Últimas

Conheça os 16 TCCs da pós-graduação Neurociência na Escola do Singularidades

Entender o funcionamento do cérebro é uma habilidade fundamental para melhorar o aprendizado dos estudantes. Neste sentido, a neurociências vem ganhando cada vez mais espaço no desenvolvimento da educação.

O curso de pós-graduação Neurociência na Escola do Instituto Singularidades não propõe metodologias para a sala de aula, nem pretende “biologizar” os processos de aprendizagem. O objetivo é fazer o profissional da educação (re) pensar suas práticas e entender como o cérebro aprende.

Conheça abaixo os 16 trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação Neurociência na Escola do Singularidades. Os TCCs abordam diversos temas da atualidade, como as competências socioemocionais, o professor cientista, educação inclusiva, comunicação não violenta, entre outros.

A íntegra dos trabalhos está em

https://materiais.institutosingularidades.edu.br/tcc-neurociencias

1- Neurociência e visible thinking: promovendo engajamento, aprendizagem e independência na sala de aula, por Bianca Duarte Nunes.

2 - A neurociência e a construção de competências socioemocionais na escola - benefícios e desafios na implementação de currículos e práticas pedagógicas, por Ceila Luiza Pastório.

3 - Mito ou verdade: desvendando o sono, por Fernanda Honji Saviano.

4 - O sono e as funções cognitivas: suas implicações no processo de aprendizagem em crianças de idade pré-escolar, Gabriela Engelmann Cunha.

5 - O desenvolvimento da autonomia em crianças de 6 a 10 anos: um olhar da neurociência, por Henriqueta Torres Grubba.

6 - Transmedia storytelling para o ensino da língua inglesa na primeira infância: diálogos com a neurociência, por Isabel Prossi de Moraes.

7 - Ser professor cientista - Relatos de uma pós-graduação: das contribuições das neurociências para a educação, por Maíra B. Namura.

8 - O desenvolvimento das funções executivas e a alfabetização: um guia prático, por Maria Gabriela Poliszuk Moraes.

9 - Entendendo as competências socioemocionais e as funções executivas: um guia prático para famílias e educadores sobre o cérebro do bebê, por Mariana Andrade.

10 - O olhar das neurociências sobre o papel do erro na aprendizagem de crianças, nas séries iniciais do ensino fundamental: relato das experiências da produção de um documentário, Mariana Pinheiro da Silva.

11 - As contribuições da neurociência na educação inclusiva e na educação especial na perspectiva inclusiva, por Marina Dias Fragoso.

12 - Os jogos teatrais e desenvolvimento infantil - educação e neurociência na escola: um guia para educadores, por Mirian Gomes da Silva.

13 - O desenvolvimento do pensamento algébrico no 8° ano do ensino fundamental e as contribuições da neurociência e da neuropsicopedagogia, Mônica Taborda dos Santos Barbosa.

14 - Comunicação não-violenta, neurociências e educação: um ensaio sobre essa relação, por Sarah Braga.

15 - Ioga como ferramenta de aprendizagem na sala de aula, por Vivian Tiemi Sugano.

16 - O desenho infantil e a sua contribuição no desenvolvimento da escrita, por Wilma Menezes Barbosa.

 

Saiba mais sobre a pós-graduação Neurociência na Escola em

https://institutosingularidades.edu.br/neurociencia-na-escola/

Nenhum comentário