5 estratégias de crescimento para pequenas empresas no e-commerce
Crescer é inovar e investir nos métodos certos abre portas para o sucesso de empresas de todos os nichos. Confira aqui algumas estratégias de crescimento para pequenas empresas no e-commerce!
Para obter lucros, é importante investir nas estratégias certas e assim, conseguir atrair os clientes. Mas, como encontrar formas de se manter no mercado, disputando espaço com grandes empresas?
Veja aqui um conjunto de ações e saiba como aplicá-las estrategicamente para promover o seu pequeno negócio na internet!
Dicas de crescimento para pequenas empresas no e-commerce
1. Invista em estratégias de marketing digital
Para marcar presença no ambiente digital é preciso ir além de ter um site. Afinal, é importante investir em estratégias para estar mais perto do seu público alvo. Algumas delas incluem:
Técnicas de SEO: o site precisa estar otimizado, tanto para mecanismos quanto para usuários. Assim, a sua página estará nas primeiras posições dos buscadores, de forma orgânica, o que é bastante rentável para pequenas empresas, já que não precisa investir em anúncios pagos;
E-mail marketing: deixar de investir nesta estratégia é um grande erro para pequenos negócios, já que o retorno é positivo. Além de ajudar a qualificar leads, também amplia as oportunidades de conversão;
Marketing de conteúdo: produzir conteúdo relevante é muito importante para que as pequenas empresas possam competir com as maiores. Para isso, invista em um conteúdo objetivo e atraente, tanto para postagens em redes sociais e blogs, quanto para outros canais.
Saiba que hoje as empresas que vendem na internet precisam estar em diferentes canais, mas isso não significa estar em todos. Ou seja, para investir nas estratégias que tragam resultados, é preciso estar onde o seu público se encontra.
E para reter a atenção dos seus clientes, trabalhe o marketing de conteúdo de forma atrativa. Por exemplo, se a sua página possui um blog, use-o para sanar dúvidas, demonstrar vantagens, entre outros.
Inclua também um botão de ação, Call to Action, em cada página do blog para que, ao atrair o leitor por meio do conteúdo, ele possa clicar e adquirir os seus serviços ou produtos.
Um site que vende seguros automotivos, por exemplo, pode criar conteúdos com tabelas de preço médio do seguro para determinados modelos de carro, dar dicas, novidades e outras informações úteis. Além disso, deixar sempre um botão CTA disponível para que os usuários do site consigam fazer a cotação do seguro auto sem precisar mudar de página.
2. Valorize a sua equipe
A sua equipe é muito importante para o crescimento do seu negócio. Portanto, invista em seus funcionários para obter resultados mais positivos.
Para começar, identifique quais são os talentos que cada funcionário possui e aperfeiçoe essas habilidades por meio de treinamentos. Além disso, reconheça as conquistas, facilite a comunicação, ofereça recompensas coletivas e treinamentos e mostre o quanto confia na sua equipe.
3. Foque na satisfação do cliente
O cliente é a razão do seu negócio, já que é o que traz lucros. Então, permita um canal de comunicação mais facilitado, de forma a atender o seu cliente.
Não ignore as críticas, já que ajudam a fazer com que os seus produtos ou serviços atendam melhor o seu público-alvo.
4. Busque se diferenciar
Muitas empresas oferecem mais do mesmo e a sua precisa se diferenciar no mercado. Mesmo atuando em um nicho altamente competitivo, ainda assim é importante oferecer um diferencial.
Para isso, invista na criatividade, qualidade nos produtos e serviços, atendimento humanizado e personalizado, técnicas de pós-venda, comunicação visual e outros.
5. Atente-se ao Branding
Atualmente o consumidor está mais atento ao que vai adquirir, e também mais exigente. Entenda que os clientes enxergam as marcas como se fossem pessoas. Então, crie personalidade à sua marca.
Para isso, invista na gestão de marca, contribuindo assim, para entregar mais valor e causar mais impacto nas pessoas. Saiba que branding é mais do que identidade visual, já que inclui toda a estratégia de gestão de marca.
Assim sendo, focar em branding é fazer com que os clientes se identifiquem com a personalidade da marca. Quando o consumidor se torna fã de determinada marca, antes de se apegar ao preço ou ao que o produto oferece como vantagem, ele se identifica com a personalidade dela.
Portanto, quando uma marca atende a essa necessidade, ela se torna única, conquistando cada vez mais espaço relevante entre o público alvo.
Então, preparado para investir nestas estratégias de crescimento para pequenas empresas no e-commerce e conquistar um espaço com clientes fidelizados no mercado?
Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo no site SeguroAuto.org.
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