Como alcançar metas profissionais com estratégias de vendas
*Almir Neves
Ano começando e tudo
que é novo costuma trazer motivação, mas a preocupação é a mesma dos meses
anteriores: “como vou bater a meta desse mês?”.
Pensando nessa
preocupação de todos que atuam no mercado de vendas, vamos contar como pode ser
simples alcançar as metas decididas por sua empresa com estratégias.
Antes de tudo, o que
são metas?
Ter mais leads qualificados, aumentar
a comissão, ser mais produtivo, ter mais tempo de qualidade com seu cliente…
Tudo isso são exemplos
de metas para o dia a dia do vendedor, mas o que elas realmente significam?
As metas precisam ser
muito bem descritas, detalhadas e planejadas para que sejam bem executadas e
tenham sucesso no direcionamento.
Resumindo, metas nada
mais são do que objetivos mensuráveis e ligados a prazos. Precisam ser
realizadas para alcançar os objetivos determinados.
Como estipular metas de
vendas?
Para definir suas metas
é necessário analisar alguns pontos, como o mercado em que você atua, seus
índices de crescimento e avaliar a capacidade da sua equipe. Após isso, deve
ser feito um planejamento com os objetivos para que assim, tenha um
direcionamento concreto das ações a serem realizadas. E claro, é importante
conhecer métodos que possam te auxiliar na realização das tarefas, por meio das
estratégias de vendas.
O que são estratégias
de vendas?
Não passa de um conceito
que junta algumas práticas para fazer sua equipe gerar vendas e aumentar
receitas.
Em outras palavras,
estratégia de vendas é saber quais objetivos comerciais atingir, quando e o que
fazer para alcançá-los
Quais os tipos de
estratégias?
Afinal, qual a melhor
abordagem para concretizar uma venda, a tradicional ou uma mais moderna, como Inside Sales?
A resposta é que
depende. Depende do seu mercado, do seu público alvo e de alguns outros
fatores. Também não há nada de errado em unir os dois.
Além desses modelos
citados, existem alguns outros como:
Call to action: A ideia é mostrar ao
cliente os benefícios alcançados por meio da contratação dos serviços de um
contador.
PICO: Essa estratégia é
baseada em etapas bem específicas e que devem ser aplicadas em ordem. Funciona
também como uma espécie de roteiro para ser seguido durante o processo de
negociação
Rapport: Funciona como uma
espécie de complemento às outras estratégias de vendas. A ideia principal é
valorizar a fala do cliente, sendo assim, a recomendação principal é praticar a
escuta ativa e a preocupação genuína com o sucesso do cliente.
Existem vários outros.
O ideal é avaliar qual o melhor para seu tipo de negócio.
Quais os principais
passos para montar uma boa estratégia?
1- Conheça seu mercado.
O primeiro passo é
conhecer bem o nicho de mercado em que você atua e as pessoas que fazem parte
dessa vertical. Assim, você já consegue encontrar diversos clientes em potencial
e trabalhar suas próximas estratégias de um jeito mais personalizado.
2- Defina os objetivos
da empresa
Como uma empresa que
não tem metas vai crescer ou aumentar os lucros?
Falamos anteriormente
sobre a importância de ter seus objetivos e prazos definidos desde o início,
pois já acelera muitas coisas.
Seja específico na
definição e conte com a ajuda dos profissionais responsáveis por atingi-los.
Boas metas têm prazos e
exigem bom planejamento, senão serão apenas sonhos que você pode adiar várias
vezes. Definir metas muito vagas ou fantasiosas é um fato que você precisa
evitar.
3- Automatize algumas
tarefas
Mesmo com altos volumes
de dados, o trabalho se torna menos complexo ao passo que permite uma análise
exata. Uma boa opção para automatizar boa parte das tarefas manuais e ganhar
não só produtividade, mas também eficácia, é o CRM.
4- Monte um funil de
vendas
O funil representa o
caminho que seus leads
precisam percorrer desde que conhecem sua empresa, até comprarem dela ou
contratarem seus serviços.
5- Utilize Inteligência
Artificial
Vivemos falando aqui do
quanto ela otimiza processos e te proporciona uma venda mais qualificada.
A Inteligência
Artificial é fundamental no processo de vendas, seja ele atrelado a um CRM,
como o da HubSpot, que fornecerá um lead
qualificado e irá acompanhar o processo da venda ou um assistente virtual como
o Jordan que proporciona um conhecimento sobre o comportamento de compra de
cada cliente, usando algoritmos que atuam desde a transformação de voz em
conjunto de textos e dados até a compreensão desses dados dentro de um
determinado CRM, transformando isso tudo novamente em voz em fração de
segundos.
Acho que deu para
perceber que usar as estratégias de vendas com sabedoria é fundamental para
conseguir se destacar em meio a um mar de concorrentes, né?
Agora, você tem em mãos
tudo o que precisa para alcançar metas e duplicar suas vendas!
Ah, e é claro que ter o
Jordan de assistente irá dar um passo mais próximo disso.
*Almir Neves é fundador da hubkn,
empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento
de cinco startups.
Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade de
Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças
pela FAE.
Sobre a hubkn
A hubkn faz parte do avanço tecnológico contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas, fazendo com que eles se mantenham criativos e tenham as informações necessárias para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas por meio de Inteligência Artificial, o Jordan.
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