Por que investir em marketing orgânico?
O marketing orgânico é uma forma de realizar todo o trabalho de comunicação, contudo, sem que haja a aplicação de investimentos financeiros para tal, o que a torna um grande atrativo para muitas empresas e profissionais.
No entanto, devido a esses fatores, esse recurso se torna muito específico e exige maior conhecimento para a aplicação de estratégias com maior qualidade e assertividade, o que demanda um aprofundamento sobre o assunto.
O que significa marketing orgânico, afinal?
Primeiramente, o nome “marketing orgânico” é proveniente e baseado no tráfego orgânico, muito popularizado com o crescimento da internet e das redes sociais em geral, e pode ser considerado como o oposto da mídia paga.
Sendo assim, esse recurso se refere ao ganho de reputação, visibilidade, oportunidades de negócio e impacto em vendas, sem o auxílio em qualquer investimento para tal, apenas com a realização de ações que atraiam o público naturalmente.
Dessa maneira, antes de passar a investir dinheiro em mídia paga, a marca precisa focar na experiência e estabelecimento de conexão com os seus consumidores, o que exige um extenso planejamento e análise das ações implementadas.
Portanto, basicamente, qualquer ação com o objetivo de aumentar a visibilidade e atrair mais visitas para um site, seja um blog, um perfil nas redes sociais ou website, em que não há investimento em dinheiro, chamamos de marketing orgânico.
Por exemplo, se uma creche para idoso envia um e-mail para os seus contatos divulgando o seu serviço e propagando maiores informações sobre ela, está realizando ações de marketing orgânico.
Isso porque ela não pagou nenhuma plataforma de automação de envio de e-mails, aumentar o alcance ou o número de interessados pelo assunto, apenas analisou suas informações e trabalhou em cima delas.
Um outro caso pode ser de uma loja que posta publicidade de sua caneca para colocar foto nas redes sociais, de acordo com estratégias e com as características da sua audiência, mas sem promover a publicação na plataforma.
Sendo assim, o principal objetivo do marketing orgânico é ajudar a dar o passo inicial para o desenvolvimento e estabelecimento de uma reputação digital e possibilidade de vendas, trazendo clientes de forma natural ao longo do tempo.
Como aplicar o marketing orgânico?
Nesse contexto, existem inúmeras estratégias para aplicar o marketing orgânico, utilizando-se de outros recursos e informações preciosas, entre eles o SEO, o marketing de conteúdo ou o e-mail marketing, que serão analisados a seguir.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo trata-se da atração de público de forma orgânica a partir da criação de material relevante, fazendo com que a audiência tenha acesso à solução para determinado problema que está enfrentando.
Nesse processo, a empresa precisa atrair, envolver e gerar valor para os leitores, fazendo com que eles estabeleçam uma visão positiva da marca, aumentando a sua oportunidade de negócios.
Isto é, se uma loja de decoração posta em sua rede social uma publicação de “X maneiras de utilizar a persiana romana sala”, entregando o seu conteúdo como uma solução para o seu problema de não saber como combiná-la com o restante dos móveis.
Consequentemente, o leitor passa a ter uma imagem positiva sobre a empresa, uma vez que ela oferece um material relevante, aumentando o seu alcance, pois a publicação passa a ser compartilhada, e garantindo todos os demais benefícios.
Motor de Otimização de Busca
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, e refere-se a uma estratégia de otimização para os motores de busca, pelo fato de ser um conjunto de técnicas que buscam melhorar o posicionamento de um site nos buscadores.
Essa estratégia é fundamental para as empresas pelo fato de tornar mais fácil para os usuários encontrarem aquele site, afinal, ele aparece entre os primeiros resultados, fazendo com que quem está do outro lado da tela entenda a relevância da página.
Isto é, quando um usuário pesquisar por tomada rj45 fêmea em uma plataforma de busca, os mecanismos irão organizar os resultados de acordo com a relevância, dando preferência por aqueles que forem melhores para os usuários.
Sendo que o primeiro resultado é sempre o mais clicado. Portanto, é muito importante que sua página seja bem posicionada nesses buscadores, visando atrair mais pessoas para aumentar o tráfego.
Para isso, é preciso implementar ações que sejam relevantes para o público e se mostrem de qualidade para o próprio buscador, como a inserção de backlinks, uso de palavras-chave adequadas, e assim por diante.
E-mail marketing
Por fim, o e-mail marketing é uma maneira de estabelecer um relacionamento mais próximo com o público-alvo, transformando usuários interessados em clientes no futuro, além de manter o seu interesse pela marca.
Para isso, é preciso enviar conteúdos atualizados, relevantes e personalizados de acordo com o interesse de cada um, para que ele seja lembrado pela empresa e para que se sinta mais íntimo dela, havendo crescimento de confiança em geral.
Nesse sentido, imagine uma loja de balão de luz led que deseja enviar um e-mail para um usuário que se mostrou interessado com os produtos em promoção, para que ele se convença a comprar, como um “empurrão” para tal ação.
Razões para investir no marketing orgânico
Dessa maneira, é importante compreender os motivos que tornam o marketing orgânico uma opção fundamental para o desenvolvimento das empresas. A seguir, acompanhe as análises das principais razões:
1 - Ótimo custo-benefício
O primeiro motivo para investir no marketing orgânico está no fato de que há uma diminuição nos gastos destinados às estratégias de marketing, como com anúncios ou promoção de publicações.
Consequentemente, a empresa consegue atingir uma margem de lucro sobre as vendas muito mais alta, explicitando a grandiosidade do custo-benefício de sua aplicação.
2 - Aumento da credibilidade
O uso do marketing orgânico garante um ganho de credibilidade muito maior do que as estratégias de mídia paga, pois qualquer empresa pode contratar um anúncio, mas ser indicado pelos mecanismos de busca já é outra história.
Além disso, com o conhecimento de que se está acessando uma página de anúncio do buscador, o usuário sabe que o site está tentando lhe vender algo. Acontece o contrário com o orgânico, pois ele promove informações úteis e de qualidade.
Consequentemente, há uma maior relevância para aqueles que não tentaram vender algo diretamente para o leitor, mas sim, fornecer informação que o ajudaram.
3 - Estabelece um relacionamento
Com o auxílio do marketing orgânico, uma marca consegue ter acesso a uma oportunidade de desenvolver um relacionamento de qualidade com o consumidor, acompanhando-o ao longo de sua jornada de compra.
Isso acontece, por exemplo, se um usuário se interessar por uma bateria 60 am de um e-commerce, fornecendo seu e-mail para acompanhar a disponibilidade do produto, ele receberá diversos e-mails relacionados sobre o assunto, de acordo com seu interesse.
Como consequência, ele conseguirá perceber o desejo por parte da empresa em ajudá-lo, fornecendo um material que ele de fato goste, criando uma imagem positiva da empresa, o que o impedirá de optar por outras marcas concorrentes.
4 - Recurso duradouro
Por fim, o tempo de duração das estratégias de marketing orgânico não têm validade, sendo o contrário do que acontece com as ferramentas de mídia paga.
Ou seja, se uma empresa de elevador de carga investir durante 2 meses em anúncios para o seu site, ela receberá retorno durante esses 2 meses, pois a partir do momento que o fluxo de capital aplicado para, os resultados também param.
O que não acontece com o tráfego orgânico pelo simples fato de não precisar investir nada e ter todos os resultados provenientes de estratégias dedicadas e analisadas de acordo com os objetivos da marca.
Quais as vantagens da comunicação orgânica?
Nesse contexto, torna-se perceptível que as páginas da web conseguem se beneficiar de diferentes formas e de maneira extensa com a utilização do marketing orgânico.
Para deixar isso mais claro, existe uma série de vantagens deste recurso, como a geração de vendas e garantia de resultados permanentes. Além disso, outros benefícios são:
Quanto mais visitas, menor seu custo;
Auxilia no desenvolvimento de outras mídias;
Permite o investimento de capital em outros setores;
Melhora a reputação digital da empresa;
Facilita a construção da persona do negócio.
Portanto, se uma marca de pão funcional procura se desenvolver no mercado, ganhando destaque e atraindo cada vez mais pessoas e melhores resultados, a solução pode estar na implementação do marketing orgânico.
Conclusão
O marketing orgânico se refere a diversas estratégias de marketing sem a necessidade de aplicação de capital financeiro, o que exige um conhecimento aprofundado sobre o assunto, como tratamos ao longo deste artigo.
É importante saber que é um recurso capaz de garantir diversos benefícios se for aplicado corretamente, facilitando o desenvolvimento e os resultados da empresa que o implementar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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