Últimas

Entenda como Uniformes podem contribuir para o marketing


 

Por incrível que pareça, as roupas, tanto casuais quanto uniformes, são uma forma que o ser humano encontrou de se expressar. Apresentar a sua personalidade e até de seu profissionalismo através das vestimentas contribui para mostrar uma identidade. 

Afinal, a maneira de se vestir se tornou um instrumento de reconhecimento, passando confiança e profissionalismo. 

Diante desses dados, o uso de uniformes empresariais se tornou uma ferramenta de marketing. Aqueles funcionários que utilizam uniformes são vistos como pessoas que, literalmente, vestem a camisa da empresa. 

De acordo com pesquisas, as companhias que adotam os uniformes como vestimentas passam mais confiabilidade, possuindo mais probabilidade de ter um bom desempenho em seus serviços, além de serem mais atraentes para os clientes em potencial.

Relação entre o uniforme e o marketing de uma empresa

Existe uma ligação entre a imagem que é projetada para os clientes e a probabilidade de eles realizarem uma compra.

Uniformes e roupas de trabalho tornaram-se uma responsabilidade e um ponto de enfoque importante para as equipes de marketing em todos os tipos de setores de negócios.

Ou seja, se refere a ambientes tanto públicos quanto associações e de setor privado, como uma empresa de aluguel de ônibus para passeio.

Observando por este ângulo, o uniforme é extremamente importante para novas empresas estabelecerem uma identidade de marca. Isso permitirá que elas se destaquem entre os concorrentes, pois irão possuir um ponto diferencial.

A marca é o que torna o negócio único e acabará se transformando no ponto de venda que ajuda as pessoas a escolherem seu produto ou serviço em detrimento dos demais, afinal, como dito anteriormente, um uniforme transmite confiabilidade. 

Quando se trata de uniformes, é possível utilizá-los como um caminho de estabelecimento de sua marca. 

Portanto, foque em criar uma aparência única, com uma boa paleta de cores e que não fuja da identidade visual da organização, para que dessa maneira as pessoas associem facilmente o uniforme a empresa.

Quais as vantagens de aderir ao uniforme empresarial? 

Um uniforme empresarial pode trazer diversas vantagens para o seu negócio, como:

  • Promove maior segurança;

  • Facilita a distinção entre funcionário e cliente;

  • É possível diferenciar os cargos dos colaboradores;

  • É uma ferramenta de divulgação;

  • Contribui com a construção da marca. 

Em resumo, além de proteger os funcionários e construir uma atmosfera profissional, os uniformes podem ser utilizados como um veículo de marketing.

1 - Segurança e profissionalismo 

A maior vantagem de aderir a utilização de uniformes é a proteção do cliente e do funcionário contra riscos biológicos, químicos e físicos. 

Por exemplo, um funcionário que realiza raio x para cachorro precisa de um uniforme para se proteger das radiações emitidas durante esse procedimento ou de possíveis ataques e líquidos dos animais que estão fazendo o exame. 

Além dessa proteção, o uniforme transmite mais profissionalismo, visto que demonstra que o empreendedor é alguém preocupado com a saúde do colaborador e até mesmo do cliente.

Nesse sentido, é possível divulgar o profissionalismo da sua empresa por meio da confecção de uniformes apropriados para serviços específicos da empresa. 

Investir em uniformes mostra que o empresário se preocupa com a opinião e a experiência de seus clientes, e também garante que seus funcionários sempre projetem uma aparência profissional e organizada quando estiverem no trabalho.

Portanto, é essencial que os uniformes estejam sempre limpos e asseados, para que a imagem da companhia não seja deturpada.

Além de precisarem ser bem planejados, para que possam cumprir com as regras e proporcionar a segurança desejada.  

Colaboradores que realizam a manutenção de forno industrial devem, preferencialmente, utilizar uniformes com blusas de manga comprida e calças para a proteção total do corpo, assim, evitam-se queimaduras e contaminações com partículas e bactérias. 

Na verdade, uma porcentagem considerável de profissões necessitam de uniformes completos, tanto para evitar a contaminação de pacientes, alimentos ou outros produtos que necessitam de um alto grau de limpeza. 

Como também para evitar acidentes de trabalho com os funcionários, como no caso de médicos e enfermeiros, auxiliares de limpeza, cozinheiros, entre outros. 

2 - Distinção dos funcionários 

Quantas vezes você já confundiu o cliente de uma loja com algum funcionário? Essa situação é algo muito comum em empresas que não utilizam uniformes completos.

Por exemplo, quando você entra em uma loja de limpeza de poço artesiano, normalmente a primeira coisa a se fazer é procurar um funcionário para sanar algumas dúvidas e fornecer informações a respeito dos produtos. 

Entretanto, é comum não conseguir distinguir o funcionário dos outros clientes, caso ele não tenha uniforme. 

Diante disso, é interessante adotar uniformes para construir a imagem da empresa, favorecendo a distinção de trabalhadores e clientes. Até mesmo a diferenciação de cargos com uniformes fica muito mais fácil solicitar o gerente, quando necessário. 

Contudo, também existe o inverso dessa situação. Alguma vez você já confundiu um outro cliente com um funcionário só porque ele usava roupas parecidas com os uniformes? 

Sem dúvidas, trata-se de uma situação desagradável, uma vez que gera constrangimento em ambos os envolvidos.

No entanto, para o dono do negócio é algo bom, pois demonstra como a sua marca está sendo reconhecida pelas pessoas através do uniforme dos funcionários.

A maior parte das pessoas sabem como são os uniformes dos funcionários das grandes redes de fast food, de garçons e de empresas que fabricam bomba hidráulica industrial, o que demonstra o sucesso do marketing dessas empresas. 

3 - Logotipo da sua empresa 

Os uniformes de seus funcionários são o lugar perfeito para exibir o logotipo da sua empresa. Seja uma imagem, uma palavra ou uma combinação de ambos, seu logotipo desempenha um papel importante no que torna sua marca identificável.

Um logotipo em uma sacola ou caixa permite que as pessoas saibam onde você gosta de fazer compras.

Já o logotipo nos uniformes da organização permite que seus clientes saibam exatamente onde trabalham e a quem podem recorrer para obter assistência e respostas para suas perguntas.

Por exemplo, as chances de alguém abordar um funcionário utilizando o uniforme de uma borracharia 24 horas são maiores, afinal, esse possível cliente terá consciência de onde este funcionário trabalha, podendo até mesmo tirar suas dúvidas com ele.

Isso é algo comum e corriqueiro quando funcionários estão indo trabalhar com o uniforme ou saem do serviço para comprar algo ao voltar para casa. É uma pequena chance, mas que não deve ser desperdiçada. 

Diferentemente daqueles funcionários que trabalham com roupas casuais, como jeans e camisas pretas. Não é possível identificar a onde eles prestam serviços.

Deste modo, a probabilidade de um cliente em potencial identificá-los como funcionários de um determinado negócio reduz significativamente. 

Divulgação da cultura da organização através do design 

O estilo dos uniformes dos funcionários reflete a cultura de uma empresa. Ou seja, se o estilo for casual, isso mostra que o ambiente e a cultura do seu negócio são mais descontraídos do que em outros lugares. 

Empresas que prestam serviços diferenciados, como um passeador de cães preço, podem utilizar uniformes mais informais.

Se estiver mais perto de ser um negócio formal, com funcionários que devem se vestir com roupas sociais, os clientes provavelmente podem esperar uma atmosfera muito mais rígida e refinada. 

Portanto, considere as peças que você incorpora em seus uniformes, incluindo camisetas, polos, calças, vestidos, saias, gravatas, casacos esportivos ou camisas de botão.

Em um ambiente corporativo refinado, até mesmo os colaboradores de cargos que não precisam de graduação utilizam uniformes sociais finos, como é o caso de copeiras e faxineiras. 

Outro ponto importante é que os funcionários de maneira geral precisam de uniformes confortáveis, que se enquadre com as suas necessidades e atividades. 

Portanto, sempre dê preferência ao bem-estar dos colaboradores, seja ele um cardiologista para atletas ou auxiliar de escritório. Nos últimos anos, a maior parte das empresas têm tido esse enfoque. 

Um exemplo claro disso são os uniformes policiais, que deixaram de ser tão socais e pouco flexíveis, além de variarem com a região. 

Alguns locais costeiros utilizam uniformes adequados para a temperatura quente da região, enquanto em locais montanhosos, há a preferência por uniformes quentes. 

Conclusões finais

Como foi possível notar ao longo deste artigo, é necessário levar em consideração diversos pontos para a adoção do uso de uniforme dentro do ambiente empresarial. 

Afinal, esse tipo de vestimenta se torna uma ferramenta de marketing, ou seja, um veículo para propagar o logotipo, a paleta de cores e a cultura da empresa.

Além de transmitir profissionalismo e o sentimento de que a companhia se importa genuinamente com seus colaboradores e clientes, tanto na proteção contra acidentes de trabalho, quanto na imagem profissional. 

Dessa forma, o uniforme é uma oportunidade indispensável para qualquer empreendedor que deseje expandir seu negócio e aumentar sua lucratividade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário