Cresce 73% número de brasileiros com conta exclusivamente digital
Confiança do brasileiro nas fintechs cresceu
nos últimos anos e a tendência é popularizar ainda mais a tecnologia
A pandemia
acelerou a digitalização dos serviços e de diversas atividades. Com isso, os
bancos digitais ganharam espaço na vida dos brasileiros: 42% já são clientes de
alguma fintech, mostrou uma pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a
TecBan. “Os bancos
digitais que já estavam preparados para atender com qualidade pelo celular, sem
a interação presencial com o cliente, se destacaram e atraíram um público ainda
maior com a pandemia”, explica o diretor financeiro do Popibank, Marcelo
Pereira.
Um outro
estudo, o Global Digital Banking Index 2021, mostrou que os brasileiros são o
povo com maior índice de contas bancárias exclusivamente digitais. Segundo o
levantamento, o número de pessoas com conta deste formato saltou de 25,4% em
2018 para 44% em 2020, um crescimento de 73%.
O
levantamento, que ouviu 47 mil pessoas em 28 países, mostrou que o brasileiro
utiliza mais o smartphone do que a média global. “E essa quantidade de uso não acontece apenas nas redes
sociais, mas em outros setores e serviços ofertados diretamente pelo celular,
que oferecem uma experiência rápida, segura e eficiente”,
avalia Pereira.
O motivo do
sucesso das fintechs, afirma Pereira, é a simplicidade, praticidade e
objetividade para resolver questões bancárias e financeiras pelos apps. “E esse crescimento trouxe benefícios
para os clientes. A grande concorrência faz com que as empresas ofereçam várias
vantagens para atrair usuários”, diz.
Confiança
De acordo
com o levantamento Global Digital Banking Index 2021, a segurança, que sempre
foi um ponto que causava temor nos usuários de serviços online, já não é mais
uma ‘pedra no sapato’ dos clientes dos bancos digitais. Entre os brasileiros,
78% declararam confiança para compartilhar dados com as instituições.
Entre os que
não utilizam os bancos digitais, 47% afirmam estar felizes com a instituição
atual e 42% dizem não estar familiarizados com os serviços financeiros
completamente digitais. “Ainda
há uma parcela da população que não confia em realizar transações ou tomar
decisões pelo celular, mas com a tecnologia avançando cada vez mais e
facilitando processos, acredito que em breve a maioria da população terá contas
exclusivamente digitais”, pontua o diretor financeiro do
Popibank.
Marcelo
Pereira é diretor financeiro do Popibank e
especialista em economia,
banco digital e fintechs
Nenhum comentário