Nova tecnologia "turbina" a gestão de lojas de carros usados e seminovos
Organização de estoque, avaliação em 360° dos
veículos e integração com portais de vendas e de geração de leads são algumas
das funcionalidades de um sistema desenvolvido pela Autoconf, de Curitiba
Rodrigo Dal Bello, CEO do Autoconf, com nova tecnologia em gestão de lojas de veículos na palma da mão.
O crescimento no mercado de carros usados e seminovos no Brasil anima as revendas, mas traz um desafio: manter-se competitivo em um cenário em que a concorrência se acirra. Na transformação digital, as empresas do ramo encontraram uma solução tecnológica que desata um dos principais nós: a gestão do empreendimento.
Uma plataforma online,
acessada na palma da mão, pelo celular, permite realizar todo os fluxos do
processo, da avaliação do veículo recebido até a conclusão da venda para o
consumidor final. A ferramenta é integrada ao site da loja e aos principais
portais de anúncios de veículos, e pode ser aberta on-line ou off-line.
O sistema foi
desenvolvido pela Autoconf, empresa de tecnologia de Curitiba. A solução
ultrapassou os limites do Paraná e já é utilizada por 196 lojas de revenda de
veículos usados e seminovos em todo o Brasil.
Entre elas, a Life Car,
de Fortaleza. Da capital cearense, o gestor da revendedora, Leonardo Girão,
comemora o salto de qualidade obtido com a administração do negócio, após adquirir
a plataforma. A decisão de utilizar o sistema ocorreu em junho de 2020,
justamente no período inicial da pandemia de covid-19, quando as restrições de
circulação impactavam o mercado de um modo geral, e era preciso buscar saídas
para minimizar esses efeitos.
“De imediato, o
primeiro ganho veio com a organização do estoque. Também da avaliação precisa
do veículo. Você tem a clareza de quanto o produto vai custar. O sistema dá
todo esse passo a passo. De maneira rápida. E isso significa ganho financeiro,
porque tempo é dinheiro, é o principal ativo hoje”, declara Girão, conhecido
entre os colaboradores e clientes como Léo.
O ganho financeiro a
que se refere o lojista ocorre ainda pela diminuição de custos no processo de
avaliação do veículo recebido e de preparação dele para a revenda. Há redução
de riscos de erros de diagnóstico e decisão, o que permite “negociação sadia”
com os clientes, nas palavras do gestor. “É um investimento [a aquisição da
plataforma] que tem retorno”, sublinha.
O revendedor de Fortaleza
cita ainda a geração de leads (oportunidade de negócios). Fato destacado também
pelos irmãos Henrique Ikeahara e Gilberto Ikehara, proprietários Seiko
Automóveis, localizada em Bauru, interior de São Paulo. A loja também
incorporou o sistema da Autoconf em junho de 2020. Passado mais de um ano e
meio, e os incrementos na gestão do empreendimento são consideráveis,
assinalam.
“Depois de uma fase de
adaptação, conseguimos deixar ‘redondinha’ [a solução em relação à dinâmica da
loja]. Tudo funcionando como uma orquestra. O principal ganho foi na
organização dos processos. A avaliação dos carros, que fazíamos
operacionalmente, agora é feita pela plataforma. Passamos a cuidar da parte
estratégica do negócio”, relatam os donos da Seiko Automóveis.
De fato, a avaliação em
360º feita pela solução é um dos destaques da tecnologia desenvolvida pela
Autoconf. “Os carros são avaliados da mesma forma, e projetados em um simulador
de compras, que indica o valor real de cada veículo”, frisa o fundador e CEO da
Autoconf, Rodrigo Dal Bello, que conduz a empresa junto com Ernesto W. Filho.
Com isso, salientam, é possível obter melhores margens com as vendas.
A integração que a
plataforma faz entre os carros apresentados no site das lojas e os portais de
vendas na web e de gestão de leads – como Mercado Livre, Mobi Auto, OLX,
Webmotors, @Icarros, Só Carrão, entre tantos outros – dá visibilidade aos
produtos em comercialização. O que beneficia tanto revendas de maior porte como
aquelas menores, localizadas fora dos grandes centros, com menor poder de
despender em publicidade.
Com a solução, a
Autoconf vem registrando crescimento, acompanhando o aquecimento do mercado de
venda de carros usados e seminovos. De acordo com a Federação Nacional da
Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), levantamento encerrado em
novembro apontava aumento de quase 25% nas vendas nesse nicho de mercado, em
2021, em comparação com o ano anterior.
Por sua vez, a Autoconf
dobrou o faturamento em 2021 e ampliou em 150% sua base de clientes. “Atingimos
100% das metas que planejamos para o ano”, celebra o head de Marketing da
empresa, Ramon Lemes. Para 2022, o objetivo é crescer ainda mais: triplicar o
faturamento e dobrar a base de clientes.
MAIS INFORMAÇÕES
• Sobre a
Life Car: <https://lifecarveiculos.com.br/>
• Sobre a
Seiko Automóveis: <https://seikoautomoveis.com.br/>.
• Sobre a
Autoconf: <https://autoconf.com.br/>
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