Os riscos cibernéticos e o seguro cyber
Por, Carlos Sacco, Diretor de
Relacionamento e Serviços da ABES
Os ataques cibernéticos estão crescendo
a cada dia e o Brasil é um dos principais alvos dos hackers: segundo o
monitoramento em tempo real da Kaspersky , o país é o 3º mais atacado por
crimes virtuais das mais diferentes formas. Um estudo recente publicado
pela Fortinet, empresa de segurança na rede,
registrou mais de 9,7 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos na América
Latina, sendo 1,6 bilhão de ataques somente no Brasil. O número coincide com o
aumento exponencial de profissionais que adotaram o home office nos últimos
meses.
Ataques de negação de serviço, vazamento de dados e extorsão cibernética são
algumas das ameaças presentes no mundo de hoje. Muitos pensam que o alvo
desses ataques são grandes corporações, mas a maioria atinge pequenas e médias
empresas, que ficam mais vulneráveis. Podemos classificar o panorama de riscos
/ ameaças em dois tópicos:
- Interna: Funcionário(s) desonesto(s), ou seja, roubo de
dados e informações ou Funcionário(s) negligente(s), vítimas de e-mail
phishing; perda de hardware (celular e / ou notebook);
- Externa: Hackers, fornecedores, subcontratados e redes
sociais.
Segundo a equipe do Cybersecurity Ventures, estima-se que os
crimes cibernéticos causarão mais de US$ 6 trilhões em perdas financeiras em
todo o mundo em 2021, um salto dos US$3 tri em 2015. Isso representa a maior
transferência de riqueza econômica da história, colocando em risco os
incentivos à inovação. Entre os crimes mais comuns estão os esquemas
fraudulentos por phishing, roubo de identidade e ransomware, sendo que este
último pode gerar prejuízos da ordem de US$ 20 bilhões até 2021, 57 vezes mais do
que 2015.
E como se proteger e / ou mitigar os
riscos dessas ameaças? Com uma apólice de Seguro Cibernético, que é um
protecional adicional às empresas. A apólice visa amparar perdas financeiras
decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes
de erros ou negligências causadas internamente, que resultem em vazamento de
dados e outros danos ligados ao sigilo da informação. É importante
ressaltar que empresas com ambiente cibernético seguro têm mais facilidade para
contratação, que agirá como última linha de defesa para a proteção financeira
da empresa.
Quais são as coberturas do Seguro
Cibernético? O Seguro de Riscos Cibernéticos oferece ampla gama de coberturas
em casos de vazamento de dados de empresas, impacto a terceiros e contempla
pagamento de multas para situações em que penalidades são aplicáveis, a exemplo
de cláusulas da LGPD. Algumas coberturas oferecidas por uma apólice de seguro
cibernético: Responsabilidade por Dados Pessoais e Corporativos, Responsabilidade
pela Segurança de Dados Ato, erro ou omissão, Responsabilidade por
Empresas Terceirizadas, Custos de Defesa e outras além destas.
Vale lembrar que, no âmbito jurídico,
temos algumas leis e regulações sobre o tema:
- GDPR - O Regulamento Geral de Proteção de Dados é um
regulamento da legislação da UE sobre a proteção e privacidade de dados
para todos os cidadãos da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu.
Também aborda a transferência de dados pessoais para fora das áreas da UE
e do EEE;
- LGPD - A Lei Geral de Proteção de Dados está
transformando a maneira como as empresas operam. O consentimento será um
dos maiores desafios da lei para as empresas e causará muitos problemas
para as organizações que compartilham dado, bem como para os provedores de
serviços em nuvem, que hospedam informações em base de dados em nome de
outras empresas;
- Resolução 4.658/18 CMN - Política de Segurança
Cibernética sobre os requisitos para a contratação de serviços e
processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem -
Requisitos mais rígidos imputados pelo Bacen.
Eu acredito muito que a proteção financeira, transferência e mitigação de riscos proporcionadas pelas apólices de seguros cibernéticos contribuem de forma significativa para o crescimento sustentável e perene do setor, agregando um alto valor à sua marca, seus produtos e clientes"
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