Franquias de alimentação crescem no país
Cenário favorável para ampliar faturamento impulsionou a consolidação no mercado
Há dois anos as empresas foram pegas de surpresa por uma pandemia que
impôs diversos desafios para os empreendedores. No setor de alimentação não foi
diferente, com a determinação de isolamento em todo o país, os restaurantes
viram a necessidade de se reinventar.
Os que foram mais rápidos e se ajustaram a nova realidade de consumo,
conseguiram se destacar e consolidar, ganhando espaço nesse mercado
competitivo.
Em 2020, segundo números levantados pela Neotrust/Compre&Confie, o segmento
de alimentos e bebidas cresceu 241% no segundo trimestre de 2020, e essa alta
continuou durante todo o ano. De acordo com a pesquisa realizada pela ABIA – Associação
Brasileira da Indústria de Alimentos, o setor registrou crescimento de 12,8% em
faturamento em relação a 2019, atingindo R$ 789,2 bilhões.
No segmento de franquia não foi diferente, entre o quarto trimestre de
2020 até o terceiro trimestre de 2021 o setor de alimentação faturou mais de R$
42 bilhões, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Atuando no mercado de alimentos há 30 anos, o empresário Jurandir
Barreto enxergou no crescimento do setor uma oportunidade de transformou o seu
negócio em uma rede de franquias. “Tenho um restaurante há três décadas e
buscando um aproveitamento melhor do meu espaço, tive a ideia de fazer frango
atropelado. Foi um sucesso e abrimos uma extensão da empresa dedicada apenas a
isso. Depois de testarmos todo o modelo de negócio, a Gallinacius passou a ser
uma franquia, com possibilidade de expansão para todo o Brasil”, disse
Jurandir, proprietário da Gallinacius.
Por que o modelo de franquias é vantajoso?
Ao investir em uma franquia, o franqueado terá todo o suporte necessário
para implantar e iniciar o negócio, desde auxílio na escolha do ponto comercial
até treinamentos para o repasse de todo o know-how da franqueadora.
“Ao optar por uma franquia, o empreendedor não precisa iniciar a empresa
do zero. É como se ele estivesse cortando caminho, começando já no nível
avançado, tendo acesso a gestão financeira, operacional, treinamento sobre os
produtos, marketing, etc”, explicou Bruno Bezerra, da Como Franquear.
A franquia Gallinacius, por exemplo, oferece ao franqueado:
• Fornecimento de manuais de implantação e operação do restaurante;
• Auxílio na escolha do ponto comercial e projeto arquitetônico;
• Suporte operacional e marketing;
• Treinamento sobre todas as áreas da franquia.
“O mercado de alimentação é um setor constante, sem altos e baixos, que sempre gera um bom faturamento. O importante é ter um modelo de negócio bem formatado e produtos que sejam atrativos para os consumidores”, finalizou Jurandir.
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