Inovação fruto do novo modelo de negócio das startups pode dar suporte para empresas tradicionais
Dra. Ana Vicenzi, fundadora de healthtech
Telehybrida, conta como as startups estão ganhando espaço e crescendo no país
Médica e fundadora da startup e healthtech
Telehybrida, Dra. Ana Vicenzi
Cada vez mais o mercado
brasileiro abre caminho para que startups
passem a realizar trabalho disruptivos e benéficos para a sociedade. Mas ainda
assim, o cenário é novo e existem diversos fatores que podem impactar no
sucesso de um novo negócio, de modo que é necessário se atentar não somente
para a proposta, mas também para a recepção do mercado.
A médica e fundadora da
startup e healthtech Telehybrida,
Dra. Ana Vicenzi, explica que esse modelo de negócio costuma ser repetível,
escalável e tem por base a inovação, por isso startups podem apoiar empresas tradicionais com
seus produtos e serviços. “Um dos principais fatores para o sucesso desse
modelo é que as startups
também são grandes incentivadoras da transformação digital dos negócios
tradicionais”, conta.
Em um mundo que se
renova em uma velocidade cada vez maior, a transformação digital também tem
sido acelerada. Isso ocorre por conta de três elementos, sendo eles a
abundância de tecnologias, a geração de novos modelos de negócio e
consequentemente de uma nova maneira de gestão. Segundo a Dra. Ana, a
obsessão pela experiência do cliente é um dos pilares para o sucesso das novas
empresas.
No entanto, de acordo
com Junior Borelli, CEO e fundador da StartSe, 90% das startups não alcançam o
potencial total. Para a Dra. Ana, um fator que pode levar à falha do negócio é
a paixão pela solução e não pelo problema a ser resolvido. “Precisamos
desenvolver soluções que o mercado deseja e esteja pronto para consumir. Uma
característica ímpar das startups
é a adaptabilidade e mudança de rota rápida, chamada pivotagem, que deve ser
utilizada para inovar dentro do próprio segmento”, explica.
Para a fundadora da
Telehybrida, o Brasil ainda tem muito a ser desenvolvido no quesito startups e inovação, isso
porque a maior parte dos negócios está localizado em polos comerciais. Entre as
healthtechs, por
exemplo, o Healthtech Report
da Distrito relatou a existência de 542 startups,
sendo 60% delas no Sudeste. “A inovação é dependente diretamente de recursos
financeiros, humanos, intelectuais, regulamentações, legislação e de uma série
de stakeholders
que tornam o processo, especialmente na nossa nação canarinho, um caminhar de
passos lentos”, ressalta a médica.
A Dra. Ana também
recomenda àqueles que estão começando terem resiliência e propósito, afinal são
muitos os desafios.
Sobre a Dra. Ana
Caroline Vicenzi
Dra. Ana Vicenzi é
Médica, Facilitadora para Telemedicina na comunidade Médica, CEO &
fundadora da Telehybrida. Recentemente, a Dra. Ana esteve no Vale do Silício,
na Califórnia - EUA, para se aprofundar no processo de Inovação em Saúde e na
incorporação de novas tecnologias. Com atuação na área de Gestão em Saúde,
Inovação e Empreendedorismo, a Médica também atua como Mentora de Telemedicina,
além de professora e palestrante.
Sobre a Telehybrida
A Telehybrida, startup de Inteligência na construção de serviços em Telessaúde, conecta equipes de saúde capacitadas para atendimentos remotos com fluxos individualizados para os seus pacientes. Entendemos o atendimento remoto como parte complementar de uma jornada Hybrida do paciente no sistema de saúde, em especial, por gerar acesso de qualidade em um país de dimensões continentais, como o nosso Brasil. Nascemos com a percepção de que saúde se faz localmente e há necessidade de conectar pacientes com profissionais de saúde alinhados com as demandas específicas da população atendida. Para mais informações, acesse https://telehybrida.com.br/
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