Crefisa utiliza Microsoft Azure para criar uma plataforma inovadora de Open Finance e colaboração interna
Mirando nas oportunidades do Open Finance,
empresa implementou tecnologia para alavancar novos modelos de negócios e
capturar ganhos em eficiência e inovação
São Paulo, 04
de janeiro de 2022. O mercado
financeiro vem se reinventando ao longo dos últimos meses a fim de acompanhar
um movimento crescente em digitalização de jornadas e hiper-personalização da
experiência dos consumidores bancários e novos modelos híbridos de trabalho e
colaboração. Para estar adiante nessa transformação,
a Crefisa, empresa de crédito pessoal, se juntou à Cloud Target, empresa
fornecedora de tecnologia, para implementar sua plataforma de Open Finance
utilizando a nuvem Microsoft Azure, assim como o Microsoft 365, plataforma de
colaboração, para apoiar suas atividades diárias e comunicação entre os times.
De acordo com Daniel Conrado Diniz,
superintendente de Infraestrutura de TI da Crefisa, o uso da nuvem somado à
infraestrutura on-premises da companhia começou a ser planejado ainda em 2020
quando foram identificadas oportunidades de inovação, otimização de recursos e
ganhos em eficiência operacional em diversos processos, e foi a partir disto
que o projeto de serviço para o Open Finance nasceu, já em nuvem pública. “Além
da agilidade na construção do ambiente de infraestrutura, a nuvem nos
possibilita escalabilidade, potencial de utilização de tecnologias mais
avançadas e crescimento rápido. Ainda, a implementação contou com a capacitação
da nossa equipe de tecnologia por meio de treinamentos e apoio técnico”,
comenta.
“Colocamos o nosso time de arquitetura
para ajudar o cliente a estimar o consumo e melhores práticas de uso da solução
Azure, consolidando a decisão para a sua implementação para este e novos
projetos. Ainda, criamos recursos para o compartilhamento de conhecimento entre
as equipes de tecnologia, uma frente de treinamento e certificação com o apoio
da Microsoft e oferta de suporte para novas necessidades de arquitetura e
desenho de soluções em nuvem”, diz Erik
Baptista, CEO da Cloud Target.
Como parte desse roadmap de
transformação digital, a Crefisa também está inovando nos modelos de força de
trabalho do futuro, colaboração e produtividade com seus colaboradores, que se
comunicam entre sí tanto no modelo de trabalho remoto, quanto para a atuação em
modelo híbrido. Antigamente, a companhia contava com um ambiente com múltiplas
tecnologias de colaboração o que dificultava a interação entre as equipes e
tornava o trabalho do time de TI mais complexo, uma vez que era necessária a
atualização de diferentes ferramentas. “Poucas pessoas tinham conhecimento de
todas as plataformas e algumas tecnologias não eram liberadas para uso no
ambiente da Crefisa - o que tornava necessário o uso de dispositivos pessoais
como celulares e tablets, sem uma solução integrada e protocolos de segurança,
para que a comunicação fosse realizada”, diz Daniel.
Atualmente, a companhia está fazendo a
migração para o Microsoft 365 com o uso complementar do Microsoft Teams,
plataforma de comunicação em nuvem, como forma de padronização para toda a
companhia, com o objetivo de garantir a rapidez e a eficácia nas interações
para cerca de 800 funcionários.
Além disso, a Crefisa busca desenvolver
novos projetos com serviços inteligentes na nuvem Microsoft Azure, como parte
de sua estratégia de inovação, como onboarding digital sem fricção com uso de Inteligência Artificial (IA)
e biometria avançada para aumentar a eficiência na aquisição de clientes, tudo
isso aliado ao uso das melhoras práticas de desenvolvimento de inovação em
modelo ágil. “A tecnologia em nuvem, combinada com transformação de dados,
analítico e IA, podem diferenciar ainda mais o posicionamento da Crefisa no
mercado financeiro, desenvolvendo novos modelos de negócios com o ecossistema
através da APIs abertas, bem como com o uso de analytics e machine learning, criando
uma visão 360º de seu ciclo de vida financeiro através da gestão de
consentimento. Com isso a Crefisa, poderá racionalizar cada vez mais seu
portfólio de produtos com soluções de crédito adequadas a cada perfil de
cliente”, afirma Priscyla Laham, vice-presidente de Vendas para o Mercado
Corporativo & PMEs da Microsoft Brasil.
Sobre a Cloud
Target
A CLOUD TARGET tem a missão de ajudar
pessoas e corporações em suas jornadas ao desenvolvimento digital e hoje é um
dos principais parceiros Gold Microsoft com soluções em Cloud Computing,
focadas em Produtividade, Segurança e Governança. Reconhecida como parceiro de
destaque LATAM pela Microsoft 2020, tem especializações avançadas em trabalho
remoto e gerenciamento de identidade e acesso. Oferece aos seus clientes
equipe de mais de 50 especialistas além de uma Central de Segurança (Cyber
Defense Center) e Monitoramento / Gerenciamento (Hybrid Managed Services) com
operação 24x7 em 3 idiomas.
Sobre a
Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.
Nenhum comentário