Planejar é preciso
Gino Gragnani*
“Se você consegue sonhar algo, você
consegue realizar!” essa frase de Walt Disney que é bastante inspiradora,
também é a mais pura realidade.
A base de toda grande jornada e todas as
grandes conquistas certamente está na capacidade do ser humano sonhar e de ser
visionário, e não é diferente nos negócios.
No entanto, uma vida de sucesso não se
baseia só em sonhos! Eles são imprescindíveis é verdade, mas para torná-los
realidade é fundamental ter um excelente planejamento, com metas e objetivos
realistas e claros.
Por exemplo, de que adianta ter um
veleiro e saber navegar se você não tem uma rota e não sabe para onde quer ir!
Quem não conhece a família Schurmann e
suas viagens pelo mundo a bordo de um veleiro? Enganam-se aqueles que
pensam que o sucesso deles ocorreu apenas por uma vontade de uma loucura
impensada. Segundo o capitão Vilfredo Schurmann foram 10 anos de
planejamento em terra. Aulas na Marinha, cursos de primeiros-socorros, técnicas
básicas de odontologia, campeonatos de vela em oceano. Isso sem contar toda a
logística financeira.
E no mundo dos negócios é comum
encontrarmos empresário que as vezes mal sabe “onde está”! Deixar a
vida levar, seguir apenas a favor do vento não é uma opção.
Tenho a oportunidade de conversar
com muita frequência com empresários de pequenas e médias empresas e o que eu
noto é que muitos deles temem que o planejamento possa deixar suas empresas
inflexíveis, e que isso pode ser uma perda de tempo importante.
O fato de adotar o planejamento
estratégico como uma ferramenta de gerenciamento de sua empresa, não significa
engessar a tomada de decisões, mas sim dar um sentido maior e apoiar na tomada
de decisão! Sempre com foco no propósito, ou se quisermos ser mais
poéticos, nos sonhos!
Como diz Peter Drucker, “O pai da administração
moderna” : “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas sim
com o futuro de decisões do presente”
Assim, não planejar significa ser
escravo do trabalho com muitas obrigações e sem conhecer com exatidão se os
resultados conquistados são consistentes ou se são os melhores que poderiam ser
alcançados.
As vezes a sorte pode levar um ou outro
afortunado a conquistar o sucesso profissional, financeiro ou pessoal, mas
depender da sorte não é uma boa escolha, é como jogar na loteria da mega sena,
as chances são de 1 em 50 milhões!
Portanto, mesmo sabendo onde se quer
chegar, possuir sonhos e objetivos não é suficiente. É preciso ter muita
determinação e investir uma parte de seu tempo e o da sua equipe no
planejamento estratégico de seu negócio.
Planejar é essencial para o uso racional
dos recursos de uma empresa e para construir um negócio sustentável e próspero.
Não importa o tamanho da empresa, nem o tempo de sua existência, afinal os
ambientes de negócio se modificam o tempo todo. Novas tecnologias, novos
hábitos de consumo, novas demandas e tendências estão sempre surgindo.
E é preciso estar atento a tudo isso e
revisar constantemente a forma como se faz tudo isso, ou seja, seus processos
de produção, de atendimento de clientes, de gestão de pessoal, etc.
Muitos empreendedores se baseiam na sua
intuição e na experiência vivida para conduzir os seus negócios, e isso não
está errado! O equívoco está em depender apenas disso para tocar o barco!
É preciso colocar esta intuição no papel
e compartilhar com todos os envolvidos no processo! Estudar os perigos em
potencial que você pode enfrentar e também as oportunidades que podemos ter e
nos beneficiar.
Analisar os pontos fortes e fracos,
buscar soluções para os fracos e potencializar os fortes. Olhar de forma
diferente, abrir os horizontes!
Ter clareza dos mercados que se quer
atender, conhecer profundamente os clientes, suas necessidades, anseios e
receios para criar e desenvolver produtos e serviços diferenciados e processos
mais eficientes que atendam as demandas esperadas pelo mercado.
E aqui uma dica importante! Muita
atenção com as pessoas! São elas que compram, usam e falam de sua empresa, é
preciso conhecê-las se você quiser encantá-las e deixá-las satisfeitas com o
que você oferece. Não podemos deixar de recomendar também que estejam atentos a
conquistar novos clientes sem deixar de manter os atuais, cuidando sempre de
garantir a sua satisfação!
Identificar e monitorar a concorrência
faz parte de um bom planejamento estratégico, saber onde eles são bons e onde
são frágeis e que caminho estão seguindo é fundamental!
E não se esqueça de avaliar, capacitar e
motivar a sua equipe, afinal é a equipe que executa as atividades do
planejamento estratégico e o coloca em marcha.
Dar conhecimento do objetivo e de onde
se deseja chegar e como isso será alcançado, dando significado às atividades da
equipe é uma das etapas mais importantes do planejamento de qualquer
organização. Ter um alinhamento com a equipe ao redor de um propósito inspirador
associado a boas práticas de gestão de pessoas é garantir pelo menos 50% do
sucesso da jornada!
E por fim, mas não menos importante,
tenha atenção e controle sobre as despesas e investimentos, isso também é
planejamento, pois no mundo dos negócios nada substitui o lucro.
Embora possa parecer difícil e
complicado, planejamento estratégico é necessário para qualquer
organização que tenha ambições de crescer de forma sustentável e se destacar no
mercado, independente do ramo de atividade.
Se necessário, podemos buscar ajuda em
especialistas nesse assunto que poderão ajudar os empreendedores que desejam
dar um salto nos seus resultados e passar para um degrau superior na sua
gestão, equacionando suas dificuldades na área.
*Gino Gragnani é engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros da USP, Pós graduado em gestão estratégica e econômica de negócios pela FGV e consultor associado da Certh Consultoria Empresarial
Nenhum comentário