Avançar em tecnologia sem perder a humanização e o olhar à prevenção
Gabriel Garcez, direto médico do Grupo Conexa
Rafael Mantovani
Por Gabriel
Garcez, diretor médico do Grupo Conexa
Janeiro é um mês de reflexões, recomeços
e que traz para o calendário nacional uma data importante, mas,
infelizmente, pouco fomentada: o Dia Nacional do Enfermo.
Afinal, em meio às discussões recentes sobre a saúde da população mundial,
o que ela nos diz? Qual alerta nos oferece?
Não é preciso se aprofundar muito na
temática para entender que ela nos traz para o cerne da motivação do cuidado
integral, aquele que não se atenta somente à cura de doenças, mas a todas
as dimensões humanas que envolvem o paciente, a família e a
sociedade. Um assunto bastante falado pelos principais players do
segmento, mas que ainda precisa ser trabalhado com constância.
Ao passo que implementamos inovações
tecnológicas, as quais facilitam a vida das pessoas, promovem a
democratização do atendimento médico e garantem acesso a especialistas sem
barreiras geográficas, não podemos nos desvincular da humanização.
Isso porque a ideia de que cada paciente
possui uma enfermidade e para ela há um único diagnóstico, já não condiz com
essa tendência e com a necessidade apresentada por quem passa por
essa experiência. Aquele que busca uma consulta, seja ela presencial ou via
telemedicina, quer, acima de tudo, atenção, orientações de como se manter
saudável, agradece um olhar que vai além de um checklist pronto. Há muito mais do que
questões biológicas. Uma visão holística também leva o
profissional de saúde a ofertar apoio psicológico, social, moral e a
estabilizar o quadro clínico por um conjunto de soluções.
O fato inquestionável é que
gostamos de ser bem tratados, de termos um acompanhamento de nossos planos para
uma vida mais plena e de podermos contar com aqueles que confiamos em qualquer
hora e em qualquer lugar. Mais do que atendimento médico, buscamos
parceria; buscamos incentivo para uma mudança importante em nosso estilo
de vida; queremos celebrar nascimentos, o término de um árduo tratamento para
doenças crônicas; almejamos essa troca positiva.
Nesse sentido, compreendemos que estamos
caminhando a passos largos. A direção está dada, temos profissionais engajados
e logo todos os brasileiros – e por que não dizer o mundo - poderão
desfrutar desse suporte à saúde, como o que vem sendo feito no Projeto
SOS Coração Amazonas, desde fevereiro de 2021. O Grupo Conexa, em
parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia
(SBC), provê atendimento com voluntários em cardiologia para cerca de
19 municípios do Amazonas, que antes não tinham acesso à
especialidade.
Independentemente das inovações que
possamos implementar – veja o advento do 5G e suas possibilidades – jamais
podemos nos esquecer de contemplar aquilo que nos faz humanos e constrói as
nossas relações, sejam elas médicas ou não. Precisamos estar atentos ao
bem-estar, à empatia e à capacidade de sermos diferentes, justamente por aquilo
que nos torna iguais: o acolhimento.
Sobre o Grupo Conexa
Player de saúde digital, o Grupo Conexa
cuida de cerca de 20 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil
profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades. Fundada no Rio de
Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária,
reformulou seu modelo de negócio em 2017 e se tornou uma plataforma de
telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade,
tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e
humanizada.
Em 2020, adquiriu a iMedicina,
desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração
e fidelização de pacientes. Em março deste ano, uniu-se à Psicologia Viva,
maior empresa de saúde mental da América Latina.
A companhia faz parte da Saúde Digital Brasil (SDB) e tem como clientes, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes instituições do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outras. Saiba mais em https://www.conexasaude.com.br/
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