Pre-Pull é solução para evitar atrasos na coleta de contêineres
Mesmo
que, no Brasil, o atraso de coletas seja menos frequente se comparado a países
como os Estados Unidos, por exemplo, ainda assim e especialmente nesse momento
pós pandemia, essa é uma questão para o comex. Para a DMS Logistics, o Pre-Pull
surge como uma saída mais viável e a solução para o atraso nas coletas.
Atrasos
na coleta de contêineres podem ser um prejuízo e tanto para as empresas de
transporte. Com a ampliação do problema em vários países, o Pre-Pull surge como
uma alternativa viável, que antecipa processos e agiliza entregas.
Segundo
Filipe Carneiro, Gestor de Produto Marítimo na DMS Logistics, “além dos
desafios no transporte marítimo internacional salientados a partir da pandemia
do Covid-19, o transporte interno de containers foi gravemente afetado,
especialmente em países como os Estados Unidos, onde a maior parte das
transportadoras não possuem seus próprios chassis”. Filipe explica que, aqui no
Brasil, o problema é minimizado porque as transportadoras geralmente têm seus
próprios chassis, mas que, ainda assim, atrasos estão acontecendo com maior
frequência.
“Nos
Estados Unidos, os atrasos aumentaram principalmente por causa da rápida
recuperação de volume nos portos/rampas, da redução da capacidade operacional
nos terminais no primeiro semestre de 2021 e do déficit de motoristas no país”,
explica. “Aqui”, segue ele, “o problema não é tão grave, mas ainda assim pode
causar prejuízos, que podem ser evitados com o uso do Pre-Pull”.
Como o
próprio nome já diz, o Pre-Pull consiste na antecipação da coleta dos chassis
nos pools, geralmente um dia antes do carregamento dos contêineres, evitando
que as coletas sejam reprogramadas. “O motorista, antecipadamente, coleta o
container em um depot e o transporta até o pátio da transportadora para que,
então, seja entregue na fábrica do exportador. Essa prática minimiza os riscos
e aumenta a chance de que os prazos sejam cumpridos”, enfatiza.
“No caso
da DMS Logistics, existe uma equipe dedicada às coletas das cargas, que
identifica semanalmente a disponibilidade de chassis nos pools e, caso haja
falta de equipamentos, é possível contratar transportadoras que tenham seus
próprios chassis ou utilizar o Pre-Pull para evitar surpresas na hora de fazer
a coleta dos contêineres”, finaliza Filipe.
Sobre a
DMS
Com
tecnologia em freight forwarding e uma equipe especializada em encontrar
soluções sob medida, a DMS conduz operações complexas, repletas de
particularidades. São 33 anos de sucesso e muita responsabilidade junto aos
mais variados segmentos: de Healthcare, Telecom, Aerospace, Agro, e muitos
outros. Entre os serviços, estão: Transporte Aéreo, Marítimo, Rodoviário,
Desembaraço Aduaneiro e Seguro Internacional.
Mais
informações:
https://www.dmslog.com/ marketing@dmslog.com | +55 21 3596-2738
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