Uma nova era para PCs
Por Panos Panay, Chief Product Officer, Windows
+ Devices
Os últimos dois anos
tiveram um impacto profundo e duradouro na forma como vivemos, com o PC
desempenhando um papel mais significativo do que nunca em nossas vidas.
Recentemente, conversando com um amigo, ele comentou que jamais esperava que
seu filho de 8 anos se tornasse proficiente no Teams e OneNote, ou que sua mãe
de 72 anos se tornasse usuária assídua do serviço de delivery. Novos
comportamentos, que nasceram por necessidade, estão se tornando hábitos à
medida que pessoas e organizações reavaliam suas prioridades por meio de uma
nova lente.
Uma nova infraestrutura
híbrida surgiu – para o trabalho, a escola e a vida – permitindo mais
flexibilidade quanto ao local e a forma como as pessoas passam seu tempo. E o
PC é o hub, a peça central disso tudo. Isso está impulsionando uma nova era de
uso dos PCs, com um aumento definitivo no número de minutos gastos e no número
de PCs por domicílio.
À medida que refletimos
sobre o que está impulsionando essa mudança estrutural na demanda e no uso de
PCs, vemos três tendências duradouras: o aumento do trabalho e aprendizado
híbridos, mudanças nos hábitos de entretenimento e modelos de distribuição e a
mudança de hábitos dos consumidores em suas tarefas cotidianas.
A ascensão do trabalho
e do aprendizado híbridos. A pandemia acelerou a tecnologia e a
infraestrutura organizacional para permitir que as pessoas trabalhassem e
aprendessem remotamente. Olhando para o futuro, muitas
pessoas que tiveram a opção de trabalhar remotamente desejam continuar remotos
e a
maioria dos educadores acredita que a aprendizagem remota continuará a
desempenhar um papel importante. Vemos essas mesmas tendências refletidas
em como as pessoas estão usando o Windows. Nos últimos dois anos, o Windows viu
um aumento de 6 vezes no número de pessoas usando aplicativos de comunicação e
colaboração como Cisco WebEx, Slack, Microsoft Teams e Zoom.
Mudanças nos hábitos de
entretenimento e modelos de distribuição. A forma como o
conteúdo é produzido, distribuído e consumido mudou drasticamente – considere o
fato de que muitos filmes de sucesso estão sendo lançados nos cinemas e via
streaming no mesmo dia. Desde o início da pandemia, 70% mais pessoas
transmitiram conteúdo no Hulu, Netflix e YouTube no Windows, e os minutos
mensais de jogos cresceram mais de 35%. Há agora tantos jogadores
quanto pessoas que assistem TV. Mais do que nunca, as pessoas esperam estar
no controle do que, quando e onde assistem, jogam, transmitem e publicam – e
cada vez mais tudo isso está acontecendo no PC.
Mudança de hábitos do
consumidor em suas tarefas cotidianas. Tarefas cotidianas, como compras de
supermercado, consultas médicas, ir à academia e até mesmo comer fora se
transforam com o aumento dos pedidos e entregas online, bem como consultas e
treinos virtuais. A
telemedicina cresceu 3x e houve um
crescimento de 500% no número de pessoas que buscavam comprar online e retirar
na loja em relação a dois anos atrás. No Windows, duas vezes mais pessoas
estão usando seus PCs para fazer compras, com 40% mais tempo dedicado a
compras. Mesmo quando retomamos algumas tarefas diárias de forma presencial, as
pessoas não mostram sinais de desistir totalmente da conveniência das tarefas
online.
O mercado de PCs viu
seu maior crescimento em uma década, com o Windows dominando o mercado
O mercado de PCs
registrou o maior crescimento em uma década. As vendas globais de PCs
ultrapassaram 340 milhões de unidades em 2021, e segundo a Canalys, o
crescimento é 27% maior do que em 2019. O Windows agora alimenta mais de 1,4
bilhão de dispositivos ativos mensais, com um crescimento de 10% no tempo total
gasto no Windows em relação aos níveis pré-pandemia. Neste trimestre, o Windows
teve participação na forma como, através de nossa pesquisa sobre insights de
clientes, vimos um crescimento de quase 50% no número de pessoas que planejam
usar seus PCs para criatividade, jogos ou para o trabalho. Continuamos vendo
pessoas em organizações, escolas e casas reconhecerem os benefícios de um PC
para cada pessoa.
Para enfrentar os
desafios contínuos de fornecimento, para o lançamento do Windows 11 mobilizamos
todo um ecossistema em torno do silício, OEMs, varejistas e outros parceiros
para garantir que o maior número possível de pessoas que quisessem um novo PC
no final de ano pudesse comprar um, incluindo estoques disponíveis para
clientes comerciais e educacionais.
O Windows 11 é um
catalisador do engajamento e do crescimento
Desde o lançamento
do Windows 11 em outubro de 2021, temos visto forte demanda e preferência
pelo Windows 11, com as pessoas aceitando a oferta de atualização para o
Windows 11 com o dobro da taxa que vimos no Windows 10. O Windows 11 também tem
as pontuações de maior qualidade e satisfação do produto entre todas as versões
do Windows que já lançamos. A qualidade do produto foi um grande foco para a
equipe e adotamos uma abordagem deliberada e em fases na forma como implementamos
a atualização. Hoje, estamos entusiasmados em compartilhar que a oferta de
atualização para o Windows 11 está entrando em sua fase final de
disponibilidade, antecipando nosso prazo inicial de meados de 20221. O Windows
11 está aumentando o engajamento, com as pessoas gastando 40% mais tempo em
seus PCs com Windows 11 quando comparado aos PCs com Windows 10. Os benefícios
da multitarefa e da produtividade dos PCs com Windows estão sendo mais
utilizados do que nunca, com quase metade dos usuários do Windows 11 usando os
novos Layouts Snap.
O Windows 11 também
está ajudando a direcionar 3 vezes mais tráfego para a recém-redesenhada
Microsoft Store. Baseados em nossa plataforma aberta, anunciamos novas
políticas da Store no ano passado, para criar uma maior oportunidade
econômica para criadores e desenvolvedores, abrindo caminho não apenas para
novos aplicativos, como para novas vitrines como Amazon e Epic Games. Estamos
muito animados com o feedback de nossos clientes e parceiros sobre a nova
Microsoft Store.
O ecossistema Windows
está mais vibrante do que nunca
Um dos benefícios
incríveis da plataforma Windows é que ela fornece um ecossistema amplo e
aberto, que garante mais escolhas às pessoas. Hoje, o ecossistema é mais forte
do que nunca em hardware, software, aplicativos, periféricos e muito
mais.
Desde o seu lançamento,
nossos
parceiros OEM e de silício introduziram ofertas incríveis de novos PCs com
Windows 11. Mais
recentemente, na CES, nossos parceiros Acer, AMD, ASUS, Dell, HP, Intel,
Lenovo, Qualcomm e Razer mostraram as incríveis inovações dos PCs e de silício,
e a AMD e a Lenovo anunciaram o
primeiro dispositivo Microsoft Pluton disponível – permitindo ainda mais
segurança e escolha para nossos clientes.
Construindo para o futuro
Como equipe, sentimos
uma imensa gratidão e orgulho de entregar um produto que se tornou cada vez
mais parte do cotidiano das pessoas, e sabemos que não terminamos por aí. À
medida que olhamos para o futuro, este ano e além, continuaremos a investir na
entrega de experiências do Windows que enriqueça e inspirem a vida das
pessoas.
Continuamos adaptando o
Windows para atender às necessidades em evolução de nossos clientes. Com o Windows 365, movemos o
Windows para a nuvem, onde os funcionários podem transmitir com segurança sua
experiência do Windows em qualquer dispositivo. Com o Windows
11 SE, as escolas têm um ambiente simples e livre de distrações, atendendo
às necessidades únicas dos alunos do ensino básico.
No próximo mês traremos
novas experiências para o Windows, que incluem uma prévia pública de como você
pode usar aplicativos AndroidTM no Windows 11 por meio da Microsoft Store, além
de nossas parcerias com a Amazon e a Intel, melhorias na barra de tarefas com
opção de ligar e desligar o alto-falante em ligações, compartilhamento de
janelas mais fácil, bem como informações sobre o clima na barra de tarefas e a
introdução de dois novos aplicativos redesenhados, o Bloco de Notas e o Media
Player.
O Windows continuará a
ser a espinha dorsal da inovação, o melhor destino para jogos, para a
criatividade e a produtividade e uma porta de entrada para o Metaverso.
2021 foi um ano
incrível para o Windows e, em 2022, continuaremos nossa jornada para capacitar
cada pessoa e organização do planeta a alcançar mais.
1 Dispositivos que possuem uma
Conta Microsoft (MSA para Home Edition) e têm versões e compatibilidade
elegíveis (consulte a Integridade da Versão do Windows em https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/release-health/ para obter mais informações)
Android é marca registrada da Google LLC.
Nenhum comentário