Últimas

Dia Internacional da Educação: 4 livros para os educadores

Campanha da Disal traz livros que buscam promover a inclusão e a leitura em sala de aula

As férias estão chegando ao fim e não são só as crianças que retornam às salas de aula. O início do ano simboliza um novo desafio para os professores, isso porque eles irão lidar com mais um grupo diferente e, com isso, seguir aprimorando a maneira de ensinar. No Dia Internacional da Educação, a Disal preparou uma campanha especial, indicando 4 livros que podem ajudar na evolução profissional e fazer o retorno às salas serem ainda mais fáceis.

Comemorada em 24 de janeiro, a data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de reforçar que a educação é a principal ferramenta para selar a paz e o desenvolvimento no mundo.  Pensando nos professores, que são os agentes de transformação, a Disal separou títulos que apresentam novas técnicas de ensino.

 

Professor, acredite em si mesmo – Hamilton Werneck

Quanto às relações entre professores e alunos, recomenda o relatório Faure abolir a palavra mestre porque o professor é chamado a tornar-se, cada vez mais, um conselheiro e um interlocutor. O papel principal não será o de ensinar como o que detém conhecimentos, mas o que é capaz de interagir, discutir, animar, compreender e encorajar. Como decorrência, o ato educativo deveria passar do processo de aprendizagem que tende, cada vez mais, a sobrepor-se ao processo de ensino. A escola brasileira insiste no teaching e não consegue entender que os alunos estão, cada vez menos motivados porque não se dá a eles a oportunidade de praticar o learning.

Saiba mais:  https://cutt.ly/jIEoAdB

 

Inclusão na prática – Rossana Ramos

Destinado a educadores de todos os níveis de ensino e a pais, este livro mostra como a escola pode se transformar no palco da verdadeira educação inclusiva. Para Rossana Ramos, crianças e adolescentes com deficiência – seja ela física, mental ou múltipla – não devem frequentar instituições especiais. Ao contrário, precisam interagir com crianças e adultos sem deficiência para, assim, adquirir habilidades e algum grau de autonomia. Baseando-se em sua experiência como pioneira da inclusão no Brasil, ela desfaz diversos mitos que rodeiam o assunto. Além disso, relata casos bem-sucedidos de alunos que superaram dificuldades e, a seu modo, desenvolveram muitas habilidades – provando que, nesse trajeto, a parceria escola/pais/educadores é fundamental.

Saiba mais: https://cutt.ly/sIEarXy

 

Alfabetizar letrando com a literatura infantil – Fabiano Moraes

Com o objetivo de sugerir práticas letramento literário para crianças em processo de alfabetização, neste livro os autores destacam características específicas da literatura infantil (como seus aspectos lúdico e onírico), apresentam a trajetória desse gênero literário, ressaltam a sua importância no processo de tradução de saberes e de reinvenção do mundo e revisitam criticamente clássicos infantis. Também são apresentadas propostas de atividades a partir de versões contemporâneas dos clássicos, de livros que contribuem com a transformação do sujeito e do mundo e de obras da literatura infantil que dialogam com outros gêneros do discurso.

Saiba mais: https://cutt.ly/tIEjwNM

 

Atividades criativas e corporais para a educação infantil – Carmem Machado

A proposta deste livro é apresentar esquemas de atividades para serem realizadas na educação infantil ao mesmo tempo em que pretende valorizar o papel da expressão corporal na prática pedagógica. A autora se propõe a definir e mostrar a importância da expressão corporal como ferramenta de sustentação da ação pedagógica.

Saiba mais em: https://cutt.ly/2IEdyN0


Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 420 editoras e mais de 500 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br

Nenhum comentário