Tecnologia em finanças: quais são as principais tendências para 2022?
Por
Anderson Santana
É evidente que o mercado financeiro foi um dos mais impactados pelo surgimento de novas tecnologias, especialmente com a chegada da pandemia. De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021, o mobile banking tornou-se o principal canal para movimentações financeiras, sendo responsável por 64% das transações bancárias. Além disso, 9 em cada 10 contratações de crédito foram realizadas em canais digitais. Tendo em vista este cenário, o que podemos esperar de tendências tecnológicas para o segmento de finanças em 2022?
Tecnologia
em finanças: principais inovações
Atualmente,
podemos observar diversas tecnologias disponíveis no mercado de finanças,
destacando-se o uso de Inteligência Artificial (AI), Big Data, Analytics, Block
Chain e Automação
de Processos (RPA). Essas tecnologias têm como principal objetivo
aumentar a praticidade, escalabilidade e disponibilidade dos processos, uma vez
que otimizam a experiência do cliente, entregando atendimento mais rápido e
assertivo, e aumentando, consequentemente, as vendas e a margem de lucro das
empresas.
A
chegada do 5G, que deve funcionar nas capitais brasileiras a partir de julho de
2022, também representará um importante impacto no setor, pois oferecerá mais
velocidade e conexão mais estável, aumentando o uso das tecnologias e oferecendo
mais agilidade nas transações financeiras.
Além
disso, o 5G também deve alavancar o uso da nuvem
no segmento, visto que suas características garantem que os bancos acessem os
dados armazenados em cloud de forma muito mais rápida. Desta forma, haverá uma
drástica redução dos custos operacionais, maior garantia da continuidade dos negócios, agilidade
para responder ao mercado e incentivo, inclusive, à sustentabilidade ambiental,
uma vez que a nuvem colabora para a diminuição do uso de servidores dentro das
organizações.
Os
desafios para o setor financeiro em 2022
Os
bancos estão vivendo um momento de muitas transformações, tanto regulatórias,
quanto de evolução digital. Novidades como o advento do Open Banking permitirão
que outros canais possam ofertar produtos financeiros, algo definido hoje como
Banking as a Service (BaaS), tornando o mercado ainda mais competitivo.
Outro
ponto fundamental para o setor financeiro é a necessidade de aumentar os
investimentos em segurança da informação, com objetivo de prevenir fraudes.
Segundo pesquisa da PwC Digital Trust Insights, os custos relacionados à
cibersegurança devem crescer em mais de 80% nos próximos 12 meses e,
tratando-se de instituições bancárias, essa preocupação deve ser redobrada.
Em
2022, a previsão é que os bancos ampliem ainda mais os investimentos em tecnologia,
colocando o cliente no centro das ofertas de produtos e serviços e buscando
soluções que permitam obter escalabilidade nos processos. Por isso, acompanhar
as tendências será primordial para as instituições financeiras manterem-se
competitivas e oferecendo serviços mais aprimorados aos clientes.
Anderson Santana é Executivo de Contas Sênior para Serviços Financeiros e Meios de Pagamento da Digisystem, empresa 100% brasileira com 31 anos de experiência em serviços especializados em TI.
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