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Mulher, negra, mãe e periférica: Samanta Lopes leva inclusão às empresas globais

Profissional coordena o Programa Mestre em Diversidade Inclusiva (MDI) na um.a, agência de live marketing que atende a uma carteira de grandes clientes no país 

Samanta Lopes sabia, desde pequena, que deveria criar o próprio caminho. Mulher, negra e periférica, sofreu com agressões devido a sua cor de pele, ao cabelo crespo e justamente por não aceitar que as pessoas a limitassem em sua trajetória pessoal e profissional. A cada não que ouvia, tinha mais forças para seguir em frente.  

“Minha família tem várias pessoas que nunca tiveram carteira assinada e isso sempre me inspirou. Poder escolher o melhor caminho para usar o meu potencial sempre me moveu.”  

A luta é diária, mas hoje ela pode se orgulhar das duas graduações, das especializações realizadas e da carreira que construiu. Desde 2019, é coordenadora do Programa Mestre em Diversidade Inclusiva (MDI) na um.a, agência de live marketing que atende clientes do porte como: Allergan, Anbima, Atento, B3, BMG, Bristol-Myers Squibb, Carrefour, Corteva, Fenasaúde, iFood, InterFarma, MAPFRE, Mondelez, MSD, KWS, SBT e Tigre. 

Sua missão? Justamente levar a inclusão a essas grandes corporações, por meio da educação.  

Não é fácil. Todos os dias preciso justificar minhas habilidades. No entanto, a alegria de ver pessoas que às vezes nunca ligaram um computador criarem a própria página de negócios é muito enriquecedora. Uma pessoa jovem que percebe ser capaz de criar uma experiência digital como um podcast é algo impagável.”  

Sua trajetória profissional reflete essa preocupação. Desde cedo atuou no ambiente corporativo em diferentes segmentos: seguros, joalheria, gestão de vendas, coordenação, treinamentos, etc. Em 2014, contudo, resolveu dar uma guinada na carreira. Passou por um coach de carreira e resgatou o sonho de atuar com educação.  

Mas não foi para aquele modelo padronizado de aprendizado. Quis buscar outras formas de facilitar a aprendizagem das pessoas e chegou à área de Letramento Digital. Conseguiu certificações de diversas empresas digitais, como Microsoft e Google, e passou a trabalhar com inclusão digital. Chegou à um.a em 2019. Com ela, a agência fortaleceu suas ações em rede e de inclusão das pessoas.  

Aos 48 anos, mãe de dois filhos, Samanta Lopes compartilha o amor pelo digital e pela cultura geek com eles. É fã de sagas como a animação Cavaleiros do Zodíaco, joga Pokémon Go com a família e reconhece a grande rede de apoio que lhe permitiu crescer mesmo com tantas barreiras impostas ao longo da vida.  

“Estar rodeada de pessoas que acreditam em você é fundamental para avançar com menos atritos e com mais realizações. Fui várias vezes vitimada pelo racismo, pelo machismo e por outros ismos, sendo postergada em promoções, mesmo com excelentes avaliações de desempenho. Não é apenas o esforço de estar pronta, mas um conjunto de ações aliadas a muita persistência e resiliência”, conclui.  

Sobre a um.a   

Fundada em 1996, a um.a #diversidadeCriativa está entre as mais estruturadas agências de live marketing do Brasil, especializada em eventos, incentivos e trade. Entre seus principais clientes estão Anbima, Atento, Bristol, B3, Citi, Carrefour, Corteva, Cielo, Motorola, Nextel, Mapfre, Pandora, Sanofi, Sumup, Tigre, Via Varejo, Visa e Motorola entre outras. Ao longo de sua história, ganhou mais de 40 “jacarés” do Prêmio Caio, um dos mais importantes da área de eventos.   

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