Estudo da IBM: 86% dos negócios na América Latina possuem estratégia de sustentabilidade, mas apenas 37% o implementaram
Apesar
da sustentabilidade ocupar um lugar central nas estratégias de negócios, um
recente estudo
do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que 72% das empresas possuem uma meta de
emissões de carbono líquido zero, mas para muitas dessas
organizações existe uma lacuna entre definir metas de sustentabilidade
ambiental e tomar medidas para realizá-las.
O novo
estudo, feito com quase 2.000 executivos em 32 países em indústrias orientadas
para a manufatura, mostra que as organizações estão priorizando a
sustentabilidade, mas também enfrentando desafios na execução de suas estratégias.
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Aqui
estão os principais resultados na América Latina:
- A sustentabilidade assumirá um
maior destaque nos próximos 3 anos:
- 59% das organizações
pesquisadas veem a sustentabilidade ambiental como uma de suas principais
prioridades no futuro, em comparação com 38% que já mencionam como
prioridade hoje.
- Somente 49% das que veem a
sustentabilidade como uma prioridade conseguem alcançar suas metas
ambientais.
- Há uma lacuna entre intenção e
ação em tornar os negócios sustentáveis:
- 86% das organizações
pesquisadas na região possuem uma estratégia de sustentabilidade como uma
de suas prioridades.
- No entanto, somente 37% das
empresas na América Latina tomaram ações para atingir seus objetivos
ambientais.
- O custo do impacto ambiental é
um obstáculo:
- Até 7 entre 10 empresas na
região antecipam que o custo das mudanças ambientais impacte
negativamente seus negócios, enquanto apenas 1% considera tais mudanças
como uma oportunidade positiva para seus negócios.
- Soluções de tecnologia podem
ajudar a promover a sustentabilidade:
- Mais da metade das
organizações pesquisadas na América Latina veem a IoT (56%), os
dispositivos móveis (52%) e a nuvem híbrida (50%) são importantes para
promover seus objetivos de sustentabilidade.
- 70% dos executivos em todo o
mundo considerados pioneiros no mercado estão usando a nuvem híbrida para
promover seus objetivos de sustentabilidade.
- Os maiores
obstáculos para o avanço dos objetivos de sustentabilidade são claros para
as empresas:
- Executivos na
região destacam dificuldades como barreiras tecnológicas (35%),
resistência do cliente (33%), barreiras regulamentares (31%) e falta de
dados/ informação (29%).
- Além disso, a
restruturação da cadeia de suprimentos (55%), perda de competitividade no
preço (52%) e maiores custos operacionais (51%) são as principais
preocupações dos executivos.
A
sustentabilidade está pronta para definir uma nova agenda corporativa e
recalibrar o relacionamento entre negócios e sociedade. Ao adotar tecnologias como a nuvem híbrida e a inteligência artificial,
empresas podem começar a dar o primeiro passo em direção a acelerar a
transformação digital que ajudará a alinhar seus objetivos de sustentabilidade
às suas estratégias de negócio.
Recentemente, a IBM anunciou a
aquisição da Envizi, um provedor líder de
software de dados e de análise para o gerenciamento do desempenho
ambiental. Esta aquisição incorpora os
investimentos crescentes da IBM em software impulsionado por IA, incluindo as
soluções IBM Maximo Asset Management, as soluções IBM Sterling de cadeia de
suprimento e o IBM Environmental Intelligence Suite, para ajudar as
organizações a criarem operações e cadeias de suprimento mais resilientes e
sustentáveis.
Este anúncio e os resultados do estudo mencionado acima demonstram a força com que a IBM está incentivando as empresas a se tornarem negócios sustentáveis em vários setores, incluindo colaborações com Energinet, Covalent, Raise Green, Bestseller e Schlumberger.
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