Cachaçaria Nacional encerra 2021 com mais de R$ 6.500 mi de faturamento e expectativa de crescimento de 10% em 2022
Conhecida como a maior loja de cachaças online
no mundo, o e-commerce registrou 29.259 pedidos ao longo do ano até o dia 20 de
dezembro de 2021
Assim como
2020, 2021 não foi um ano fácil para o setor de bebidas, que teve de se
reinventar e adotar novas estratégias para conseguir se manter. O comércio online
foi a melhor maneira para que os empreendedores do setor conseguissem manter o
faturamento. Tanto que, de acordo com a pesquisa NuvemCommerce, feito pela
plataforma Nuvemshop, as lojas virtuais de bebidas alcoólicas dobraram o
faturamento no ano passado. Com o desempenho positivo do setor, a expectativa
de crescer cada vez mais aumentou, principalmente no caso dos produtores e
empreendedores de cachaça.
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da
Cachaça divulgou no final de 2021 as diretrizes estratégicas para o setor até o
ano de 2025. O objetivo é que a bebida esteja entre os três principais
destilados do mundo nos próximos quatro anos. “A cachaça ganhou bastante espaço nos últimos anos pois as
pessoas estão procurando conhecer melhor essa bebida tão versátil e saborosa e
que carrega o DNA do nosso país”, explica Rafael Araújo, criador
da maior loja online de cachaças do mundo, a Cachaçaria Nacional.
Fundada em 2010, a loja possui mais de 2
mil rótulos de cachaças artesanais em seu catálogo, além do maior clube de
assinaturas de cachaças artesanais do Brasil: o ClubeCN. O clube inclusive
registrou 1.924 novos sócios em 2021. Já a loja teve, no total, 1.322.139
visitantes durante o ano passado. Em 2019, ano em que o Brasil ainda não tinha
registrado qualquer caso da Covid-19, o número de visitantes foi de 1.166.254.
“O e-commerce fez com que as pessoas
conhecessem melhor novos produtores de cachaças e os diversos rótulos
disponíveis no mercado, já que muitos achavam que as únicas opções disponíveis
eram aquelas industrializadas que são vistas com frequência em empórios e lojas
de conveniência”,
afirma Araújo. Além da qualidade das cachaças artesanais, outro ponto que chama
a atenção quando é feito o comparativo com as cachaças industrializadas é o
preço. A bebida mais vendida em 2021 na Cachaçaria Nacional foi a Cachaça Do
Chefe Extra Premium, que custa R$149,70.
Envelhecida
por três anos em barris de carvalho francês e com um toque de cachaças
armazenadas em tonéis de amburana, a bebida já conquistou medalha de ouro na
ExpoCachaça em 2020 e medalha de mérito sensorial no mesmo evento em 2021. “Isso mostra o quanto os clientes estão
mais preocupados com a qualidade da bebida”, ressalta Araújo. O
desempenho do setor em 2021 foi tão positivo que o próprio Rafael, que até
então era apenas o dono do e-commerce Cachaçaria Nacional, decidiu se arriscar
e lançar sua própria marca de cachaça no ano passado.
Batizada de Rafael Araújo, a bebida foi
envelhecida por quatro anos em barris de Carvalho Americano de primeiro uso,
cuja garrafa de 700 ml custa R$237,00. No total, a Cachaçaria Nacional
registrou 29.259 pedidos ao longo do ano até o dia 20 de dezembro de 2021. O
faturamento da empresa no ano passado foi mais de R$ 6.500 mi, sendo que em
2020, o e-commerce faturou, no total, R$ 7.412 mi. O motivo do recuo pode ser
explicado pelo o ano de 2020 que foi totalmente atípico pelo início da pandemia
e das lives, uma vez que os consumidores passaram a consumir mais em casa e a
comprar mais pela internet. Porém, se a gente comparar o ano de 2021 com o ano
de 2019 a CN teve um aumento 70%. A expectativa para esse ano é registrar
crescimento de 10%.
“Meu objetivo através da loja é mostrar
a importância das cachaças na história do nosso país e como essa bebida, que
acaba sendo alvo de preconceito por parte de algumas pessoas, possui qualidade
e não fica devendo em nada no comparativo com as bebidas importadas”, finaliza Araújo.
Sobre a Cachaçaria Nacional
A Cachaçaria Nacional é a maior loja de
Cachaças Online do Mundo e oferece mais de 2000 rótulos de cachaças artesanais
de alambiques das principais regiões produtoras do Brasil, além de acessórios
para degustação, barris/dornas, linha gourmet, entre outros. A loja foi fundada
em 25 de janeiro de 2010 por Marcos Paolinelli e Rafael Araújo com o objetivo
de venda direta de cachaças ao consumidor. Os amigos identificaram um gap no
mercado para a comercialização de cachaças em todo território nacional.
Saiba mais em: https://www.cachacarianacional.com.br/
Nenhum comentário