incisivo com o cliente. Nesse caso, as consequências podem ser graves,
com chance de penalização na justiça.
Evitar isso, porém, é fácil!
Procure elaborar um plano de ação para seguir na hora da cobrança empresarial. Mantenha sempre uma postura profissional na conversa e preze pela empatia, tentando entender o momento do cliente para que, juntos, vocês possam se acertar.
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