Conheça os 16 TCCs da pós-graduação Neurociência na Escola do Singularidades
Entender
o funcionamento do cérebro é uma habilidade fundamental para melhorar o
aprendizado dos estudantes. Neste sentido, a neurociências vem ganhando cada
vez mais espaço no desenvolvimento da educação.
O
curso de pós-graduação Neurociência na Escola do Instituto Singularidades não propõe
metodologias para a sala de aula, nem pretende “biologizar” os processos de
aprendizagem. O objetivo é fazer o profissional da educação (re) pensar suas
práticas e entender como o cérebro aprende.
Conheça
abaixo os 16 trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação Neurociência na
Escola do Singularidades. Os TCCs abordam diversos temas da atualidade, como as
competências socioemocionais, o professor cientista, educação inclusiva,
comunicação não violenta, entre outros.
A
íntegra dos trabalhos está em
https://materiais.institutosingularidades.edu.br/tcc-neurociencias
1-
Neurociência e visible thinking: promovendo engajamento, aprendizagem e
independência na sala de aula, por Bianca Duarte Nunes.
2
- A neurociência e a construção de competências socioemocionais na escola -
benefícios e desafios na implementação de currículos e práticas pedagógicas,
por Ceila Luiza Pastório.
3
- Mito ou verdade: desvendando o sono, por Fernanda Honji
Saviano.
4
- O sono e as funções cognitivas: suas implicações no processo de aprendizagem
em crianças de idade pré-escolar, Gabriela Engelmann Cunha.
5
- O desenvolvimento da autonomia em crianças de 6 a 10 anos: um olhar da
neurociência, por Henriqueta Torres Grubba.
6
- Transmedia storytelling para o ensino da língua inglesa na primeira infância:
diálogos com a neurociência, por Isabel Prossi de Moraes.
7
- Ser professor cientista - Relatos de uma pós-graduação: das contribuições das
neurociências para a educação, por Maíra B. Namura.
8
- O desenvolvimento das funções executivas e a alfabetização: um guia prático,
por Maria Gabriela Poliszuk Moraes.
9
- Entendendo as competências socioemocionais e as funções executivas: um guia
prático para famílias e educadores sobre o cérebro do bebê, por Mariana
Andrade.
10
- O olhar das neurociências sobre o papel do erro na aprendizagem de crianças,
nas séries iniciais do ensino fundamental: relato das experiências da produção
de um documentário, Mariana Pinheiro da Silva.
11
- As contribuições da neurociência na educação inclusiva e na educação especial
na perspectiva inclusiva, por Marina Dias Fragoso.
12
- Os jogos teatrais e desenvolvimento infantil - educação e neurociência na
escola: um guia para educadores, por Mirian Gomes da
Silva.
13
- O desenvolvimento do pensamento algébrico no 8° ano do ensino fundamental e
as contribuições da neurociência e da neuropsicopedagogia, Mônica
Taborda dos Santos Barbosa.
14
- Comunicação não-violenta, neurociências e educação: um ensaio sobre essa
relação, por Sarah Braga.
15
- Ioga como ferramenta de aprendizagem na sala de aula, por Vivian
Tiemi Sugano.
16
- O desenho infantil e a sua contribuição no desenvolvimento da escrita,
por Wilma Menezes Barbosa.
Saiba
mais sobre a pós-graduação Neurociência na Escola em
https://institutosingularidades.edu.br/neurociencia-na-escola/
Nenhum comentário