Verão e hipertensão: o que você deve saber para desfrutar da estação mais quente do ano sem preocupações
A atenção à hidratação e à eventual
potencialização dos efeitos dos medicamentos adotados, se tornam aliadas
fundamentais.
São Paulo, 31
de janeiro de 2022 – O verão chegou e com ele aquela animação
para curtir dias de sol, fazer atividades prazerosas, usufruir de roupas mais
leves e momentos de muita energia. Mas, e se junto com ele surgirem alguns
sintomas não muito agradáveis, associados à hipertensão? O que fazer?
Segundo a cardiologista Nathalia
Monerat, do Grupo Conexa, a chave para evitar cefaleia, cansaço, palpitações,
boca seca e tontura nos pacientes com pressão alta é a famosa hidratação.
“Recomendada para todas as pessoas, a ingestão de líquidos - de preferência
água, sucos naturais e água de coco – evita que ocorra uma redução no volume de
sangue circulando no corpo e, consequentemente, a oferta de oxigênio, que pode
prejudicar o funcionamento de órgãos como o cérebro, rins e coração”, destaca.
Além disso, a profissional salienta que
a vasodilatação também é um processo que ocorre em decorrência do calor e
merece atenção por parte dos pacientes crônicos. “Algumas medicações
regularmente ingeridas para o controle da pressão arterial têm como efeito a
vasodilatação, que nada mais é do que a dilatação dos vasos sanguíneos por meio
do relaxamento de músculos lisos. Nesse sentido, somada ao fator diurético, também presente em algumas medicações anti-hipertensivas e
que favorecem a eliminação de
líquidos pela urina, pode haver uma eventual desregulação da situação e a
necessidade de cuidado redobrado, com a consulta a um especialista”,
complementa Nathalia.
Embora a literatura aponte que a
ocorrência de acidentes vasculares graves, como Acidentes Vasculares Cerebrais
(AVCs) ou Infartos Agudos do Miocárdio (IAM), seja menor no verão do que no
inverno, o alerta é devido às condições extremas – muito calor -, que podem
aumentar os riscos. “No caso de dor torácica e, principalmente, com irradiação
para o braço ou pescoço, associada à hipertensão, diabetes, colesterol alto,
tabagismo, etc., a procura pelo atendimento médico presencial deve ser
imediato. Exames clínicos podem caracterizar a dor e decidir a melhor
estratégia diagnóstica, bem como tratamento”, reforça a doutora.
Telemedicina
como aliada ao tratamento e controle
Muito mais do que correr atrás de
solução quando o problema ocorre, o ideal para ter uma vida saudável é realizar
o acompanhamento médico contínuo, focado na promoção da saúde e não
exclusivamente da doença. Nesse sentido, a telemedicina pode ser uma excelente
opção.
A cardiologista pontua que em caso de
sintomas leves, o teleatendimento pode ajudar com a indicação de tratamento e o
esclarecimento de dúvidas. Além disso, ao adotar consultas regulares, o
paciente e o médico podem caminhar juntos, adaptando medicações, identificando necessidades
e estimulando uma melhor qualidade de vida. “Conseguimos, mesmo à distância
verificar os sinais por meio de ferramentas de fácil uso, como aparelhos de
pressão e oxímetros de pulso e orientar a busca por avaliações
multidisciplinares, como a ida a um nutricionista e a escolha pela prática de
atividades físicas junto a profissionais capacitados. Tudo em prol de uma saúde
integral no conforto da sua casa, por meio de um Programa de Crônicos
exclusivamente desenvolvido pelo Grupo Conexa”, finaliza.
Sobre o Grupo
Conexa
Player de saúde digital, o Grupo Conexa
cuida de cerca de 20 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil
profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades. Fundada no Rio de
Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária,
reformulou seu modelo de negócio em 2017 e se tornou uma plataforma de
telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade,
tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e
humanizada.
Em 2020, adquiriu a iMedicina,
desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração
e fidelização de pacientes. Em março de 2021, uniu-se à Psicologia Viva, maior
empresa de saúde mental da América Latina.
A companhia faz parte da Saúde Digital Brasil (SDB) e tem como clientes, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes instituições do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outras. Saiba mais em https://www.conexasaude.com.br/
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