Melhorar a educação e o alinhamento com os empregadores pode ajudar a reduzir a lacuna de skills
Por Flavia Roberta Freitas, Líder de Responsabilidade Social
Corporativa na IBM América Latina
Muita coisa
pode ter mudado desde que a pandemia começou, mas algumas tendências de longo
prazo mantiveram-se iguais ou tornaram-se ainda mais urgentes. Por exemplo, o
número de ofertas de empregos bem pagos e relacionados a STEM, áreas que
abrangem Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês, é a sigla
usada para Science, Technology, Engineering e Mathematics) continua a aumentar,
mas não há pessoas suficientes com as habilidades necessárias para preencher
essas posições. As possíveis consequências são graves: redução da
competitividade, disparidades socioeconômicas persistentes, redução da inovação
e o potencial não desenvolvido das pessoas.
Uma
estratégia abrangente para enfrentar a lacuna de habilidades é aumentar o
alinhamento entre os setores público, privado e sem fins lucrativos. Com mais
coordenação, é possível cultivar melhor as novas fontes de talentos STEM, como
mulheres, negros, comunidades periféricas e outras populações
sub-representadas, para estar prontos para alcançar as oportunidades, desenvolver
sua carreira e contribuir para os negócios.
Ajuda é necessária
De acordo
com um relatório do IBM Institute for Business Value (IBV), de setembro de
2019, nos próximos três anos, pode ser necessária a recapacitação de 120
milhões de trabalhadores nas 12 maiores economias do mundo para se adaptarem a
novos tipos de empregos criados ou modificados pela inteligência artificial
(IA).
Parcialmente
responsável pelo crescimento de posições disponíveis é o avanço e a
proeminência da tecnologia nas indústrias, profissões e posições de trabalho.
Esses avanços exigem novos planos de estudo para os futuros profissionais e
envolvem a recapacitação para os atuais funcionários (e, finalmente, uma
cultura de aprendizagem ao longo da vida). O relatório Future of Work 2020 do Fórum Econômico Mundial sobre tendências da força de trabalho em
26 economias descobriu que nos próximos anos podem surgir 97 milhões de novas
funções que se adequam melhor às novas divisões de trabalho.
As pessoas
estão inquietas e sabem que os empregos STEM oferecem melhores oportunidades.
Outro estudo do IBV descobriu
que 31% das pessoas no início de 2021 estavam considerando buscar novos
empregos e planejando se cadastrar em programas de treinamento, em sua maioria
online e alguns sem custo, como o IBM SkillsBuild. Isso foi confirmado pelo recorde
de pessoas trocando de emprego ao longo de 2021. Em geral, os empregos STEM
tendem a pagar substancialmente mais do que os empregos em outras áreas.
Alcançando
novas fontes de talento
Claramente
há uma oportunidade profissional ampla, mas pouco explorada, já que alguns
grupos estão substancialmente sub-representados na nova economia. Por exemplo,
a Organização das Nações Unidas (ONU) indica que as mulheres
compõem apenas 3% dos estudantes em todo o mundo que fazem aulas sobre
tecnologias da informação e comunicação, 5% matemática e cursos de estatística,
e 8% cursos de engenharia, manufatura e construção. Essas circunstâncias sugerem
que grandes ganhos podem ser alcançados fomentando áreas de STEM em talentos
não desenvolvidos.
Uma forma
poderia ser captando o interesse mais cedo, particularmente no ensino médio. Estudos mostraram que as metas de carreira mudam
drasticamente entre o 9º e 11º graus (aproximadamente de 14 a 17 anos) e é o
momento mais crítico para ganhar o interesse de um jovem em áreas STEM. Os
estudantes com competências STEM são mais propensos a seguir carreiras relacionadas a esses
temas e ter mais sucesso na resolução de problemas durante
situações desconhecidas.
Para apoiar
as carreiras e o ensino técnico, há uma disponibilidade crescente de planos de
estudo complementários gratuitos, como os oferecidos pelo IBM SkillsBuild for Students, que introduz os
alunos adolescentes nas habilidades de trabalho e nas competências em
tecnologia necessárias para as funções modernas, até mesmo para aqueles que não
consideram uma jornada de educação formal.
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Alinhar o ensino superior com o setor privado e atrair estudantes mais
diversos
Os
graduados do ensino médio que escolhem a faculdade como seu próximo destino
precisam de exposição contínua a assuntos de STEM. Idealmente, suas aulas
poderiam combinar várias disciplinas, ensinando habilidades específicas que se
alinham com vagas de emprego reais. A IBM também está contribuindo com
programas que apoiam os alunos nesta etapa, para que possam ter acesso a
conteúdos e especialistas que aprimorem sua experiência.
Da mesma
forma, o setor privado precisa se esforçar para ter um melhor alinhamento sobre
o caminho contínuo que as pessoas em busca de emprego seguem. Isso significa
garantir que seu treinamento foi desenvolvido para atender aos padrões do setor
e que as habilidades correspondem aos requisitos de trabalho. As vagas de
emprego devem ser escritas de forma que as pessoas que tenham obtido
certificações e credenciais possam aplicar e ser selecionadas para entrevistas
com base nos treinamentos que obtiveram.
O ensino
superior também pode repensar como posicionar os estudos em STEM com grupos que
talvez não tenham considerado essa disciplina de outra forma. Com um pouco de
imaginação, podemos tornar esses cursos mais inclusivos para inspirar futuros
profissionais de origens e identidades diversas.
Busca e preparação para as carreiras 2,0: aprendizagem hands-on e
melhores opções de credenciais
Para os jovens profissionais ou
aspirantes de emprego que estão considerando uma mudança em direção às áreas de
STEM, precisamos fornecer não apenas os cursos online para adquirir novas
habilidades, mas também recursos que aprimoram a experiência de busca por
emprego. Deve haver coordenação entre diversas organizações para proporcionar
oportunidades para aqueles que buscam obter credenciais, participar de feiras
de trabalho, se beneficiar de mentores, realizar projetos que os ajudem a
construir seu portfólio para empregos específicos, além de ganhar uma
compreensão mais ampla das tendências de mercados locais. Programas sem custo
como o IBM SkillsBuild for Job Seekers reúnem os
setores privado e sem fins lucrativos, ajudando a fornecer essas capacidades
para que as pessoas estejam prontas para os empregos.
Em seguida,
à medida que os estudantes se tornam ativamente pessoas em busca de
oportunidades, as empresas precisam ser mais flexíveis e de mente aberta quando
se trata das credenciais consideradas apropriadas e adequadas para aplicações
de emprego, particularmente para vagas de entrada ou habilidades médias. Por
exemplo, cerca de 50% das ofertas de trabalho da IBM não requerem títulos
universitários de quatro anos.
Quanto mais
ampliarmos o alcance de iniciativas disponíveis e alavancarmos novas colaborações,
poderemos construir um ecossistema mais forte que apoie um número maior de
estudantes e oferecer experiências reais de emprego que beneficiem a todos.
Há muito a ganhar
Se somos
bem-sucedidos na criação de iniciativas de STEM e preparação de carreiras mais
inclusivas, multidisciplinares, criativas e acessíveis, então teremos uma
melhor oportunidade de nos adaptamos às grandes mudanças trazidas pelo
crescimento da tecnologia em praticamente todos as funções. Neste momento, há
uma escassez significativa de talentos que resultaram em muitas posições não
preenchidas. Mas, se fecharmos a lacuna de competências, o PIB global poderá
aumentar em $ 11,5 trilhões de dólares até 2028, de acordo com o Fórum Económico Mundial.
Além do sucesso econômico, uma
abordagem reimaginada para as habilidades de carreira e preparação
provavelmente resultará em funcionários satisfeitos, motivados e talentosos de
origens mais diversas que percebem todo o seu potencial, enquanto constroem um
mundo melhor.
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