Mulher, negra, mãe e periférica: Samanta Lopes leva inclusão às empresas globais
Profissional coordena o Programa Mestre em Diversidade Inclusiva (MDI) na um.a, agência de live marketing que atende a uma carteira de grandes clientes no país
Samanta Lopes sabia, desde pequena, que
deveria criar o próprio caminho. Mulher, negra e periférica, sofreu com
agressões devido a sua cor de pele, ao cabelo crespo e justamente por não
aceitar que as pessoas a limitassem em sua trajetória pessoal e profissional. A
cada não que ouvia, tinha mais forças para seguir em frente.
“Minha família tem várias pessoas que
nunca tiveram carteira assinada e isso sempre me inspirou. Poder escolher o
melhor caminho para usar o meu potencial sempre me moveu.”
A luta é diária, mas hoje ela pode se
orgulhar das duas graduações, das especializações realizadas e da carreira que
construiu. Desde 2019, é coordenadora do Programa Mestre em Diversidade
Inclusiva (MDI) na um.a, agência de live marketing que atende clientes do porte como: Allergan,
Anbima, Atento, B3, BMG, Bristol-Myers Squibb, Carrefour, Corteva, Fenasaúde, iFood, InterFarma, MAPFRE, Mondelez, MSD, KWS,
SBT e Tigre.
Sua missão? Justamente levar a inclusão
a essas grandes corporações, por meio da educação.
“Não é
fácil. Todos os dias preciso justificar minhas habilidades. No entanto, a
alegria de ver pessoas que às vezes nunca ligaram um computador criarem a
própria página de negócios é muito enriquecedora. Uma pessoa jovem que percebe
ser capaz de criar uma experiência digital como um podcast é algo impagável.”
Sua trajetória profissional reflete essa
preocupação. Desde cedo atuou no ambiente corporativo em diferentes segmentos:
seguros, joalheria, gestão de vendas, coordenação, treinamentos, etc. Em 2014,
contudo, resolveu dar uma guinada na carreira. Passou por um coach de carreira e resgatou o sonho de atuar com educação.
Mas não foi para aquele modelo
padronizado de aprendizado. Quis buscar outras formas de facilitar a
aprendizagem das pessoas e chegou à área de Letramento Digital. Conseguiu
certificações de diversas empresas digitais, como Microsoft e Google, e passou
a trabalhar com inclusão digital. Chegou à um.a em 2019. Com ela, a agência
fortaleceu suas ações em rede e de inclusão das pessoas.
Aos 48 anos, mãe de dois filhos, Samanta
Lopes compartilha o amor pelo digital e pela cultura geek com eles. É fã de sagas como a animação Cavaleiros do
Zodíaco, joga Pokémon Go com a família e reconhece a grande rede de apoio que lhe
permitiu crescer mesmo com tantas barreiras impostas ao longo da vida.
“Estar rodeada de pessoas que acreditam em você é fundamental
para avançar com menos atritos e com mais realizações. Fui várias vezes vitimada pelo racismo,
pelo machismo e por outros “ismos”, sendo
postergada em promoções, mesmo com excelentes avaliações de desempenho. Não é
apenas o esforço de estar pronta, mas um conjunto de ações aliadas a muita
persistência e resiliência”, conclui.
Sobre a um.a
Fundada em 1996, a um.a
#diversidadeCriativa está entre as mais estruturadas agências de live marketing
do Brasil, especializada em eventos, incentivos e trade. Entre seus principais
clientes estão Anbima, Atento, Bristol, B3, Citi, Carrefour, Corteva, Cielo,
Motorola, Nextel, Mapfre, Pandora, Sanofi, Sumup, Tigre, Via Varejo, Visa e
Motorola entre outras. Ao longo de sua história, ganhou mais de 40 “jacarés” do
Prêmio Caio, um dos mais importantes da área de eventos.
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