Vyttra Diagnósticos intensifica o suprimento de testes rápidos de Covid-19 e Influenza às farmácias e órgãos públicos
Indústria nacional mostra amplo comprometimento
com o cenário da saúde no Brasil e afirma ter capacidade para atender à alta
demanda e, também, à possibilidade do uso de autotestes
São
Paulo, 11 de janeiro de 2022 – A Vyttra Diagnósticos, maior empresa brasileira de fabricação e distribuição de
equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos in vitro, anuncia que, com a chegada da
variante Ômicron e o surto de Influenza (H3N2), o mês
de dezembro de 2021 representou um aumento de vendas de testes
rápidos às farmácias de 466% em relação à média de julho a novembro do
mesmo ano. A tendência se repete em janeiro de 2022, quando nos
primeiros dias do mês já apresentou um aumento nas
vendas de 541%, em relação a dezembro de 2021.
"O comportamento da
demanda por testagem foi proporcional às ondas de infecção e
às fases que vivenciamos ao longo da pandemia de Covid-19. Logo,
se no primeiro semestre de 2021 a nossa média de vendas às farmácias era
de cerca de 500 mil testes rápidos ao mês, no segundo semestre, com
o avanço da vacinação, esta média começou a cair, mas voltou a
crescer de forma exponencial a partir do início da recente onda
de novos casos no Brasil, em torno de 25 de dezembro. O fato é que
com o surto de ambas as doenças e a capacidade de
ofertar, desde abril de 2021, um teste combo, que
identifica Covid-19 e Influenza ao mesmo tempo, nas últimas três
semanas já vendemos mais testes para farmácias do que durante todo o
período de julho a novembro. Em linhas gerais, o nosso market share tem crescido dia após dia e isso nos dá uma grande
satisfação, uma vez que efetivamente podemos auxiliar a
população na quebra da cadeia de transmissão”, destaca Rubens
Freitas, CEO da Vyttra Diagnósticos.
Desde o início do
surgimento de novos casos no Brasil, a Vyttra Diagnósticos
registra um market share nas farmácias de 79% para o Teste Smart Test COV Ag Combo e salienta que também atua no
atendimento de licitação de órgãos públicos, sem riscos de ausência
de produto. “Estamos preparados para atender aos pedidos dada à
fabricação própria, à ampliação da linha produtiva e de adequação de turnos”,
complementa Rubens.
Autoteste para
Covid-19
Com estudo de usabilidade pronto
para seus produtos de Point of Care serem utilizados como autoteste, a empresa está aberta para
contribuir com a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Entendemos que ofertar o teste para uso da própria população seja
uma ferramenta relevante no combate à transmissão dos vírus da
Covid-19 e Influenza, uma vez que, ao identificá-los com rapidez
e conveniência, a pessoa imediatamente já adota o isolamento e
busca os protocolos adequados para cada enfermidade. Além disso, essa abertura
não inviabilizaria a feitura de testes em ambientes de farmácias, laboratórios
e hospitais. Pelo contrário, em caso de dúvida ou sentindo a
necessidade da realização do teste por um profissional de saúde, a
pessoa procurará por esses locais. O ponto aqui é disponibilizar mais
opções para que todos se sintam mais seguros em um momento tão incerto”,
complementa o executivo.
Autotestes nas
gôndolas
A adaptação dos produtos ofertados
atualmente às farmácias e ao consumidor final seria apenas de embalagem –
unitária ou com três testes, por exemplo –, na rotulagem
e instruções de uso, amparadas pelo estudo de
usabilidade realizado, que tem como objetivo garantir que pessoas sem
treinamento possam facilmente executar o teste. Desde que indicado pela Anvisa,
ele poderia ser comercializado em
estabelecimentos diversos. “Para a Vyttra Diagnósticos essa
alteração de rótulo e quantidade seria rápida. Cerca de duas
semanas e os produtos poderiam ser comercializados, além
das farmácias, em canais D2C (Direct
do Consumer) - marketplaces e lojas online dedicadas, por exemplo”,
enfatiza Rubens.
No que tange os índices dos testes, eles
oferecem sensibilidade de 97% e atuariam como os autoexames de
diabetes, gravidez e HIV, já disponibilizados atualmente no mercado. “Para
realizar essa liberação de uso, a entidade pode levar em consideração
uma série de exigências, entre elas que haja um nível de
sensibilidade mínima para o teste, um passo a passo para
realização simples e fácil, e que, assim como ocorre na Inglaterra, haja
um mecanismo de reporte – nesse exemplo, o
usuário tira uma foto do teste e faz o upload em
um app, recebendo de volta um documento oficial do resultado, que
serve de passaporte para atividades diversas - fácil e eficaz”,
finaliza.
Sobre a Vyttra
Diagnósticos
A Vyttra Diagnósticos é uma das maiores
empresas brasileiras na fabricação e distribuição de equipamentos e reagentes
para o mercado de diagnósticos, oferecendo mais de mil itens a laboratórios,
hospitais, bancos de sangue, clínicas veterinárias e farmácias de todo o
Brasil. A empresa investe continuamente em soluções tecnológicas que traduzam
confiança e qualidade, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos brasileiros.
Sobre a Proxima
A Proxima é a marca da Vyttra Diagnósticos de Point of Care (POC), voltada ao desenvolvimento de soluções de qualidade, que permitam a democratização do diagnóstico rápido a todos os pacientes. Com padrões elevados, seu portfólio oferece resultados assertivos - pelos índices de sensibilidade e especificidade alcançados - para a identificação de inúmeras enfermidades, entre elas Covid-19 e Influenza A e B.
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