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Como converter leitores em consumidores de uma marca?

 


Atualmente, os meios convencionais de marketing já não bastam mais para aumentar as suas vendas, é necessário também utilizar os meios digitais para isso, principalmente blogs, que transformam leitores em consumidores

Para ocorrer essa conversão de leitores em consumidores seguem diversas dicas e estratégias descritas neste texto, além de ressaltar a importância desse tipo de serviço de marketing. 

Qual a importância em converter leitores em consumidores? 

Muitas pessoas no início da internet criaram blogs por pura diversão, sem intenções de tornar isso como uma profissão. 

Entretanto, atualmente isso tem se tornado um meio de ganhar dinheiro, hoje, escrever posts em blogs pode ser algo lucrativo. Portanto, é importante compreender como otimizar essa nova ferramenta de marketing. 

Um blog é um dos canais mais importantes para o sucesso da estratégia digital de uma empresa, vários tipos de negócios utilizam essa ferramenta, como lojas de roupas, comida, empresas de auto escola, entre outros. 

Por meio dele, é possível atrair potenciais consumidores, torná-los mais familiarizados com as soluções que o negócio oferece e construir autoridade para a marca. 

Além de tudo isso, um blog bem construído é fundamental para a distribuição do email marketing.

Isto porque ao produzir conteúdo qualificado e relevante para os clientes, você criará um público fiel que confia na sua empresa e a considera uma fonte de informações relevantes e seguras. 

Quando alguém se inscreve no seu blog, abre espaço para abordagens mais eficazes e aumenta as chances de conversão.

Com esse tipo de conexão, fica mais fácil conseguir assinantes do blog, que sempre estarão atentos às novidades postadas, como serviços de lavagem de estofados e produtos novos.

Os assinantes recebem materiais exclusivos por e-mail e, se gostarem da experiência, tendem a recomendar sua marca para outras pessoas.

5 dicas para converter leitores em consumidores 

Segue algumas dicas  para aumentar suas vendas por meio do site da sua loja, usando a captação de novos leitores e a transformação em consumidores. 

Dica 1: Conheça seus clientes

Primeiro, entenda o propósito do seu produto e defina o mercado-alvo em que será vendido. 

Por exemplo, se deseja fornecer um Totem luminoso o seu mercado-alvo é o de arquitetura e design. 

Alguns produtos são feitos para um nicho, ou seja, um pequeno grupo de pessoas. Outros produtos são destinados a um público mais amplo. 

Para identificar seu cliente ideal, você deve responder às seguintes perguntas: 

  • Onde meus clientes estão localizados?

  • Quais são as profissões dos meus clientes? 

  • Quais são os hobbies e interesses deles?

  • Que problemas eles enfrentam todos os dias?

Ao responder a essas perguntas, você entenderá quem são seus clientes em potencial, o que eles estão procurando e como você pode influenciar seu comportamento.

Às vezes, o comportamento médio do visitante do seu site pode ser muito diferente do cliente. É importante, portanto, focar seu conteúdo em seu cliente em vez do visitante médio do blog.

Por exemplo, se você possui um negócio de fabricação de portões, foque em posts para o público que está buscando um portão novo, discorrendo sobre os produtos que você oferece e não apenas sobre curiosidades a respeito de portões. 

Dica 2: Monitore estatisticamente suas postagens 

Ao pensar no tópico de sua próxima postagem no blog, considere que tipo de postagem interessa a seus clientes em potencial, não os visitantes médios. 

Para saber a respeito das preferências dos clientes, você deve aplicar pesquisas com as perguntas descritas no tópico anterior. 

Em seguida, é necessário segmentar o conteúdo com base nas informações que já reuniu sobre seus clientes em potencial usando as seguintes ferramentas:

  • Google Analytics; 

  • BuzzSumo; 

  • Caixa de pesquisa do Google; 

  • Google ADS.

Aliar essas ferramentas irá auxiliar o empreendedor a obter mais visitantes em seu blog, inclusive, visitantes que queiram comprar, até mesmo coisas específicas como um mobiliário corporativo plataforma de trabalho.

O Google Analytics é usado para identificar as postagens mais populares, ou seja, aquelas que têm o maior número de visualizações e a maior taxa de engajamento. 

Dessa forma, é possível compreender mais facilmente as preferências dos leitores. 

O BuzzSumo analisa seu conteúdo ou o conteúdo de seus concorrentes para encontrar as postagens mais populares em seu nicho. Essa é outra ferramenta de análise de preferências. 

Quando você digita na barra de pesquisa do Google alguma frase ou palavra, aparece outras sugestões, chamadas de “As pessoas também perguntam”. 

Como digitar “Salgados congelados para revenda no Google irá aparecer frases relacionadas a escolas e fachadas. 

Utilizar essa ferramenta auxilia o empreendedor a encontrar tópicos e perguntas relacionadas. 

O Google ADS é um plataforma para propagandas, onde o empreendedor investe no impulsionamento de suas postagens, que irão aparecer em primeiro lugar nas pesquisas do Google. 

Como muitos sabem, é importante para qualquer site ter um bom tráfego orgânico e sempre aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. 

Porém, às vezes é necessário investir primeiramente no tráfego pago do Google ADS. 

Outra ferramenta interessante fornecida pelo Google ADS é o planejador de palavras-chave, que auxilia o empreendedor a descobrir as palavras-chave adequadas e que estão relacionadas ao seu núcleo de venda. 

A maioria dos seus leitores encontra um blog por meio do Google e de consultas de pesquisa, por meio de palavras-chave como alugar andaime, comprar andaime, entre outros. 

Ao usar as mesmas palavras-chave que seus leitores usam, você aumenta sua visibilidade para o público certo.

Dica 3: Guie os leitores pelo funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia de marketing para separar em etapas a decisão de compra de um cliente. 

Abaixo segue essas etapas: 

  • Etapa 1: Escolha do público alvo; 

  • Etapa 2: Apresentação do produto; 

  • Etapa 3: Sanar as dúvidas dos clientes; 

  • Etapa 4: Fechar negócio. 

Sendo assim, após a escolha do público alvo através das ferramentas apresentadas durante a leitura desse texto, o empreendedor irá apresentar seu produto e serviços em seu site. 

Mas, não apenas isso, ele também irá sanar as dúvidas dos clientes através de postagens regulares e relevantes, para que o cliente entenda que precisa do que está sendo vendido. 

A última etapa é a realização da venda, onde o cliente já foi conquistado e o contato também já foi salvo. 

Dessa forma é possível vender diversos itens específicos, como trocador de calor industrial

É na segunda etapa do funil de vendas que deve-se gerar leads, ou seja, contatos de possíveis consumidores, através das postagens no blog, que trarão reconhecimento da marca por meio de conteúdo relevante e informativo.

Se segmentado corretamente, o conteúdo do blog atrai muitos leads que podem ainda não estar prontos para fazer uma compra, mas podem ser guiados pelo funil de vendas para se tornarem clientes.

Dica 4: Invista na criação de leads

Após todas as pesquisas realizadas pelas ferramentas de marketing, o empreendedor deve focar na criação de leads através de suas postagens. 

Segue algumas dicas para potencializar os posts em seu blog: 

  • Desperte o interesse de novos leitores;

  • Eduque ou entretenha seu público;

  • Incentive os leitores a visitar novamente;

  • Invista em brindes e cupons; 

  • Faça promoções e campanhas; 

  • Solicitar que os leitores compartilhem informações de contato.

É importante obter informações de contato de seus leitores, pois dessa forma você continuará orientando-os pelo funil de vendas com conteúdo mais aprofundado, personalizado e direcionado.

Uma isca digital para fazer com que o cliente forneça as informações pessoais é oferecer incentivos  aos visitantes em troca de suas informações de contato, como nome, email e telefone. 

Geralmente, você deve fornecer algo que seu visitante ficará feliz em receber gratuitamente, como cupons, brindes, ebooks, ofertas exclusivas, entre outros. 

Se você deseja usar essa ferramenta para o seu blog, é essencial escolher aquelas que a isca digital trará o melhor resultado.

Para identificar iscas digitais que você pode usar, você deve se inspirar nos concorrentes e sempre pedir a opinião dos leitores. 

Considere fornecer e-books, guias, webinars, cursos ou outros produtos e serviços gratuitos como iscas digitais, para em seguida oferecer cupons e brindes físicos. 

Dica 5: Mostre o valor do seu produto através dos posts

Para divulgar seu produto de forma adequada, é fundamental saber quais as dificuldades que seus leitores enfrentam em suas vidas e o que eles gostariam de mudar. 

Aborda os problemas que ocorrem na vida de seus leitores e oferece a eles seu produto como solução, ele automaticamente se tornará desejável.

Invista em posts que discorrem sobre a importância do seu produto, dessa forma, todos os leitores do seu blog irão se manter a par do que é vendido e irá despertar o interesse da compra. 

Conclusão

Resumindo, todas essas dicas quando colocadas em prática irão ajudar qualquer empreendedor a obter leads, transformando vários leitores em consumidores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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