Solução ServiceNow e IBM facilita integração e gestão de pedidos em PSCs sob 5G
São Paulo, 26 de janeiro – Provedores de
serviços de comunicação (PSCs) têm enfrentado um grande desafio com a chegada
do 5G. Apesar da tecnologia abrir portas para uma profusão de novas
oportunidades, como o alcance de velocidades mais altas e novas tecnologias de
rede, ela trouxe uma maior necessidade em focar na melhoria da experiência do
cliente. Antes com enfoque maior no preço, agora os PSCs precisam dar mais
atenção à experiência e aos resultados do negócio. Com a solução Order
Management da ServiceNow e da IBM, a integração e gestão de pedidos se torna
muito mais fácil.
De acordo com Vikram Walecha, diretor executivo de
tecnologia ServiceNow da IBM, “PSCs visionários conseguirão mirar novos
clientes, novos compradores e novos mercados com produtos e serviços inovadores
que aproveitem as capacidades do 5G para acelerar a transformação digital em
diferentes setores.” Para isto, porém, eles precisam investir em um sistema
capaz de acabar com os silos de informação e de promover uma conexão maior nas
operações dado que cada parceiro possui o seu próprio modus operante..
‘A maior parte as operadoras de telecom sabe o quanto
seria vantajoso oferecer novos pacotes de serviços aos clientes. No entanto, elas
precisam navegar por um crescente ecossistema de parceiros, cada um com seus
próprios sistemas e processos”, explica Walecha, Confira alguns benefícios do
serviço para as empresas de telecomunicações:
Redução
da perda de clientes e melhorando sua experiência
Segundo o TM Forum, “muitos CTOs e
CIOs veem a prestação de serviços como peça-chave do modelo operacional na era
do 5G e estão aumentando seu foco em gestão de pedidos de serviço”. Entretanto,
sem uma verdadeira transformação digital, a tempestade perfeita se forma para
os PSCs – exigindo um novo plano de ataque em três pontos sensíveis para
operadoras de telecom – e seus clientes:
1.
Chegada mais rápida ao mercado
A ativação de novos serviços pode demorar semanas ou
meses. As companhias de telecom que forem capazes de responder ao mercado
rápida e eficientemente serão as primeiras a ter a oportunidade de conquistar
os negócios e a lealdade de clientes digitais que estiverem adotando as novas
tecnologias conectadas possibilitadas pelo 5G.
2.
Melhor prestação de serviço
É fundamental colocar novos pacotes de serviço no
mercado com rapidez, mas isso é só uma parte da transformação que os PSCs devem
realizar. Igualmente importante é ativar esses novos serviços para os clientes
com velocidade e eficácia.
Muitos clientes saem devido à má
comunicação ou à demora na resposta a suas solicitações – e a perda de clientes
a esta altura significa perder um relacionamento mais valioso, que teria mais
potencial de faturamento.
3.
Visibilidade expandida
Quando os funcionários não têm a visão completa dos
dados do cliente – ou precisam gastar tempo e energia movimentando informações
entre sistemas distintos –, se torna difícil orquestrar e decompor os pedidos
sem percalços. Nesses casos, é difícil prever qualquer problema que possa
impedir assegurar o serviço para ávidos clientes novos, situação em que nenhum
PSC pode se dar ao luxo de estar.
Uma
abordagem holística na gestão de pedidos
Para atender melhor aos clientes (e, consequentemente,
prosperar) na era do 5G, os PSCs precisam de uma abordagem de gestão de pedidos
que seja holística e vá além de "fazer um pedido", abrangendo também
a garantia do serviço. À medida que as opções oferecidas se tornam mais
conectadas, as operações também precisam se conectar. Caso contrário,
operadoras de telecom vão ficar para trás da concorrência – e rápido.
A solução Order Management da
ServiceNow e da IBM dá aos PSCs uma abordagem mais conectada do início ao fim,
facilitando:
- Que
equipes e parceiros diferentes colaborem internamente em um único sistema
de ação;
- Fluxos de trabalho digitais para o trabalho avançar de uma pessoa para a seguinte
Com prestação e garantia de serviços em uma única
plataforma – que une sistemas, processos e pessoas –, os clientes recebem as
atualizações e os serviços de que precisam. Isso impulsiona o mercado de telecom
como um todo.
Saiba mais sobre como a ServiceNow e a IBM estão
ajudando PSCs a remover as barreiras de
gestão de pedidos que resultam em experiências
de cliente ruins.
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