Marketing Digital: 9 grandes tendências para 2022*
*Por Aline Bak,
especialista em assuntos da internet e marketing digital
O marketing digital
está em constante evolução e hoje é considerado essencial para gerar valor e
produzir impactos positivos para os negócios, das vendas ao relacionamento com
o cliente, passando pela gestão da carteira de cada empresa. A Pesquisa Maturidade
do Marketing Digital e Vendas no Brasil, divulgada pelo Mundo do Marketing,
indica que 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de
crescimento.
Este ano deverá
consolidar algumas tendências que já estão em curso, assim como presenciaremos
também o surgimento de movimentos que serão cruciais para as empresas que visam
promover o sucesso de seus negócios na web. Com isso, é extremamente importante
que as marcas não somente planejem o futuro das suas ações de marketing, mas
estejam também preparadas para tirar máximo proveito das novidades que estão
surgindo a todo momento.
Para auxiliar nesse
sentido, confira as 9 principais tendências do marketing digital que vão estar
em alta durante 2022:
1) TikTok: a popular rede social
chinesa, que vem batendo recordes de downloads em todo o mundo, deverá se
firmar como a grande plataforma do ano que vem. Inclusive, empresas de diversos
setores já enxergaram um enorme potencial nessa ferramenta para conquistar e
gerar maior aproximação com seu público. E a plataforma é cheia de
oportunidades, porque tem um algoritmo que hoje é muito mais eficiente do que
as outras redes sociais. A quantidade de entregas do Tik Tok atualmente supera
em quatro vezes a do Instagram. Com isso, os vídeos ali postados impactam um
número muito maior de pessoas, com potencial de atrair um volume superior de
seguidores.
2) Vídeos curtos: já sabemos que vídeos
menores tendem a ter melhor desempenho na web. Segundo a HubSpot, vídeos com
menos de 90 segundos de duração possuem uma taxa de retenção de 57%, ao passo
que aqueles acima de 30 minutos, apenas 10%. Além disso, os usuários valorizam
os que são rápidos e de fácil carregamento, principalmente nas redes sociais.
Em 2022, os vídeos com duração de até um minuto vão se consolidar com ainda
mais dinamismo e força.
3) Marketing de
influência:
dados do Instagram revelam que 87% dos usuários se inspiram em um influenciador
antes de efetuar uma compra. Ou seja, estes profissionais têm um poder de
persuasão enorme! Afinal, suas campanhas fornecem contexto e relevância para as
marcas. Pode anotar: o mercado de influencers é próspero e segue em plena
expansão. Cada vez mais, profissionais de marketing vão buscar oportunidades
com estes formadores de opinião.
4) Experiências por voz: Segundo a Juniper
Research, até este ano ocorreram 4,6 bilhões de transações por voz e até 2023
um aumento expressivo é esperado, de cerca de 19,4 bilhões. Aqui entram
assistentes virtuais como o Alexa (e outros), assim como canais para criação de
conteúdo. Nesse quesito, um bom exemplo são os podcasts, que ganham relevância
cada vez maior ao consolidar a imagem de especialistas dos mais diversos
mercados. Enfim, toda plataforma que dê conta da jornada do consumidor por
áudio será bastante valorizada.
5) Responsabilidade
social:
a pandemia da Covid-19 mostrou como as cadeias de valor globais são vulneráveis
e as empresas estão percebendo, mais do que nunca, a importância da
resiliência. Para estarem prontas no cenário econômico pós-pandemia, bem como
para eventuais crises, as marcas precisam evoluir seu foco e reinventar suas
estratégias, com maior ênfase na empatia e sustentabilidade.
6) Presença digital
ampliada:
em 2022, as empresas vão precisar ter, definitivamente, uma estratégia de
marketing abrangente sobre como desenvolver, implementar, gerenciar e filtrar
sua presença digital. Nesse contexto, estar presente no maior número possível
de plataformas vai fazer toda a diferença.
7) Influenciadoras 50+: chegou a vez das
mulheres maduras ocuparem seu espaço na web. Este movimento ocorre sobretudo no
Instagram, que vive um verdadeiro boom de perfis de mulheres com mais de 50
anos. E de acordo com dados da HubSpot, estas profissionais vão ganhar ainda
mais destaque no próximo ano. Em tempo: na minha empresa, hoje, mais de 65% da
demanda é proveniente de mulheres maduras.
8) Metaverso: o mundo digital cheio
de possibilidades focado em experiências virtuais onde o usuário poderá
realizar tudo o que imaginar, será um dos grandes temas em evidência no
marketing em 2022. O que se espera é que as marcas invistam cada vez mais neste
universo para alcançar novos públicos e fidelizar os heavy users da internet.
9) Humanização em
pauta:
estar mais próximo do consumidor, por meio de avatares e personagens, será algo
ainda mais forte nos próximos anos. Estes ícones possibilitam ao consumidor ter
uma experiência mais pessoal e aumentam o valor do entretenimento e da
informação, melhorando consideravelmente a satisfação do consumidor no ambiente
da web.
Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/
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