EDUCAÇÃO 2022 | A nova Era da Educação traz demandas familiares inéditas para o ano letivo
Por Claudio Sassaki
A
pandemia tornou a educação visível para diferentes atores do ecossistema
escolar. Os pais estão mais próximos e enxergando o processo de aprendizagem em
detalhes; os professores – em busca de alternativas de avaliação a distância –
estão vendo o quanto o aluno aprendeu ou não; a escola passa a ser cobrada por
essa efetividade no aprendizado e começa a se questionar. Estamos falando do
início de uma nova Era da
Educação: um período que será marcado pela transformação. A sala de
aula rompeu as fronteiras da escola e nada será como antes. Essa é a face mais
clara da transformação. Não será o velho diagrama de aula, dependente de um
material didático estático e na prestação de serviços educacionais. A
experiência da educação durante a pandemia alterou as relações; no futuro
pós-covid, os educadores terão que lidar com novas exigências trazidas pelas
próprias famílias e pelos alunos. Essa conversa já começou dentro de muitos
lares brasileiros.
Na nova Era da Educação, teremos famílias com novas
expectativas que demandam uma escola mais conectada (o aluno pode aprender de
qualquer lugar); mais visível (dados e acompanhamento de resultados do
aprendizado em tempo real); mais personalizada (respeitando e incentivando a
individualidade do estudante); e mais ativa (focada em habilidades e
competências). Esses elementos resultam em uma formação mais integral, que une
conteúdo acadêmico e socioemocional. Devemos trabalhar com uma modalidade mais
híbrida – presencial e remota, juntas – com melhor uso da tecnologia para essa
educação fluida e interconectada. A concepção de que o ensino-aprendizagem
ocorre somente nas quatro paredes da sala de aula não faz mais sentido. Na
prática, as escolas têm que se diferenciar; mostrar que não se resumem a um
material e a uma plataforma. Essa nova educação exige reinvenção! A experiência
precisa ser mais ampla.
As escolas devem ser capazes de criar
uma experiência educacional nova com conexão e flexibilidade; conduzirem um
acompanhamento constante e uma aprendizagem visível; serviço personalizado. As
que, também, gerarem um resultado para além da aula; as que investirem tanto na
preparação para vestibulares/ENEM quanto no desenvolvimento socioemocional.
Estamos falando de uma nova forma de pensar que muda o foco de quantidade de
itens ofertados pelas escolas (independente da necessidade do aluno e da
família) para um novo futuro com foco no relacionamento e na percepção de valor
– ao centro, a experiência que atende necessidades reais de alunos e
familiares. O espaço não é apenas a escola; a experiência de estudar se amplia
para outros espaços da vida do aluno. O processo deixa de ser obscuro para ser
visível. Uma outra forma de valorizar a educação.
Para auxiliar as escolas nesse processo
rumo à nova era da educação, a Geekie já tem atuado para tornar a aprendizagem
visível, conectada, ativa e personalizada. Com o Geekie One – que alia material didático digital
à tecnologia integrada e à prática pedagógica –, trazemos integração e fluidez
da tecnologia com a mediação do professor. Essa solução não foi adaptada para
esse novo momento; ela foi construída pela visão e leitura do futuro que a
Geekie sempre teve. Há quatro anos criamos uma plataforma em que cada aluno
importa e é enxergado como único; cada escola é vista de acordo com a sua
própria realidade. Com isso, oferecemos um planejamento flexível, sobretudo
pós-pandemia – um momento em que a escola precisa de soluções que deem suporte
à adequação curricular. Com o Geekie One, toda a comunidade escolar é
contemplada: professores conseguem elaborar provas, trabalhos e listas de
exercícios com alguns cliques; a coordenação, gestão e até as famílias
conseguem acompanhar o desempenho e engajamento dos estudantes e das turmas com
os relatórios de dados e evidências; e alunos contam com o Plano de Estudos
Personalizado para se recuperar de eventuais defasagens ou ir além na
aprendizagem.
Nessa funcionalidade específica, estou
falando da inteligência artificial usada com intencionalidade pedagógica – um
campo no qual a Geekie é referência internacional e já impactou mais de 12
milhões de estudantes ao longo de sua história. Na prática, quando o aluno faz
um exercício, uma prova ou assiste a uma videoaula, a plataforma gera dados e
identifica as principais dificuldades do estudante. A partir daí, o Geekie One sugere um plano
de estudos personalizado com conteúdos e exercícios adequados ao
desenvolvimento e à superação dos desafios do aluno e integrado ao planejamento
curricular de cada professor de cada área do conhecimento.
Na volta às aulas presenciais, os
colégios vão ter que lidar com estudantes em diferentes estágios – há os que se
adaptaram com as aulas a distância e assimilaram o conteúdo; outros que não; o
Novo Ensino Médio também é um outro desafio bem relevante. Com o Geekie One, todos os
cenários são contemplados; a solução é, também, a mais eficiente para a “Era do
Relacionamento com as Famílias”, porque traz conexão, visibilidade,
personalização, resultado, flexibilidade, avaliação e habilidades. Esse é o
futuro da educação!
| Claudio Sassaki é mestre em Educação pela Stanford University; graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e cofundador da Geekie, empresa referência em educação com apoio de tecnologia no Brasil e no mundo.
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