Qual a importância de uma fachada?
A palavra “fachada'', que vem do italiano “facciata” em que “faccia” significa face ou rosto, é a palavra utilizada para designar a face de um edifício, sua parte frontal.
Faz todo o sentido que este componente de um edifício seja de grande importância, tanto quanto os outros componentes mais básicos, como um toldo de alumínio.
A fachada de um edifício, se projetada corretamente, pode gerar negócios para edifícios comerciais, criar uma ótima primeira impressão, que pode ser duradoura, servindo a um propósito prático de passar segurança ao cliente.
Além é claro, de criar um ponto de diferenciação e ter o poder de ser ambientalmente eficaz.
Por exemplo, é preferível entrar em um centro de especialidades médicas com uma fachada limpa e moderna, do que em um mais antigo e sujo, pois fachadas bem desenhadas e cuidadas, passam a impressão de que o serviço lá dentro é bom.
Investir em uma fachada moderna, atraente e bem planejada resulta em uma série de vantagens para o empreendimento, já que ela pode trazer bons retornos para a marca a médio e longo prazo.
Entre os principais benefícios de ter uma fachada adequada para o seu negócio podemos listar:
Mais destaque da empresa no mercado;
Maior atração de clientes;
Mais oportunidades de venda;
Melhor retorno financeiro;
Renovação do ambiente;
Maior apelo visual.
Ao longo do texto, explicamos um pouco melhor cada ponto a se considerar na hora de planejar uma fachada comercial.
Gerar negócios
A primeira coisa que geralmente convence um cliente a entrar em uma loja para potencialmente comprar itens é a fachada da loja.
Fachadas incomuns ou lindamente projetadas têm o mesmo efeito, chamando a atenção de curiosos que ficam intrigados com a fachada do edifício.
Quantas vezes você já entrou em uma tenda para casamento, apenas para dar uma olhada em seu interior, pois a fachada era muito convidativa?
Para uma empresa, uma grande fachada tem o poder de intrigar e atrair os consumidores, o que pode gerar não apenas interesse no negócio inovador, mas também gerar negócios, seja vendas ou prestação de serviços.
Uma ótima primeira impressão
Como mencionado antes, a origem da palavra ‘fachada’ é de outra palavra italiana, radicada da palavra ‘rosto’.
Agora, quando você encontra uma pessoa pela primeira vez, a primeira coisa que vê é seu rosto e se ela causa uma boa ou má impressão, a coisa de que você se lembra, na maioria dos casos, é seu rosto ou aparência.
É o mesmo para um edifício. Uma fachada de sucesso permite que os espectadores desenvolvam uma impressão excelente e duradoura de uma estrutura comercial ou residencial, mesmo sem saber a finalidade ou o conteúdo do edifício.
E mesmo para negócios online, não podemos deixar de citar que construir um site com boa aparência é imprescindível, sendo o site a “fachada” de um escritório virtual, por exemplo.
Efeito prático, aplicabilidade
Quando se trata de edifícios residenciais e comerciais, as fachadas têm o poder não apenas de parecer interessantes, mas também de oferecer um elemento de praticidade.
Estruturas de mármore maciço, fachadas de vidro manchado ou espelhado permitem que seus ocupantes mantenham uma sensação de segurança, como ninguém pode ver, ao mesmo tempo em que apresentam um visual esteticamente agradável.
Cada negócio pode escolher uma fachada diferente a depender da sua área de atuação.
Uma empresa da área de tecnologia, que realize, por exemplo, assistência técnica iPhone pode optar por investir em uma fachada que demonstre organização, com uma identidade visual mais limpa e ao mesmo tempo tecnologia.
Crie um ponto de diferenciação
Uma grande fachada tem o poder de chamar e manter a atenção do cliente.
Fachadas únicas oferecem aos seus ocupantes a oportunidade de expressar a sua personalidade, estilo único e de se destacar dos edifícios ao redor, especialmente de concorrentes, criando assim um ponto de diferenciação.
Para ocupantes de edifícios residenciais, esta é uma grande vantagem, para complexos comerciais, é uma estratégia de marketing eficaz.
Por exemplo, as empresas que prestam serviço de transporte de resíduos podem se destacar dos demais concorrentes utilizando uma paleta de cores bem elaborada e itens de decoração modernos na sua fachada.
Você pode se destacar na competição
Seu concorrente tentará algumas técnicas diferentes de propaganda e publicidade e você precisa ter uma boa estratégia para que seja capaz de se destacar na competição.
Se você tiver um design diferente, as pessoas ficarão atraídas por você e você será capaz de conseguir um bom lugar na competição.
Neste caso é preciso ter certeza de que possui uma placa exclusiva que causa uma boa impressão, e deve se certificar de manter o logotipo e que não está voltado para fora.
Sendo assim, ter certeza de que o logotipo está tendo uma boa exposição e que todos percebam o mesmo com grande facilidade agora.
Uma loja escondida, que acaba não sendo muito marcante, pode ser uma opção preferida quando o cliente se depara com uma loja que demonstra logo em sua fachada o preparo e o investimento.
Pois, parecem refletir o esforço e dedicação daqueles que integram o estabelecimento.
A forma de publicidade
Uma opção é colocar a marca nas redes sociais para que as pessoas comecem a saber mais sobre a placa.
Sendo assim, pode obter uma boa marca, usando alguma boa fonte. Você precisa escolher a marca de forma que ele atraia a atenção de todas as pessoas que por ali passarem.
O logotipo pode ser um vendedor silencioso para o seu negócio, esta é uma abordagem econômica para a publicidade.
Se você incluir seu logotipo na placa, certamente isso pode ajudar e reforçar sua marca com certeza. Basta fazer isso da maneira certa e você terá o melhor tempo com o mesmo agora.
De forma geral, sempre pense em incluir o logotipo da empresa e a paleta de cores do seu negócio, para dessa forma ser facilmente reconhecido pelos clientes.
Para a criação de sua marca e de todos os detalhes a respeito de identidade visual, é válido contratar uma assessoria empresarial, com profissionais qualificados que irão te orientar da melhor forma possível.
Entretanto, também é possível estudar por conta própria e aprender a desenvolver a sua própria identidade visual.
O reforço da marca é possível
Portanto, colocar isso na frente, isso pode ajudar sua marca a ser reforçada. Isso será fácil para todos os veículos e motoristas.
Se houver um shopping nas proximidades, os compradores podem notar, adquirindo clientes e compradores em potencial.
Você precisa falar com um bom designer para o seu letreiro e ele o projetou de forma que atraia novos clientes para o negócio.
Podendo assim, adicionar alguns gráficos na placa para que seu negócio fique familiarizado com todos que passam por ali. As pessoas vão gostar do letreiro, se tiver uma boa combinação de cores e um visual apelativo.
Uma opção é, contratando uma boa empresa de comunicação visual negociar que seja feito o pacote completo, incluindo o letreiro da fachada de acordo com a identidade visual construída.
Escolha da maneira certa e obterá muitos dos bons benefícios
A placa deve ser fácil de notar e ler e você deve evitar uma placa complicada, pois não será fácil de ler para ninguém.
Outra possibilidade é obter uma placa personalizada e que pode ser a melhor para você. Você precisa ter certeza de que o material de boa qualidade é usado para que não haja problemas a longo prazo. O logotipo também deve ser duradouro.
Você precisa primeiro ver a demonstração e, em seguida, finalizar a assinatura para o seu negócio.
A placa não precisa falar mais sobre o tema do seu negócio. Você precisa se certificar de que o logo seja bem fixado para que não caia. Esta é a melhor forma de publicitar a sua empresa e os seus serviços gratuitamente.
Sendo assim, precisa se certificar de que há iluminação suficiente para que o logotipo esteja sempre visível agora. Você vai conseguir bons novos clientes com isso. Pegue o logotipo certo e certamente tempos de vacas gordas virão.
Conclusão
Diante de todos esses dados, é possível notar a importância de investir na construção da fachada do seu negócio e na sua preservação.
Pois a fachada é a “cara” de qualquer empresa, sendo como um cartão de visitas para as pessoas que passam pelo ponto em que a loja está localizada.
Portanto, é essencial ter uma fachada limpa, com seu logotipo e o nome da empresa bem visível, além de uma decoração e uma paleta de cores que transmita a personalidade do negócio.
Não é preciso investir muito para ter sucesso na construção de uma boa fachada, mas é essencial estudar ou contratar uma equipe que se atente a todos esses detalhes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário