Japan House São Paulo traz a tradição japonesa do Daruma às ruas de São Paulo
De 17 de janeiro a 27 de fevereiro, um grande
boneco Daruma irá circular por alguns dos principais endereços da capital
paulista com o objetivo de envolver o público nesse costume japonês de
positividade e perseverança
São
Paulo, janeiro de 2022 – Com o objetivo de
disseminar um costume do Japão para além da sede
localizada na Avenida Paulista, 52, a Japan House São Paulo promove a Campanha Daruma (#DARUMAJHSP) pelas ruas de São Paulo e no
ambiente online, de 17 de janeiro a 31 de março. Muito
reverenciado e popular no país nipônico, o Daruma é conhecido como um Amuleto da
Sorte para a realização de
desejos, bastando pintar o olho esquerdo ao fazer o pedido e o direito
quando este é atendido, em um processo chamado de “O abrir dos
Olhos”, indicando que o desejo foi realizado.
Posicionado em um roteiro com seis diferentes endereços na
cidade até 27 de fevereiro, com a permanência de uma
semana em cada local, o Daruma - de dois metros de altura - chega às
ruas da cidade em uma proposta híbrida de interação que une o presencial com o
digital. Para participar, o público deverá tirar uma foto do amuleto gigante
usando um filtro do Instagram que permitirá pintar o olho direito
do Daruma para fazer o pedido, além de poder customizar o design do
talismã usando outras cores e desenhos. Um QR Code disponível no
local trará orientações gerais e o link de acesso ao filtro, que traz
possibilidades adicionais como o uso de gifs, desejos de prosperidade para o mundo, entre
outras. Já no ambiente online, a #DARUMAJHSP se estende até o final de
março com conteúdo especial sobre a história e curiosidades deste
ícone da cultura japonesa nas redes sociais da instituição. A ação conta com
o apoio da Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo
(SPTuris) e Pilot Pen.
De cor preta e branca, o
grande Daruma propõe disseminar um espírito positivo e de
boa sorte pela cidade, em uma experiência que mescla a vivência
presencial e digital. “A simbologia do Daruma é muito forte. Como
talismã da sorte, pode alimentar a esperança em dias melhores, por meio de uma
das mais bonitas tradições da cultura japonesa. Será um prazer trazer esta
tradição a tantos pontos icônicos da cidade.”, comenta Eric Klug, Presidente
da Japan House São Paulo.
O roteiro terá início na Praça
da Liberdade e, a partir deste endereço, o Daruma será levado
para outras cinco localidades da cidade: Praça da
República; Praça Silva Romero; Largo da Matriz da Freguesia do
Ó; Largo da Batata, encerrando o tour em
frente a Japan House São Paulo. Na semana do aniversário da
capital paulista, comemorado em 25 de janeiro,
o Daruma ocupará um lugar especial em celebração aos 468 anos da
cidade.
O Daruma
Muito popular no Japão, sua história remonta ao
século 6, quando o Budismo Zen chega ao Japão, junto com retratos e placas de
madeira de seu fundador, o monge Bodhidharma. No século 18, retratando o
monge Bodhidharma, surge o boneco Okiagari Koboshi, considerado
o precursor do Daruma. Segundo crença popular, a roupa vermelha
do Bodhidharma é um amuleto para evitar a varíola e, neste momento,
as vendas do boneco explodem. No início do século 19, aparece
o Me-ire Daruma, com olhos vazados para serem pintados e, a partir
daí, se consolida como amuleto da sorte na cultura do Japão. Ao longo dos
tempos, surgem muitas variantes deste ícone em outras opções de formatos,
personagens e cores, que podem variar de acordo com o tipo do desejo como
verde (saúde); preto (proteção); vermelho (segurança); amarelo (sorte) e azul
(prosperidade). Com duração de um ano, mesmo que o pedido não tenha sido
atendido, o Daruma deve ser incinerado ao final de cada ciclo em uma
cerimônia chamada Otakiage, que acontece todo ano em templos budistas ou xintoístas.
Atualmente, o Daruma possui diversas festas no Japão - sendo
inclusive vendido nessas ocasiões - como o Grande
Festival Nanakusa (Feira de Daruma em Takasaki) do
templo Syorinzan, em Gumma; Festival Yakuyoke Ganzai Daishi (Feira
de Daruma em Shindaiji), em Tóquio; Festival Bishamonten,
em Shizuoka, entre outros, reunindo milhares de pessoas todos os anos.
Resultado de sua popularidade, o Daruma é fonte de diversas
brincadeiras infantis, além de ser representado de forma própria em diversas regiões.
Serviço:
Japan House São
Paulo
Campanha #DARUMAJHSP
Nas ruas: de 17 de janeiro a 27 de fevereiro de 2022
Nas redes sociais da instituição: de 17 de janeiro a 31 de março de
2022
Mais informações e
roteiro: https://daruma.japanhousesp.com.br/
Confira as
mídias sociais da Japan House São Paulo:
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Sobre
a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional
com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da
atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de
2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas
portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um
dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP
destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte
japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição
promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como
arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte,
para os quais recebeu mais de dois milhões de
visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada
durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em
2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros
estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED
na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e
pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de
excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.
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