Webmotors Autoinsight revela preferência do consumidor na hora de realizar a manutenção de usados e seminovos
Troca de óleo e filtro, alinhamento e
balanceamento são os serviços mais realizados
Janeiro de 2022 – A Webmotors, maior ecossistema
automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento
automotivo, realizou um estudo para entender o cenário de manutenções
automotivas. Dos quase 400 participantes da pesquisa, 65% optaram por fazer a
manutenção em um mecânico de confiança, 22% em concessionárias e 5% realizaram
por conta própria.
Os principais motivos apontados para a
escolha do mecânico foram confiança (76%), custo da manutenção (60%) e atendimento
(32%). Já na opção pela concessionária, os principais benefícios informados
foram os profissionais de fábrica (73%), manutenção da garantia (65%) e peças
originais (57%).
Serviços realizados
Em pergunta de múltipla escolha, os
entrevistados informaram quais são os serviços que costumam realizar após a
compra de um veículo. As principais manutenções informadas foram: troca de óleo
(19%) e filtro (16%), alinhamento/balanceamento (15%) e troca de filtro do
ar-condicionado (14%).
“O estudo nos trouxe insights valiosos a
respeito do comportamento do consumidor que adquire um veículo usado ou
seminovo e para conhecer suas preferências em termos de manutenção e estética
automotiva. Observamos que a maioria realiza a troca de óleo e de filtro, por
segurança, e instala insulfilme e tapetes novos, por estética.”, afirma Cris
Rother, CMO e Consumer Products da Webmotors.
Quase 50% dos entrevistados optaram por
não investir na estética automotiva. Já os que decidiram mudar focaram na
instalação de insulfilm (28%), troca de tapetes e lâmpadas externas (13%) e
pneus (9%), principalmente com mecânicos (37%), em razão da confiança, de
melhores preços e atendimento.
Praticidade e segurança
Adquirida em 2021 pela Webmotors, a
Car10 é um marketplace – portal
que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar – de conserto e manutenção de carros. Desde a
aquisição do serviço até a realização do agendamento, tudo é feito de forma
100% online. O
usuário obtém indicações de locais para realizar o reparo desejado e pode enviar
fotos para realizar cotações online,
além de fazer agendamentos e encontrar peças e acessórios.
“Com a aquisição da Car10, tornamos o
nosso portfólio ainda mais completo, participando também do pós-venda. Nossos
clientes contam com mais de 8 mil profissionais parceiros, além da
possibilidade de comprar peças diretamente em nosso marketplace, aportando mais segurança e
comodidade na compra”, ressalta Cris Rother.
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a
primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e
atualmente é o principal portal de negócios e soluções para o segmento
automotivo. Criada em 1995, no início da internet no Brasil, a empresa passou a
ter o Grupo Santander Brasil como seu principal controlador a partir 2002 e em
abril de 2013 celebrou a chegada da Carsales (empresa australiana de
tecnologia, especializada no segmento automotivo), que adquiriu 30% do capital
acionário da Webmotors e contribuiu ainda mais para a aceleração do seu
crescimento nos últimos anos.
A Webmotors conta com mais de 30 milhões de visitas mensais, entre usuários e clientes, que contam com um amplo e completo portfólio de serviços, que vai desde anúncios, tabelas de preço e conteúdo para o cliente final até soluções de gestão de inteligência de dados para lojas, concessionárias e montadoras.
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